quarta-feira, 9 de maio de 2012

As mães do Monsenhor

Por: Luiz Domingos de Luna

Aurora porta no seu seio protetor, na amamentação diária, na maternidade responsável, a candura de uma mãe dedicada ao seu primeiro filho da Rede Pública Estadual de Ensino no cariri cearense, o educandário Escola Monsenhor Vicente Bezerra, {15 de março 1927}, o zelo, a predisposição, o planejamento prévio, a aglutinação do pensar feminino, já impresso e timbrado no DNA de preservação da espécie, característica básica da mulher, faz do querido Bairro do Araçá o berço esplêndido para o acolhimento primeiro, deste filho no cariri.

A Luz da racionalidade, da razão pura, sendo entregue este projeto aos racionalistas, com certeza, este filho ilustre de Aurora teria sido abortado, pois o espaço geográfico e a paisagem social não tinham o ouro nem a prata para oferecer ao recém nascido, Muitos gritavam que o Educandário iria ser um uma criança raquítica, frágil, doente e que seria melhor levar a criança para um centro mais desenvolvido. Foi uma verdadeira guerra entre a Razão pura, cristalina e a emoção do universo feminino das queridas mães do bairro Araçá e por extensão as mães de Aurora como um todo.

A refrega continuou, até quando os racionalistas cansados de ouvir tanta cantilena emotiva por parte das mães aurorenses, desabafaram em alto e bom tom: - Esta criança deveria ser abortada, mas dada a teimosia de vocês não mais que 05 anos ela será vitimada pela desnutrição o morrerá a míngua, isto servirá de lição para todas vocês em tentar lutar por uma vida que nós sabemos que é uma sobrevida para a morte.

E assim foi feita uma corrente forte e coesa das mães de Aurora para amamentar a criança, as pioneiras foram às mães do bairro Araçá, que mobilizaram toda zona rural, num verdadeiro arrastão digno do heroísmo e a bravura da mulher aurorense.

Assim, com o leite doado pelas heroínas do universo feminino de Aurora, o rebento - Educandário Monsenhor Vicente Bezerra foi criado e alimentado, nutrido e amado pelas mãos carinhosas das mães do querido bairro do Araçá.

A Criança hoje tem 85 anos, mas continua sob o manto protetor do universo feminino, uma luz a brilhar no horizonte da educação no Cariri cearense, não por acaso, o dia das mães comemoração da luta incansável destas heroínas - o pátio interno da Escola Monsenhor Vicente Bezerra sempre foi, é, e será a maior concentração de mulheres aurorenses neste dia que representa a vitória de todas as mulheres de Aurora.
.................................................................................................................
Foto: arquivo Jornal Enfoque Municipalista;Revista Aurora/jc

LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.eitaaurora.blogspot.com

WWW.afaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blospot.com
..........................................................

Comentários:
Luiz Domingos Luna escreveu:

"Prezado amigo e irmão José Cicero da Silva, fiquei por demais feliz e agradecido em ver o artigo: As mães do Monsenhor postado no blog de maior acesso na terra do sol nascente - Blog de Aurora, isto comprova sempre o seu espirito de dedicação aos talentos aurorenses, a literatura, e ,principalmente a cultura, a que, com certeza está entregue ao defensor primeiro das causas{ motriz} da querida terra do Menino Deus- Aurora, bem como a cultura, o galanteio de quem vive respira, dedica-se com bravura, tenacidade e conhecimento de causa - José Cicero da Silva."
...............................
Vanilda SP
:

Guerreiras, são assim; Não se intimidam diante da precariedade.
Pelo contário, atiram-se sobre à luta e revelam que querer algo, só depende da vontade e perseverança.
Parabéns pelo artigo, muito lindo, maravilhoso!
Vanilda SP.(aurorense)
............................................
ELIAN

SAÚDE DE ALCINO ALVES COSTA

Graças ao nosso bom Deus Alcino Alves Costa, recebeu alta do Hospital Primavera na cidade de Aracaju-se, dia 03 às 08h00minh e encontra-se em sua residência, ao lado de seus familiares.
Alcino foi vitima de um AVC no dia 07 de abril, sendo necessário passando por uma cirurgia delicada. Mais houve interferência da providencia divina e as correntes de orações espalhada por todo Brasil, que o levou a esta correspondendo a toda a expectativa.
Agradecemos a todos e todas, que deram a mão em busca da fé com orações para sua recuperação.

Elian Cruz

4 comentários:

safe&hagan disse...

Vejo com satisfação o bom direcionamento e abordagem de um tema tão repetido, criou-se aí uma nova linguagem para a visão de mãe.Que bela e nova forma de acertar as palavras sem repetição e o tradicional e jocoso modo de homenagear deu lugar a um formato novo.Parabéns a mães duas vezes, uma pelo dia e a natural comenda que se pede e outra pelo homenagem linda e novos ditames.

vanilda disse...

Guerreiras, são assim; Não se intimidam diante da precariedade.
Pelo contário, atiram-se sobre à luta e revelam que querer algo, só depende da vontade e perseverança.
Parabéns pelo artigo, muito lindo, maravilhoso!
Vanilda SP.(aurorense)

Ronaldo disse...

Sempre acompanhei o Blog, mas o que sempre me chamava atenção era os comentários da Vanilda (SP),sendo que sou de (SP), agora vejo como o mundo e pequeno conheço a Vanilda pessoalmente trabalho ao seu lado, me sinto uma pessoa realizada, hoje tenho mais motivos para acompanhar o Blog mesmo com tanta correria do nosso dia dia que estamos sempre em ritmo acelerado, pode ser fácil esquecer de dizer “obrigado”. Por seus comentários no BLOG, sempre muito inteligente e bem comentado garanto que faz toda a diferença, que DEUS continue iluminando seus caminhos,seus passos, e continue sempre com seus comentários maravilhosos. Ronaldo (Técnico em Segurança do Trabalho) SP.

vanilda disse...

Ronaldo! Quando vc. falou qa acompanha este Blog, fiquei muito emocionada, de verdade,quase não acreditei! Mas para um bom comentário, só precisamos de uma boa reportagem e isto não falta neste BLOG DE AURORA! É espetacular... Administradores de grande competência.Gente talentosa
que pesquisam e relatam toda história e acontecimentos desta bela Cidade- Aurora e Região.
Uma vasta experiência, como podemos comprovar nestes belos artigos e ao alcance de todos que apreciam uma boa leitura.
Vanilda SP.( aurorense0