quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Exposição da Secult recebe a visita do presidende de honra da AFA-Brasília

Dr. Vicente Landim de Macedo na sala de exposição
Dr. Vicente Landim no momento da visita à exposição da Secult-Aurora

Sala de exposição na Secult-Aurora
Quem esteve visitando a sede da secretaria de Cultura e Turismo de Aurora(Secult) na última sexta-feira foi o ilustre filho da terra  Dr. Vicente Landim de Macedo - autor do livro: "Marica Macedo, a brava sertaneja de Aurora"; atual presidente de honra da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) em Brasília.
Na sede da Secult, Dr. Vicente Landim empreendeu visita a sala poeta Francisco Leite 'Serra Azul', onde encontra-se montada  a exposição permanente(Iconografia Aurorense) de fotografias antigas d'Aurora. 
Trata-se de um considerável acervo iconográfico,  coleção em parte reunida desde o começo dos anoS 90 pelo professor José Cícero, atual secretário da pasta. 
Como sempre faz  nas suas vindas, Dr. Vicente aproveira o ensejo para matar um pouco da saudade do solo sagrado do distrito de Tipi, onde nascera, mais precisamente no aprazível sítio Mel - antiga propriedade dos seus ancestrais.
Em viagem à Fortaleza onde participava do encontro em prol da validação do Plano estadual de Cultura, o secretário José Cícero não pode conversar pessoalmente  com o ilustre filho de Aurora. Mas segundo ele, em breve quando do encontro que terá em Brasília com o senador Inácio Arruda para tratar da cultura aurorense  haverá de fazer uma visita de cortesia ao Dr. Vicente Landim em sua residência, disse.
.........................................
Da Redação do Blog da Aurora e do site Cariri de Fato
Fotos: Alcione Pereira(Secult)
.........................................
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.cariridefato.com.b

A blogueira cubana e o shownalismo midiático - Por José Cícero



Diante do verdadeiro estardalhaço com que a imprensa brasileira recebeu recentemente de tapete vermelho estendido a  blogueira cubana Yoani Sánchez; uma indagação nos chama a atenção. Ou quem sabe, neste caso específico, a ausência dela. Quer seja a necessária pergunta de ‘nós outros’ - A serviço de que e de quem está a mídia do Brasil? 

O que não deve lá ser muito diferente do que ora acontece pelo resto do mundo, sobretudo nos países alinhados à política dos EUA, inclusive no tocante a presença da tal blogueira. Como se ver, um clássico shownalismo ianque, cujos interesses no fundo, não têm nada a ver com construção de democracia, soberania, estado de direito e liberdade. Visto que, sem muito esforço, num retrospecto histórico, será possível notar que os governos norte-americanos em geral não dispõem de tanto cacife moral para estas questões.

Trata-se, portanto, de um verdadeiro Tur mundial  financiado(como alguns dizem) pelas hostes capitalistas à frente os EUA, com o  escopo de denegrir e desmoralizar não somente a imagem histórica da revolução cubana, como igualmente  do seu governo socialista recentemente reafirmado na figura de Raul Castro. Além da ascensão  de lideranças populares independentes nas Américas...
Movida por uma gama de argumentos insustentáveis a blogueira cubana, tenta cumprir o triste papel de golpear a história de luta e de conquistas do povo de Cuba. Agora mais uma vez, em favor dos velhos interesses norte-americanos em particular e, do sistema capitalista em geral.  Como quem almeja inutilmente declarar por fim, a chamada “morte da história”. E não se fale, por favor, no ditador Fulgêncio Batista, bem como no terrível bloqueio econômico há anos imposto à Ilha.

Ora, como dizer que não há democracia e nem liberdade de direito e expressão na Ilha, estando a própria blogueira quase numa campanha a viajar pelo mundo, criticando e denegrindo  a imagem do governo da sua própria pátria? Tendo morado inclusive na Suíça por alguns anos? Quem sabe para fazer jus aos beneplácitos do imperialismo...

Ora, é no mínimo suspeito o disparate de querer desqualificar o alto legado histórico de figuras emblemáticas não apenas para Cuba, tais como Ernesto Che Guevara, Camilo Cifuengos, Raul e Fidel Castro dentre outros revolucionários que, inclusive, muitos deles, pagaram com a própria vida o sagrado direito à liberdade e a independência política.

Por que aqueles que colocam a nu a verdade acerca dos crimes e dos desmandos dos EUA e cia não dispõem do mesmo espaço na imprensa mundial? Por que os grandes líderes dos povos oprimidos pelo mundo afora, assim como os intelectuais que se opõem a política americana não conseguem canais, tampouco o mesmo tempo de exposição midiática para expor suas  idéias e tais ‘verdades inconvenientes’?

Como é possível perceber, há muita farsa nisso tudo. E a da Yoani Sánchez é apenas  mais uma delas. É preciso, por conseguinte, que todos estejam atentos para o desenrolar deste velho jogo de cartas marcadas. E assim, puderem decerto distinguir o jóio do trigo. Acaso, o que Yoani pensa acerca do território cubano de Guantánamo há anos dominado pelos EUA e que lá mantêm uma base militar?

Da Costa Rica, de El Salvador, de Honduras, do Iraque, do Afeganistão, da militarização da nossa Amazônia, do financiamento bélico de Israel para massacrar o povo Palestino dentre outros desmandos e intromissão da política norte-americana no plano geopolítico internacional? Enfim, perguntas básicas que, curiosamente, os jornalistas não somente brasileiros esqueceram de perguntar à blogueira pop star. Por que não falam por exemplo, nos altos índices alcançados no sistema de saúde, de educação, na longevidade dos cubanos que são modelos invejáveis para o mundo?

A propósito, onde há mais liberdade em Cuba com Yoani passeando pelo mundo a criticar ferrenhamente o governo cubano, ou na embaixada do equador em Londres onde se encontra refugiado há sete meses o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, por denunciar e publicar na internet coisas horríveis dos governos capitalistas?  

No fundo “eles” têm medo de fato é da eleição de governos corajosos e independentes na América Latina e alhures, tais como vem ocorrendo com Raul em Cuba, Hugo Chávez na Venezuela, Evo Morales na Bolívia, Correa no Equador, Ortega na Nicarágua, Lula e Dilma no Brasil entre outros.

De resto, quem se alia aos interesses espúrios dos EUA, por tudo que já sofreu o povo cubano, não pode ter moral sequer para criticar a ilha. Principalmente em se tratando de matérias do naipe de democracia, liberdade e soberania para a autonomia dos povos.

.................
Foto: Blog do Ivo Braga via http://kelsenbravos.blogspot.com.br

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Secretário de Cultura do município participa do Seminário da SECULT em Fortaleza

Da redação
Seminário e Aprovação do Plano Estadual de Cultura em Fortaleza
Na Câmara do comércio - Fortaleza

José Cícero com o pres. da AFA-Reffsa Sobreira e o Sr. Biel
Na sede da Assoc. dos Ferroviários na capital cearense

José Cícero c/ o sec. Fco. Pinheiro
Durante os dias 20 e 21 o secretário de cultura de Aurora prof. José Cícero esteve participando do Seminário de Validação do Plano Estadual da Cultura que aconteceu no teatro Carlos Cãmara em Fortaleza. 
O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura do estado(Secult) com o objetivo  de apresentar e discutir as estratégias que irão nortear as políticas culturais nos próximos dez anos. 
O Seminário fez  parte também das atividades relcionadas a implantação do Sistema Estadual de Cultura do Ceará, que representa uma das principais demandas da Secult  em consonância com as diretrizes apontadas  pelo Minist´rio da Cultura - MinC.
No evento, além da homologação do plano estadual, teve igualmente como foco a discussão do Projeto Agentes de Leitura, o qual é financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza(Fecop). 
O encontro contou com a participação de secretários de cultura de todo o Estado, além das presenças de alguns prefeitos municipais e agentes culturais de diversas outras instituições cearenses.
Na oportunidade, o secretário estadual de cultura Prof. Francisco Pinheiro, ressaltou dentre outras coisas, a importância do plano estadual de cultura, assim como do Projeto Agentes de Leitura. Segundo ele, o nível de leitura no Brasil ainda é muito baixo, mas o projeto está resultando na melhoria dessas condições, disse.
Aproveitando a ocasião o secretário José Cícero conversou pessoalmente com o professor Pinheiro acerca do trabalho cultural que vem sendo desenvolvido em Aurora e as perspectivas para os próximos quatro anos, quando apresentou algumas  reivindicações da sua pasta, a exemplo do projeto de recriação e municipalização da banda de Música Sr. Menino Deus. Da proposta de revitalização do Casarão do coronel Xavier(entro cultural Aldemir Martins e museu), do aproveitamento do prédio do antigo açougue para a construção de uma anfiteatro(auditório/concha acústica), e da ampliação do acervo da biblioteca pública Antonio Jaime de Alencar Araripe, assim como da revitalização da estação ferroviária(café cultural).

PARCERIA: 
Formação de Consórcio cultural entre Lavras, Aurora e Missão Velha:
Reunião na câmara do Comércio
Pres. da AFA/Reffesa Sobreira, Cristina Couto e Marcos Antonio
Ainda, acompanhado da secretária de cultura de Lavras da Mangabeira Cristina Couto, do assessor Marcos Antonio e do secretário de Missão Velha George Januário, José Cícero manteve contado com o aurorense presidente da Associação dos Ferroviários Aposentados da Reffesa - Fco. Sobreira solicitando o apoio ao projeto conjunto dos três municípios com vistas a formação do consôcio  voltado para o funcionamento  do 'Trem de Turismo'  no trecho da linha férrea entre os três municípios prestes a ser desativada. 
A equipe visitou ainda, a sede da Cãmara do Comércio Brasil-Portugal com o objetivo de buscar possíveis parcerias para um programa de intercâmbio de comércio e cultura com os países de língua portuguesa. 
Na manhã de sábado(23) Cristina Couto e o seu assessor técnico Marcos Antonio mantiveram encontro ainda com os representantes do patrimônio da Reffesa na capital  com vistas a realização do consórcio turístico-cultural entre os três municípios do Cariri.  
.........................................
Da Redação do Blog da Aurora e do site Cariri de Fato
.........................................
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.cariridefato.com.b

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Trágico acidente na BR 230 em Cajazeiras-PB envolvendo veículo de Aurora

Um grave acidente automobilístico ocorreu na manhã dessa sexta-feira (22), na BR 230 próximo ao estádio Perpetão. Um casal vinha numa moto Bros de cor vermelha, placa MOJ 3314 de São José de Piranhas com destino a Cajazeiras. Ao entrar em direção a cidade, um ônibus da empresa Nordeste Tur, placa GFW 3893 inscrição Mauriti-CE, colidiu com a motocicleta e passando por cima da cabeça da mulher Silvana Menezes Pereira, 22 anos, que morreu no local. Ela residia no Sitio Poço Cercado município de São José de Piranhas.
Corpo da vítima e a moto do acidente - PORTALCZN
Segundo relato do condutor da moto e esposo da vítima Ailton Pereira, que sofreu apenas escoriações leves, eles vinham a Cajazeiras para mostrar um exame ao médico. Ao chegar no contorno, ele deu seta para entrar na cidade, e nesse momento o ônibus que vinha atrás bateu na motocicleta causando o acidente.

PORTAL CZN

O ônibus que transportava alunos de Aurora-CE para a Faculdade Santa Maria ficou estacionado em frente a instituição de ensino e o motorista se apresentou na DP local.
A PM esteve no local auxiliando na segurança e a PRF esteve fazendo todo procedimentos necessárias.

O corpo da vítima ficou no local aguardando  a chegada do delegado da Polícia Civil para liberar o corpo que foi encaminhado para o IML de Patos.

 

Redação e imagens Portal CZN
URL curta: http://portalczn.com.br/site/?p=14555
in: http://portalczn.com.br/site/?p=14555

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Chuvas são registradas no município de AURORA

Por José Cícero*
Chuvas deste sábado nas ruas do bairro Araçá de Aurora-CE


Diante de uma estiagem da mais mais intensas e prolongadas Aurora  amanheceu neste sábado(17) mais aprazível e amena por conta  da boa chuva registrada por toda a madrugada. A temperatura antes insuportável, agora despencou tornando as noites e as manhãs aurorenses muito mais agradáveis. 
Da sexta para o amanhecer do sábado, uma precipitação pluviométrica da ordem de 19 mm também fora registrada. A vista da grande seca que vem castigando toda a região, os agricultores e pecuaristas locais não escondem a alegria e o contentamento, visto que com as últimas chuvas pelo menos as pastagens poderão ser asseguradas para os animais. "O bom mesmo seria a acumulação  de água também  nos açudes, mas a esperança ainda continua", explicou o agricultor José Serafim morador do bairro Araçá.

Rio Salgado: Uma eterna promessa renovada para os sertanejos... 

O rio Salgado,  principal manancial da bacia hidrográfica do Cariri que banha cerca de 42 km do território aurorense já começa a ficar diferente e mais robusto como nos velhos tempos de grandes invernadas com a chegada das primeiras águas dos seus riachos e afluentes. Com suas primeiras águas o Salgado também se enche de promessas e de farturas, visto que os seus pescadores ribeirinhos já começam a lançar suas redes e anzóis na busca de encontrar  seus preciosos peixes como o grande alimento das suas próprias esperanças...

Rio Salgado (foto de arquivo)
Cumpre assinalar que suas principais fontes de água e, que compôem a chamada bacia do Salgado, são os riachos da Jitirana, Pau Branco, Tipi, dos Cavalos, do Juiz, Olho d’Água, Jenipapeiro I e do Jenipapeiro de Cima(já na divisa com o município de Missão Velha). Outra fonte de água bastante considerável  é o Açúde da Cachoeira a cerca de 12 Km da sede com capacidade de acumulação de aproximadamente 34,5 milhões de metros cúbicos de água que, inclusive, é responsável pelo abastecimento da cidade..
As cheias do Salgado, sempre foram um grande acontecimento. Um verdadeiro espetáculo, posto que  costumam atrair muita gente para a entrada da cidade onde fica localizada a grande ponte. 
Todos querem presenciar a chegada das primeiras enxurradas, ou seja, contemplar de perto, a força das suas águas descendo em disparada em busca do Jaguaribe e do Castanhão, rompendo barreiras e ribanceiras. É o Salgado, em sua sina, como um Prometeu dos sertões, cumprindo a escrita no seu antigo sonho de querer virar mar. De modo que constitui um autêntico lenitivo para os que quase pelo ano inteiro  só vêem seca pelas caatingas, poderem agora presenciar o imenso espetáculo da vida que se renova, proporcionado pelas cheias do rio do Cariri. 
Um verdadeiro colírio natural  para os olhos  de todos os sertnejos de Aurora e do região como um todo. Um puro milagre da multiplicação é agora o nosso Salgado - o rio mais doce do mundo...
.........................................
(*) Prof. José Cícero
Sec. de Cultura e Turismo
Aurora-CE.

Fotos: JC Blog da Secult
................................
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.cariridefato.com.b

sábado, 16 de fevereiro de 2013

FUTEBOL AURORENSE - UM POUCO MAIS DE SAUDADE...

Por José Cícero
Seleção de Aurora representando a Cooperativa Agrícola em 78/79        



Aurora sempre foi um verdadeiro celeiro de grandes talentos também no futebol amador. Uma prova desta assertiva, são os vários nomes que ainda hoje permanecem de forma  indelével e imorredoura nas lembranças, assim como  no imaginário coletivo  de todos quantos acompanharam o nosso futebol nos tempos de outrora. 
O blog da Aurora, estréia a partir deste mês uma série de publicações remissivas acerca da história do futebol aurorense. Com algumas reportagens especiais como forma de resgatar e comemorar os grandes momentos  do nosso futebol. Algumas delas, diga-se de passagens com histórias e imagens inéditas e raras.
A primeira destas postagens ocorreu na última sexta-feira(15) com a matéria sobre a passagens de dois jogadores filhos da terra recentemente falecidos: Zé Grande(Índio) e o ex-goleiro Borracha.
Desta feita, trouxemos a fotografia do time da Cooperativa de meados dos anos 70 que brilhou nos campos de Aurora e da região do Cariri Oriental. (ver foto acima).
-----------------------Prof. José Cícero
Secretário de Cultura e Turismo
Aurora-CE.


EIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

Câmara de AURORA realiza sua 2ª sessão ordinária do ano sob a presidência do vereador Chico Henrique

Segunda Sessão Ordinária do ano sob a presidêncioado ver. C.Henrique
Prefeito Adailton Macedo no momento da sua fala na câmara
Pref. Adailton ladeado pelos vereadores Olavão e Chico Henrique
Prefeito Adailton Macedo ao lado do pres. Chico Henrique

Presidente ver. Chico Henrique
Com muita tranquilidade aconteceu neste sábado(16) a segunda sessão legislativa do ano da câmara de vereadores do município de Aurora. Agora sob a presidência do vereador Francisco Henrique de Macedo(PMDB), por sinal o mais bem votado nas últimas eleições municipais, o legislativo aurorense depois de muito tempo, contou inclusive neste sessão ordinária com a presença do prefeito reeleito Adailton Macedo(PMDB).
 Durante a abertura dos trabalhos e logo após a leitura da ata da sessão anterior  e dos requerimentos da casa, o presidente concedeu a palavra o chefe do executivo aurorense, que na ocasião falou sobre várias questões pertinentes a sua gestão, dentre as quais, o Programa Emergencial Financeiro que beneficiará 403 pequenos agricultores, que receberão individualmente  R$ 250,00, divididos em 05 parcelas  de R$ 50,00. Recursos que, conforme o prefeito já se encontra na agência do Banco do Brasillocal. Macedo afirmou ainda que "a partir do próximo dia 1º de março, a lei que determina o uso obrigatório do capacete voltará a vigorar no município, bem como esclareceu que a polícia fará valer aqui em Aurora a aplicação da Lei Seca, que proíbe condutores de veículos automotores guiarem após ingerirem bebidas alcoólicas, inclusive haverá o uso do bafômetro", disse ele.


Falou ainda "acerca de investimentos via Banco do Nordeste no setor da agricultura; recuperação de parte dos recursos perdidos ano passado por causa da falta de dotação orçamentária; aquisição de mais uma máquina patrol, haja vista, que o município adquiriu uma recentemente; construção de açudes, poços profundos e novas quadras cobertas; pavimentação asfáltica do restante das ruas da cidade; construção de mais 2.017 cisternas de placas; dentre várias outras benfeitorias em prol da coletividade aurorense, mas principalmente das famílias carentes".  Na mesma oportunidade respondeu todas as indagações feitas pelos vereadores presentes à referida sessão.
...............................
JC da Redação do Blog de Aurora e do site Cariri de fato.
Com Informação do site Aurora - Fotos de: Luiz Neto(Netão)

LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

Futebol aurorense: Pequena homenagem póstuma a Zé Grande e Borracha - dois ex-atletas filhos da terra

Por José Cícero


Prestes a completar dois anos do seu falecimento na cidade do Rio de Janeiro onde residia, daquele que poderíamos muito bem  anunciar como o maior jogador do futebol aurorense - Zé Grande, tambem conhecido nos meios futebolísticos da época como 'Índio'.  
Como também rememoramos um ano de morte do ex-goleiro José Sales - O Borracha - este último na cidade de Juazeiro do Norte - ambos filhos de Aurora que pontificaram num tempo áureo do futebol cearense, brilhando pela força dos seus talentos nos gramados do Cariri e do Nordeste. 
Para assinalar  tão significativa data, o BLOG DA AURORA  através do seu editor -  o  secretário de cultura do município, professor José Cícero resolveu, à guisa de homenagem, fazer tal registro, incluindo uma fotografia rara do Gurarani de Juazeiro dos idos dos anos 60 quando os dois atletas aurorenses  atuaram juntos no screte juazeirense(ver foto acima).

Um pouco mais de informação acerca dos dois ex-jogadores aurorenses:

Além de atuar pelas seleções de Aurora e Ipaumirim desde meados dos anos 50, Zé Grande(Índio) jogou ainda, na seleção do Cariri em 56, bem como  no Guarani de Juazeiro e Ferroviário(CE). Ainda, no Flamengo e no Campo Maior, ambos do estado do  Piauí, tendo chegado, inclusive, a treinar no time do Bangu do Rio, mas terminou optando mesmo por um emprego formal na cidade maravilhosa. 
Numa época de futebol romântico em que o dinheiro era quase inexistente por conta do amadorismo, Zé Grande conseguiu fazer história, sobretudo quando ascendeu ao Guarani; a principal vitrine do futebol regional daquela época.
Já o  arqueiro Borracha atuou pelo time do Real de Missão Velha, seleção do Crato, de Aurora, Maguary,  Barbalha e Guarani de Juazeiro do Norte. Como ele mesmo afirmara certa feita, nunca quis de fato fazer carreira no futebol. "Jogava mesmo era por esporte", dizia.
Nos anos 90 foi por mais de uma oportunidade treinador da seleção de Aurora que adisputara o intermunicipal daquele ano e, em seguida por mais  duas temporadas.  Era um treinador dos mais sérios e rigorosos.
Grandes saudades destes dois jogadores aurorenses que marcaram época no nosso futebol a nível local e regional . Levando assim o nome de Aurora muito além das nossas fronteiras.
.......................
* Prof. José Cícero - Sec. de Cultura e Turismo de Aurora-CE.

LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Secretária de Cultura de Lavras visita sede da Secult-Aurora para tratar de futuras parcerias

Secretário JC recebendo Cristina Couto e Rui Gabriel na sede da Secult
Sec. de cultura de Lavras Cristina Couto com JC e Gabriel na sede da Secult
Cristina Couto com seu assessor visitando a exposição na Secul-Aurora
Momento da visita a estação ferroviária de Aurora-CE.

JC, Cristina e Rui na Secult-Aurora
A atual secretária de Cultura do  município de Lavras da Mangabeira - Cristina Couto, acompanhada do assessor da pasta Rui Gabriel estiveram visitando na manhã da última quinta-feira(14) a sede da Seculte-Aurora, oportunidade em que participaram de uma conversa com o secretário José Cícero. 
Na pauta, uma série de questões relacionadas a política comum de cultur e de turismo do interesse dos dois municípios, além de outros temas afins. Com esta finalidade, a partir da próxima semana os dois secretários deverão visitar o município de Missão Velha, quando debaterão com secretário  George Camelo acerca de uma possível parceria no sentido da formatação de um trabalho conjunto. "Unidos, Lavras, Aurora e Missão Velha haveremos de ficar muito mais fortes, principalmente na hora de reivindicarmos benefícios junto ao Estado e a União", disse a secretária.
Adida do consulado português em Fortaleza, Cristina Couto também propôs a inserção de Aurora, assim como de Lavras e Missão Velha no projeto de "germinação"  Brasil-Portugal que já está em curso. Um intercâmbio cultural e de comércio  junto a pátria de Camões e outros países de língua portuguesa, notadamente no continente africano tais como Moçambique, São Tomé e Príncipe,  Cabo Verde e Angola. Incluindo ainda,  o Timor Leste. 
Para tanto já mantêm contatos com o Sr. Rômulo Alexandre representante da câmara do comércio entre os dois países.  Nos póximos dias, a secretária lavrense junto com JC deverão estar conversando sobre o mesmo tema com o prefeito Adailton Macedo, cujo mesmo tem sido( como se percebe pelas ações) bastante  atuante nas questões que envolvem o desenvolvimento sóciocultural do seu município, disse.
Na mesma oportunidade, Cristina Couto também discutiu com o secretário José Cícero sobre a participação de Lavras na ediçao do Cariri Cangaço deste ano, ante o legado histórico de Federalina(Lavras), assim como da lendária  Marica Macedo(Aurora). 
Ainda, aproveitou para conhecer a exposição permanente de fotografias antigas de Aurora instalada na sede da secretaria de cultura local, bem como o antigo prédio da estação ferroviára - local  do assassinato do coronel Izaías Arruda. Que, conforme o secretário, constitui um patrimônio histórico e arquitetônico que está sendo requisitado junto ao IPHAN e, dentre em breve será oficialmente  tombado quando abrigará um 'café cultural', além da ampliação da biblioteca municipal, finalizou.
..............................................
Da Redação do BLOG DE AURORA  do site Cariri de Fato.
Fotos  Erivan de Lavor
...........................................................................
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
* Veja mais fotos do e

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Seculte-Aurora realiza premiação dos ganhadores do Aurora Folia 2013

 Secult realiza solenidade de premiação dos vencedores do Aurora Folia 2013 

Secretário JC no meio do ganhadores do Carnaval de Aurora 2013
Representantes do Blocos classificados no Aurora Folia 2013
Secretário José Cícero e o assessor da Secult Erivan de Lavor
Componente dos blocos Jacaré e Gummyber na sede da Secult-Aurora
Secretário de Cultura JC durante a premiação do bloco Jacaré

A secretaria de cultura e turismo(secult) do município de Aurora realizou na manhã desta quinta-feira(14)  a soleniade de premiação dos blocos: "Jacaré" e  "Gammyber" como  participantes do Aurora Folia 2013, bem como da Rainha( Hilnara Maciel Chagas)e do Rei Momo( José Eromar Ferreira André  -Toroca) eleitos este ano pelo júri, ambos pertecentes ao bloco Jacaré. O ato de premiação ocorreu nas dependências da própria Seculte-Aurora no centro da cidade.
Num evento rápido o secretário da pasta José Cícero falou do sucesso do Aurora Folia deste ano, assim como dos critérios constantes no regulamento. Ainda, aproveitou para agradecer a participação de todos os componenentes das agremiações mominas em particular e dos foliões aurorenses em geral. 
A Premiação: Cada um dos dois blocos classificados pelo critério de participação no Aurora Folia receberam com prêmio em dinheiro R$ 4.000,00 (quatro mil reais), enquanto que a rainha e o rei momo eleitos no carnaval 2013 receberam uma bonificação no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada.
Marx Ferreira  pelo bloco Jacaré e  José Silva Tabajara pelo Gammyber receberam oficialmente a premiação.

.........................................
Da Redação do BLOG DE AURORA  do site Cariri de Fato.
Fotos  JC e Adriano de Sousa Anão
...........................................................................

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Com a presença marcante da população município realiza 1ª noite do AURORA FOLIA 2013

Mantendo a tradição, município de AURORA comemora com muito entusiasmo e participação popular a primeira noite do seu carnaval de rua  no centro da cidade.


Abertura oficial do Aurora Folia
Uma noite das mais descontraidas e alegres. É assim que podemos muito bem resumir o que foi a segunda-feira(11) do 'Aurora Folia' 2013 - o Carnaval de rua de Aurora. Uma festa eminentemente popular que, conforme o secretário de cultura do município, "além de manter a tradição carnvalesca também ficou marcada pela significativa presença da população foliã, bem como pela paricipação dos intregrantes de blocos, a exemplo do Jacaré, Gamimbé, Me enterrre na quarta, agrimesura folia dentre outros". 
A animação de segunda ficou por conta das bandas: Ousadia, Revela Samba, o cantor baiano Kiko Luz e Xoteado elétrico. Sob os trabalhos diretos da secretaria de Cultura e Turismo do município, a organização do evento também foi algo digno de nota, a começar pela ornamentação de ruas, palco e do corredor da folia localizado no largo da Boa Vista no coração da cidade. 
Durante a abertura da festa momina, o prefeito Adailton Macedo por motivo de saúde se fez representar pelo seu filho, o jovem Pedro Henrique(atual secretário da Juventude) que na ocasião além de agradecer  a todos pela participação alegre e ordeira, também desejou um carnaval de paz, tranquilidade e alegria para todos os foliões, notadamente aos componenetes do blocos carnavalescos que estavam na avenida. 
Já o secretário de cultura e turismo José Cícero, não escondeu sua satisfação em ver o local da festa completamente tomado pelos foliões, assim como o entorno  onde acontecia o evento. " Mesmo diante de um quadro marcado pela estiagem razão pela qual tivemos que realizar apenas dois dias de evento; diria que  com perseverança, racionalidade e inteligência conseguimos, com  vontade do nosso gestor municipal manter a tradição. Levando-se em conta que nosso Aurora Folia  durante todos estes anos tem sido sinônimo de muito sucesso e agora não será diferente.  E isso acontece primeiro pelo alto nível de participação popular, depois pelo trabalho em equipe da Secult no sentido da sua organização, bem como pelo apóio decisivo do prefeito Adailton Macedo que em todas as edições deste evento tem feito a diferença. De modo que, o nosso carnaval é por assim dizer, um dos acontecimentos mais festejados e afrirmativos do calendário cultural de Aurora e até mesmo do Cariri Oriental", disse.
Nesta terça-feira(12) a festa prossegue com várias atrações musicais, inclusive do carnaval de Salvador.  Ainda, como todos os anos acontece, haverá o desfile no palco com vistas a escolha da Rainha e do Rei Momo do Aurora Folia 2013. 
De forma que, pela animação dos blocos e o entusiasmo da população foliã, a que tudo indica, a última noite do carnaval aurorense  promete realmente.
.......................................
Da Redação do BLOG DE AURORA  do site Cariri de Fato.
Fotos  JC e Adriano de Sousa Anão
...........................................................................

Google+ Followers