sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Secretário de Cultura participa do projeto "A Voz da Memória" desenvolvido por professores da Escola Técnica

 Da Redação
Sec. José Cícero com os professores Assis Severo e Sanderson Tavares

Secretário de cultura José Cícero no momento das gravações
JC na sede da Seculte-Aurora com o prof. de história Assis Severo
Professores Assins e Sanderson na condução das entrevistas/depoimentos

Professores da Escola Técnica Federal de Aurora, desenvolvem projeto pedagógico com foco na memória história do município


Na manhã da última  sexta-feira(7) os professores Assis Severo e Sanderson Tavares da Escola Técnica Federal Leopoldina Quezado de Aurora,  estiveram na sede da secretaria de Cultura do município, ocasião em que registraram em vídeo a participação do secretário da pasta José Cícero. O tema abordado foi a seca de 1970 e os seus principais desdobramentos sociais e econômicos, além de outros aspectos relativos ao assunto. 
O tema fará parte do projeto "A Voz da memória, registrando a história de Aurora", uma iniciativa pioneira que vem sendo desenvolvida pelos professores junto ao alunado daquele estabelecimento de ensino. 
O referido  projeto, por sinal, já conquistara a 2ª colocação na última feira regional promovida recentemente  pela Crede na cidade de Brejo Santo. Segundo o professor de história Assis Severo, um dos idealizadores do trabalho;  a proposta é colher uma série de depoimentos populares, de pessoas residentes tanto na sede quanto na zona rural, além de entrevistas e informações junto à intelectuais, historiadores e pessoas que conviveram diretamente com a estiagem de 1970 no município, informou.
Em suma, contar e recontar  a história de Aurora tendo como ponto de partida a própria oralidade do seu povo. Eis o ponto central que constitui o principal propósito do trabalho que vem sendo executado pelos professores aurorenses.
Todas as imagens, dados e informações serão reunidos num vídeo-documentário que será depois exibido na escola e em outros espaços educacionais. Potanto,  como mais um instrumento pedagógico  a ser utilizado em sala de aula, na discipina de história e afins. Uma forma de ajudar a melhor preservar a memória aurorense e contribuir com o cohecimento e difusão da  verdadeira história de Aurora.

"A nova pedagogia que nós como professores  tanto aspiramos, assim como a educação moderna e emancipadora a que todos se propõem, não pode prescindir de ideias, ações e boas iniciativas como estas", enfatizou o secretário José Cícero. " Diante de projetos inteligentes e ousados como este que não mexe apenas com a área de história, é que temos, eu diria, a obrigação de ajudar, contribuir e acreditar numa verdadeira revolução do nosso processo educacional. Assim como na elevação dos nossos atuais índices de aprendizagem. Simplesmente, porque dentre outras coisas, este trabalho promove a motivação necessária e o interesse participativo dos nossos estudantes. De modo que este não deixa de ser um método freiriano, bastante positivo e producente. E que por sua vez, além de pôr um fim aos mecanismos estaques de ensino e aprendizagem, quebra também paradigmas arcaicos e criando novas esperanças e perspectivas para uma  educação diferente e possível. Razão dos meus efusivos parabéns a todos os que estão envolvidos com este projeto audaciosa e pioneiro", finalizou.

Assis Severo e José Cícero na sede da Seculte
Momento da gravação da entrevista-depoimento
 ...................................
Da Redação do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato.
Fotos: Edson Moreira(blog da Seculte-Aurora).
LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário: