quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Chuva de ontem eleva as esperanças da população quanto ao fim da estiagem

Por José Cícero
Chuva na noite/madrugada de quarta(5) em Aurora. (foto JC: Araçá)
Após vários meses de intensa e causticante estiagem a cidade de Aurora foi banhada da noite desta terça para à madrugada de quarta-feira(5) com um chuva de pequena intensidade, mas que além de animar as esperanças dos rurícolas aurorenses, também serviu para amenizar  os atuais índices de calor que vinham sufocando a população, desde  a sede, distritos até a zona rural.  
A precipatção, segundo registraram os  pluviômetros locais atingiu a casa dos 12 mm. Algo pequeno porém substancial em face das altas  temperaturas que vinham castigando não apenas o municpípio de Aurora, como igualmente o Cariri inteiro. 
Desde o inicio da chuva, já era possível sentir que  o clima mudou sensivelmente e, para melhor. De modo que desde as primeiras horas desta quarta-feira(5), as antigas ondas de calor começaram a dar lugar  aos ventos frescos e aprazíveis tão caracteísticos da ribeira salgadiana.
A seca no entanto, ainda é algo por demais assombroso. Devoradora de tudo que ver pela frente segue ainda explícita na secura dos riachos e dos açudes. Como também na sequidão do nosso solo e das nossas matas. Varregando no seu bojo tormento e sofrimento não apenas para a população como também para os animais de criação, visto que boa parte dos açudes do município  já estão praticamente secos. 
A seca, como se percebe, parece de fato que não tem fronteiras, vez que vem assolando populações inteiras não somente do Cariri cearense, mas de todo a região Nordeste.  O que segundo os especialista no assunto, já se configura como a maior dos últimos cinquenta anos. Razão pela qual tem praticamente obrigado o prefeito Adailton Macedo a redobrar esforços, não apenas com recursos locais, mas inclusive junto aos governos estadual e federal  no sentido de amenizar as perdas econômicas, como também o sofrimento de parcelas importantes da população, sobretudo residente na zona rural.
Portanto, tenho bandado todo o município de Aurora e parte dos municípios cincunvizinhos;  aprecipitação pluviométrica registrata da noite de ontem para a madrugada de hoje(5)  funciona como um verdadeiro lenitivo de esperança para todos os pequenos e médios agricultores e pecuaristas aurorenses. Elevando suas orações e otimismo na perspectiva de que de agora em diante, a seca possa ser substituída desde já, por uma boa quadra invernosa.
................................... 
Redação: José Cícero
Foto: JC - Rua C. J. do Nascimento bairro Araçá.
LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário: