sábado, 16 de fevereiro de 2013

Futebol aurorense: Pequena homenagem póstuma a Zé Grande e Borracha - dois ex-atletas filhos da terra

Por José Cícero


Prestes a completar dois anos do seu falecimento na cidade do Rio de Janeiro onde residia, daquele que poderíamos muito bem  anunciar como o maior jogador do futebol aurorense - Zé Grande, tambem conhecido nos meios futebolísticos da época como 'Índio'.  
Como também rememoramos um ano de morte do ex-goleiro José Sales - O Borracha - este último na cidade de Juazeiro do Norte - ambos filhos de Aurora que pontificaram num tempo áureo do futebol cearense, brilhando pela força dos seus talentos nos gramados do Cariri e do Nordeste. 
Para assinalar  tão significativa data, o BLOG DA AURORA  através do seu editor -  o  secretário de cultura do município, professor José Cícero resolveu, à guisa de homenagem, fazer tal registro, incluindo uma fotografia rara do Gurarani de Juazeiro dos idos dos anos 60 quando os dois atletas aurorenses  atuaram juntos no screte juazeirense(ver foto acima).

Um pouco mais de informação acerca dos dois ex-jogadores aurorenses:

Além de atuar pelas seleções de Aurora e Ipaumirim desde meados dos anos 50, Zé Grande(Índio) jogou ainda, na seleção do Cariri em 56, bem como  no Guarani de Juazeiro e Ferroviário(CE). Ainda, no Flamengo e no Campo Maior, ambos do estado do  Piauí, tendo chegado, inclusive, a treinar no time do Bangu do Rio, mas terminou optando mesmo por um emprego formal na cidade maravilhosa. 
Numa época de futebol romântico em que o dinheiro era quase inexistente por conta do amadorismo, Zé Grande conseguiu fazer história, sobretudo quando ascendeu ao Guarani; a principal vitrine do futebol regional daquela época.
Já o  arqueiro Borracha atuou pelo time do Real de Missão Velha, seleção do Crato, de Aurora, Maguary,  Barbalha e Guarani de Juazeiro do Norte. Como ele mesmo afirmara certa feita, nunca quis de fato fazer carreira no futebol. "Jogava mesmo era por esporte", dizia.
Nos anos 90 foi por mais de uma oportunidade treinador da seleção de Aurora que adisputara o intermunicipal daquele ano e, em seguida por mais  duas temporadas.  Era um treinador dos mais sérios e rigorosos.
Grandes saudades destes dois jogadores aurorenses que marcaram época no nosso futebol a nível local e regional . Levando assim o nome de Aurora muito além das nossas fronteiras.
.......................
* Prof. José Cícero - Sec. de Cultura e Turismo de Aurora-CE.

LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

Nenhum comentário: