terça-feira, 13 de agosto de 2013

Casal de Francês visita sede da Secult para conhecer obra de Cizim d'Aurora

Direita:  Cizim, Marie Christine,  José Cícero, Mª Helana e Oussama Cherief

No final da manhã desta terça-feira(13) estiveram visitando a sede da secretaria de Cultura e Turismo do município os  entusiastas franceses da arte popular Drª Marie Christine Laznik e o esposo Oussama Cherief (residentes na França e no Marrocos). Ambos ciceroneados pela barbalhense residente em Fortaleza a professora da UFC Maria Helena Cardoso(ver fotos).  Os mesmos vieram à Aurora para conhecerem de perto o escultor filho da terra Cícero Simplício do nascimento (o Cizim), assim como um pouco mais da sua produção artística especificamente no gênero da escultura em madeira. 
Para Marie Christine, a obra de Cizim lhe foi apresentada há muitos anos no Rio de Janeiro pelo famoso paisagista  Roberto Burle Marx, assim como por meio da pintora cearense, colecionadora de arte  Heloísa Juaçaba - que igualmente adepta do  trabalho de Cizim muito ajudou a divulgar a sua obra pelo Brasil e pelo mundo afora. Disse ainda que, o mestre Burle Marx tinha uma grande vontade de conhecer o artista aurorense, mas faleceu antes da realização deste sonho. Segundo Christine, um dia  Burle Marx a confidenciou diante de uma obra(Nossa Senhora) de Cizim que, em se tratando do estilo; depois  do mineiro Aleijadinho, o aurorense é maior do gênero atualmente. 
Opinião que também foi muitas vezes corroborada pela própria Heloísa Juaçaba. "Vimos à cidade de Aurora com o objetivo de conhecer pessoalmente Cizim e sua  obra de arte", disse ela.  
Além da sede da Secult onde se encontram expostas várias peças de artes de Cizim, assim como de vários outros escultores da terra, o casal também estivera na residência do secretário de cultura José Cícero no Araçá. Oportunidade em que também apreciaram obra raras de Cizim d'Aurora, dos seus filhos Painha e Zomim, como também de outros artistas aurorenses tais como: João Paulo da Ingazeiras, Calistênio do Angico, Gil Chagas e Joanita.
O distinto casal  estará retornando amanhã  para à França e Marrocos de onde  manterá contatos com o secretário de cultura de Aurora no sentido de providenciar futuras obras(esculturas) que deverão ser enviadas sob encomendas para à Europa. Ambos ficaram bastante impressionados com toda a beleza artística verificada na obra popular e rudimentar do escultor aurorense.
..............................
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
Fotos: Jean Charles

LEIA MAIS EM:

e no Orkut e  Facebook.

Nenhum comentário: