domingo, 17 de fevereiro de 2013

Chuvas são registradas no município de AURORA

Por José Cícero*
Chuvas deste sábado nas ruas do bairro Araçá de Aurora-CE


Diante de uma estiagem da mais mais intensas e prolongadas Aurora  amanheceu neste sábado(17) mais aprazível e amena por conta  da boa chuva registrada por toda a madrugada. A temperatura antes insuportável, agora despencou tornando as noites e as manhãs aurorenses muito mais agradáveis. 
Da sexta para o amanhecer do sábado, uma precipitação pluviométrica da ordem de 19 mm também fora registrada. A vista da grande seca que vem castigando toda a região, os agricultores e pecuaristas locais não escondem a alegria e o contentamento, visto que com as últimas chuvas pelo menos as pastagens poderão ser asseguradas para os animais. "O bom mesmo seria a acumulação  de água também  nos açudes, mas a esperança ainda continua", explicou o agricultor José Serafim morador do bairro Araçá.

Rio Salgado: Uma eterna promessa renovada para os sertanejos... 

O rio Salgado,  principal manancial da bacia hidrográfica do Cariri que banha cerca de 42 km do território aurorense já começa a ficar diferente e mais robusto como nos velhos tempos de grandes invernadas com a chegada das primeiras águas dos seus riachos e afluentes. Com suas primeiras águas o Salgado também se enche de promessas e de farturas, visto que os seus pescadores ribeirinhos já começam a lançar suas redes e anzóis na busca de encontrar  seus preciosos peixes como o grande alimento das suas próprias esperanças...

Rio Salgado (foto de arquivo)
Cumpre assinalar que suas principais fontes de água e, que compôem a chamada bacia do Salgado, são os riachos da Jitirana, Pau Branco, Tipi, dos Cavalos, do Juiz, Olho d’Água, Jenipapeiro I e do Jenipapeiro de Cima(já na divisa com o município de Missão Velha). Outra fonte de água bastante considerável  é o Açúde da Cachoeira a cerca de 12 Km da sede com capacidade de acumulação de aproximadamente 34,5 milhões de metros cúbicos de água que, inclusive, é responsável pelo abastecimento da cidade..
As cheias do Salgado, sempre foram um grande acontecimento. Um verdadeiro espetáculo, posto que  costumam atrair muita gente para a entrada da cidade onde fica localizada a grande ponte. 
Todos querem presenciar a chegada das primeiras enxurradas, ou seja, contemplar de perto, a força das suas águas descendo em disparada em busca do Jaguaribe e do Castanhão, rompendo barreiras e ribanceiras. É o Salgado, em sua sina, como um Prometeu dos sertões, cumprindo a escrita no seu antigo sonho de querer virar mar. De modo que constitui um autêntico lenitivo para os que quase pelo ano inteiro  só vêem seca pelas caatingas, poderem agora presenciar o imenso espetáculo da vida que se renova, proporcionado pelas cheias do rio do Cariri. 
Um verdadeiro colírio natural  para os olhos  de todos os sertnejos de Aurora e do região como um todo. Um puro milagre da multiplicação é agora o nosso Salgado - o rio mais doce do mundo...
.........................................
(*) Prof. José Cícero
Sec. de Cultura e Turismo
Aurora-CE.

Fotos: JC Blog da Secult
................................
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.cariridefato.com.b

Um comentário:

VANILDA disse...

Chuvas que dão vidas a nossa região, enfeitam nossa cidade e alegram nosso coração. Promessas e farturas renascem e para todos um um desejo, de que nunca mais isso faltasse.
Com certeza, LÁGRIMAS rolaram, pude assim sentir, quando em tamanha alegria, meu rosto LAVARAM!
Obrigada Senhor Deus! Proteja os nordestinos, que todos tenham de volta o brilho em suas plantações, como gotas de orvalho.
MINHA AMADA DOCE TERRA- CEARÁ
VANILDA SP.(aurorense)