quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Documentos para à história de Missão Velha - Um cabedal de memórias e de raiz...

A história escrita há de ser a melhor maneira(senão a única) pela qual os homens de coragem e de grandeza se eternizam e se projetam muito além do tempo e do espaço em que se inserem as  ações humanas.  De modo que, a perenidade das suas memórias representa por isso mesmo, a nave-mãe atemporal  que lhes possibilita esta viagem maravilhosa pelas veredas infinitas e inquebrantáveis da única eternidade possível. Quer seja - sua própria história descrita e documentada como forma de preservá-la incólume e intacta  às gerações do agora e do porvir. 
O livro, portanto, como uma das mais interessantes invenções da humanidade constitui(também nesta caso) a grande prova desta  assertiva incontestável. A luneta mágica e o martelo com os quais os escribas e os poetas  enxergam longe verdades extraordinárias, sonham utopias e, desse modo agudo e valente constroem coisas belas. Razão porque reputo da mais alta importância a publicação da obra de estreia deste conterrâneo amigo e confrade - memorialista de mão cheia,  João Bosco André. Pesquisador incansável  da rica e robusta história missãovelhense, não apenas a oficial, em geral escrita pelos vencedores, porém aquela que ainda se mantêm na penumbra dos tempos; cunhada muitas vezes à ferro e fogo pelas próprias mãos ensanguentados dos oprimidos dos sertões.
Seu trabalho, portanto, intitulado de: "Documentos para à história de Missão Velha" tem tudo para se constituir como um fonte de leitura obrigatória onde haverão de se fartar de saberes e conhecimentos historiográficos todos os que apreciam saber sempre mais acerca das coisas que marcaram, não somente a história de sua terra, mas, igualmente, de boa parte da região do Cariri. Vez que muitos fatos  se  mantêm concatenados como um autêntico cipoal de acontecimentos e vicissitudes cronológicas.
Não obstante o cansativo trabalho, que julgo ter sido para à feitura deste livro - 'Documentos para à história de Missão Velha', há de ser na acepção lídima da palavra, uma obra realmente seminal,  posto que concentra no seu bojo, decerto, informações precisas e inéditas de boa parte da palpitante casuísta da fenomenologia história da terra de São José dos Cariris Novos. Consubstanciada no livro que agora vem à lume para a alegria de todos nós. O que bem demonstra, além da lucidez dos documentos garimpados ao longo de anos, também a riqueza dos detalhes e das informações precisas e criteriosas inseridas na obra em epígrafe. 
Um verdadeiro documento de bom grado; indispensável aos que almejam saber e, sobretudo compreender as razões e  os porquês  de uma Missão Velha  sempre em constante mutação. Quem sabe, um lenitivo a priori para os que entendem a importância da preservação da memória histórica do seu berço. Ou ainda, talvez um álibi. Um grito de protesto a posteriori a ecoar no deserto das incompreensões sociopolíticas e afins... No sentido de chamar a atenção dos que ainda se deixam ser tocados pela sensibilidade ante a certeza de que  ninguém pode assegurar seu futuro desprezando sua própria história. 
"Documentos para à história de Missão Velha", em última análise, há de ser o imperativo categórico de um Kant  caririense a propor ideias, ética e conhecimentos, além de apontar  caminhos. Sem os quais, a força do esquecimento venceria fácil a memória. E a ignorância devoraria de vez a inteligência total. 
Porque, como de resto, só se eterniza de fato e se mantêm; quem de fato, se permite conhecer, ser semente e ser raiz.
Meus sinceros votos de parabéns ao autor pela empreitada árdua desta obra que bem sei que não fora tarefa das mais fáceis.
<> Prof. José Cícero
Aurora - CE.
www.prosaeversojc.blogspot.com
SERVIÇO:
LANÇAMENTO -
17 de março de 2018, às 19:00 horas
Local: Câmara Municipal de Missão Velha - CE.
Rua Padre Cicero, S/Nº. – Centro

Nenhum comentário: