quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ceart promoverá curso em argila para os artesãos de AURORA




Imagens dos representantes do Ceart, equipe da Seculte e artesãs aurorenses
Em parceria com o CEART(Centro de Artesanato do Ceará) a secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Aurora realiza a partir do dia 29 o curso de artesanato em argila. A iniciativa beneficiará inicialmente, um total de 25 artesãos do município entre antigas “louceiras” e aprendizes que aspiram dominar a técnica de trabalhar o barro.
Com esta intenção, o secretário de cultura do município recebeu, mais uma vez, na manhã desta quarta-feira(17) os representantes do CEART na região: Maycon Alves e a designer Lúcia Novais. Oportunidade em que reuniu na sede da secretaria boa parte dos que participarão do referido curso agora na sua primeira fase.
Serão oito dias de atividades que acontecerão no CSU e na própria sede da Seculte, segundo explicou o secretário. Cinco dias deverão ser destinados à técnica e três a questão do associativismo, comercialização e afins.
Além de resgatar uma das mais antigas técnicas de produção artesanal, a iniciativa também tem como meta a geração de trabalho e renda para a população local. Numa atitude de revalorização do fazer cultura e artístico. “Vamos trazer de volta e colocar na ativa nossas antigas “louceiras” fazendo com que todas elas encontrem no seu ofício de trabalhar o barro novas motivações para retomar a transformação da argila em peças de arte. Ainda, como forma de mostrar para a nova geração do presente que a beleza artística é atemporal e tem ainda hoje o seu lugar garantido na pós-modernidade”, enfatizou o secretário José Cícero. Contudo, é preciso enfatizar que a transmissão do antigo saber de dá 'vida' ao barro à nova geração é também uma prioridade deste acontecimento.
Todas as peças produzidas após o curso, passarão por uma triagem seletiva do Ceart e deverão ser compradas pelo órgão que em seguida serão expostas e comercializadas em Fortaleza.
Uma interessante maneira de se gerar emprego e renda para os artesãos de Aurora. Será na prática, a verdadeira valorização do artesão, fazendo com que possa auferir algum lucro financeiro com a sua técnica, concluiu. Cerca de 16 municípios do Cariri estão sediando algum tipo de curso do Ceart sobre as mais diferentes formas de artesanato, garantiu o represente regional do órgão.
A Seculte também já mantêm contato com a Drª Lúcia Sá, gerente de produção do Ceart solicitando um novo curso, desta feita voltado para à área da escultura. Todas as artesãs do Barro foram visitadas pela equipe do Ceart e da Seculte-Aurora na tarde da última quarta-feira.
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Um comentário:

nilda gonzo terra disse...

bom dia!!! parabens pelo seu trabalho.sou do rio de janeiro e sou muito interessada en aprender a manusear o barro aqui no rio ainda ñ encontrei un curso q esteja dentro das minhas condiçoes financeira .seria a realizaçao dos meus sonhos agradeço pela atençao obrigado