quinta-feira, 15 de novembro de 2012

AURORA Também é citada no filme "Sedição de Juazeiro"

Filme Sedição de Juazeiro: Uma das mais belas produções já feitas em solo cearense


A TV Senado apresentou nesta quinta-feira(15) às 21h  em canal aberto para todo o país  o 1º capítulo da Minissérie "Sedição de Juazeiro - A guerra de 1914". Trata-se de uma super produção da FGF-TV com apoio da Secult-CE. 
Na narrativa por diversos momentos foi mencionado o nome de Aurora, assim como as célebres "minas do Coxá" que ficaram famosas na história do Cariri e do Ceará por conta do trágico episódio relacionado a sua demarcação, envolvendo  no conflito, além de padre Cícero, Floro Bartolomeu, Conde Van de Brule, assim como os coronéis e apaniguados de Aurora, Milagres e Crato. Relata ainda o histórico pacto do coronéis do Cariri onde Aurora esteve representada naquela ocasião pelo Cel. Cândido do Pavão. Ainda, foi encenado o atentado perpetrado contra os representantes do padre(Floro e Van de Brulle) no caminha para o Coxá entre Milagres e Aurora.
Um filme-documento fundamental para se conpreender um pouco mais não somente acerca da sedição do Juazeiro, mas principalmente sobre a história do próprio Cariri e do Ceará. Por isso precisa ser visto por toda a sociedade caririense e difundido junto ao segmento estudantil e demais educandários de da região. 
Consagrado ator cearense Ary Sherlock no papel de padre Cícero
Assim, no sentido de promover o conhecimento da história de Aurora e do Cariri junto à população aurorense, a secretaria de cultura(Seculte) tendo à frente o professor José Cícero, irá fazer contato com o produtor; o cineasta Aderbal Nogueira(seu amigo e parceiro no conselho consultivo do Cariri Cangaço) para ver a possibilidade da realização de uma 'Avant Première', isto é, uma exibição pública do citado filme na cidade de Aurora. Assim como ocorreu ano passado com "O ùltimo Apito"  também de Aderbal, cuja exibição se deu  no pátio da Seculte-Aurora numa noite bastante concorrida. "Nossa gente e nossa juventude precisam de novidades como esta para que possam tomar gosto por um maior conhecimento da nossa própria história", disse o secretário.

Sobre o Filme:.
O filme Sedição de Juazeiro narra a história de Juazeiro em disputa com o Crato e outros fatos dramáticos ocorridos na segunda década do século XX, quando foi declarada uma verdadeira guerra entre os adeptos do padre Cícero( aliados do governador deposto Nogueira Acyole) e o governo estadual. Tropas são enviadas de Fortaleza para a então  Juazeiro do Padre Cícero Romãopelo Governador da época Franco Rabelo, quando Dr. Floro e seus soldados esperam o ataque.  O Governo Central decreta a intervenção Federal no Ceará, no dia 14 de março e a guerra de 1914 triunfa a sedição de Juazeiro. 

Um filme-documento espetacular
Caste: O filme tem direção de Daniel Abreu, produção de Jeanne Feijão, roteiro de Jonas Luis da Silva, de Icapuí, produção executiva de Ângela Tavares, José Liberato Barroso Filho, Maria Abifadel e produção associada de Aderbal Nogueira. O veterano ator cearense Ary Sherlock, interprete do Padre Cícero. Já o  jovem ator Magno Carvalho, que interpreta Dr. Floro Bartolomeu. (In Jornal Chapada do Araripe e Blog Cariri Cangaço).
...................................................
Da Redação do Blog de Aurora e site Cariri de Fato 

Nenhum comentário: