sábado, 23 de fevereiro de 2013

Secretário de Cultura do município participa do Seminário da SECULT em Fortaleza

Da redação
Seminário e Aprovação do Plano Estadual de Cultura em Fortaleza
Na Câmara do comércio - Fortaleza

José Cícero com o pres. da AFA-Reffsa Sobreira e o Sr. Biel
Na sede da Assoc. dos Ferroviários na capital cearense

José Cícero c/ o sec. Fco. Pinheiro
Durante os dias 20 e 21 o secretário de cultura de Aurora prof. José Cícero esteve participando do Seminário de Validação do Plano Estadual da Cultura que aconteceu no teatro Carlos Cãmara em Fortaleza. 
O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura do estado(Secult) com o objetivo  de apresentar e discutir as estratégias que irão nortear as políticas culturais nos próximos dez anos. 
O Seminário fez  parte também das atividades relcionadas a implantação do Sistema Estadual de Cultura do Ceará, que representa uma das principais demandas da Secult  em consonância com as diretrizes apontadas  pelo Minist´rio da Cultura - MinC.
No evento, além da homologação do plano estadual, teve igualmente como foco a discussão do Projeto Agentes de Leitura, o qual é financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza(Fecop). 
O encontro contou com a participação de secretários de cultura de todo o Estado, além das presenças de alguns prefeitos municipais e agentes culturais de diversas outras instituições cearenses.
Na oportunidade, o secretário estadual de cultura Prof. Francisco Pinheiro, ressaltou dentre outras coisas, a importância do plano estadual de cultura, assim como do Projeto Agentes de Leitura. Segundo ele, o nível de leitura no Brasil ainda é muito baixo, mas o projeto está resultando na melhoria dessas condições, disse.
Aproveitando a ocasião o secretário José Cícero conversou pessoalmente com o professor Pinheiro acerca do trabalho cultural que vem sendo desenvolvido em Aurora e as perspectivas para os próximos quatro anos, quando apresentou algumas  reivindicações da sua pasta, a exemplo do projeto de recriação e municipalização da banda de Música Sr. Menino Deus. Da proposta de revitalização do Casarão do coronel Xavier(entro cultural Aldemir Martins e museu), do aproveitamento do prédio do antigo açougue para a construção de uma anfiteatro(auditório/concha acústica), e da ampliação do acervo da biblioteca pública Antonio Jaime de Alencar Araripe, assim como da revitalização da estação ferroviária(café cultural).

PARCERIA: 
Formação de Consórcio cultural entre Lavras, Aurora e Missão Velha:
Reunião na câmara do Comércio
Pres. da AFA/Reffesa Sobreira, Cristina Couto e Marcos Antonio
Ainda, acompanhado da secretária de cultura de Lavras da Mangabeira Cristina Couto, do assessor Marcos Antonio e do secretário de Missão Velha George Januário, José Cícero manteve contado com o aurorense presidente da Associação dos Ferroviários Aposentados da Reffesa - Fco. Sobreira solicitando o apoio ao projeto conjunto dos três municípios com vistas a formação do consôcio  voltado para o funcionamento  do 'Trem de Turismo'  no trecho da linha férrea entre os três municípios prestes a ser desativada. 
A equipe visitou ainda, a sede da Cãmara do Comércio Brasil-Portugal com o objetivo de buscar possíveis parcerias para um programa de intercâmbio de comércio e cultura com os países de língua portuguesa. 
Na manhã de sábado(23) Cristina Couto e o seu assessor técnico Marcos Antonio mantiveram encontro ainda com os representantes do patrimônio da Reffesa na capital  com vistas a realização do consórcio turístico-cultural entre os três municípios do Cariri.  
.........................................
Da Redação do Blog da Aurora e do site Cariri de Fato
.........................................
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.cariridefato.com.b

Nenhum comentário: