quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Um pouco mais de Causos e Histórias do Cariri...


ATAQUE AO CORONEL DE LAVRAS DA MANGABEIRA

Ataque a Lavras da Mangabeira 07 de abril de 1910


Aconteceu no dia 07 de abril de 1910 um dos fatos mais importantes na história da região do Cariri, trata-se do assalto a mão armada, a Lavras da Mangabeira, para derrubar do poder o Cel. Gustavo Augusto de Lima, filho da Fideralina Augusto de Lima, autoridade máxima que reinava com plenipotência um dos mais famosos e consistentes núcleos do mandoismo dos sertões nordestinos, o da família Augusto.
A marcha que seguia em direção a Lavras da Mangabeira foi dirigida pelo destemeroso Joaquim Vasques Landim, mais conhecido como Quinco Vasques, na época com 36 anos de idade. Ao anoitecer do dia 6 de abril de 1910, Quinco Vasques partiu do sítio Bico da Arara, na serra de São Pedro, para Lavras da Mangabeira, Ele a cavalo, na frente, seguido por cinqüenta homens, no decorrer do percursos outros homens foram se unindo a tropa, até somar cento e cinqüenta, aproximadamente, e seguiram firmes e fortes até seu destino.




Nas imagens acima vemos a Winchester - modelo 1873. Arma usada por Quinco Vasques no Ataque a Lavras da Mangabeira. Conhecida como: Rifle Papo Amarelo.



..............................

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com
WWW.seculteaurora.blogspot.com
WWW.cariricangaco.com
WWW.aurora.ce.gov.br
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.seculteaurora.blogspot.com

Um comentário:

Quimisterios disse...

Fico feliz em ver que o trabalho que venho desenvolvendo para ajudar a divulgar a história de nossa região está sendo divulgada em blogs sérios como este Blog de Aurora. GOstaria de parabenizar pela organização e ética com que tens conduzido este trabalho e agradecer pelas devidas citações. Nosso blog www.familiavasqueslandim.blogspot.com estará sempre disponível para quem tem a intensão de utílizá-lo com este intuito.
Cordiais Saudações!
Jonas Klebio Landim Santana