segunda-feira, 5 de março de 2012

Tragédia: Meu Adeus para Cicéu - Por José Cícero*

Morre em acidente suplente de vereador em Missão Velha e funcionário dos Correios
Estado dos veículos envolvidos no acidente

Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 6 horas desta segunda-feira nas imediações da Usina Manoel Costa Filho na zona rural de Barbalha. O funcionário público federal Cícero Batista Xavier, de 41 anos, o Ciceu que residia em Missão Velha, morreu na CE-293 entre àquele município e Barbalha. Ele trabalhava na agência dos Correios de Juazeiro do Norte para onde estava vindo na companhia da esposa, Jossane Márcia Gomes Quirino, de 35, e a filha Maria Natiane Quirino Xavier, de 15 anos.

As duas foram socorridas para o Hospital Santo Antonio de Barbalha e, depois, transferidas até o São Vicente. Ciceu morreu no local do acidente em que o Fiat Pálio vermelho de placas HWB-4107, inscrição de Juazeiro, chocou-se de frente contra um microônibus da Coopatarc de placas HWY-6255, inscrição de Barbalha, que faz a linha Juazeiro/Distrito de Jamacaru em Missão Velha. Ciceu era Secretário Geral do PT e, em 2004, disputou a Prefeitura de Missão Velha.

Ele obteve 143 votos na disputa que envolveu ainda Washington Fechine, segundo colocado, e Gidalberto Pinheiro que venceu o pleito. Na eleição municipal seguinte foi candidato a vereador quando terminou sufragado por 270 eleitores ficando na quarta suplência da Coligação Missão Velha Diferente que reuniu além do seu PT, PMDB, PHS e PCdoB. Há 13 anos era funcionário dos Correios e se dizia cansado desse vai e vem diário entre Juazeiro e Missão Velha.
Chovia bastante na hora do acidente e, segundo o motorista do microônibus, Ciceu teria saído um pouco para a contramão de direção e o choque frontal foi inevitável deixando o Fiat muito estragado e atravessado na pista. O motorista disse que ainda tentou desviar descendo um tanto no barranco, mas não foi possível. A esposa dele, Jossane Márcia, trabalha na Faculdade Paraíso em Juazeiro. Ciceu era ainda cantor e compositor e fazia parte da dupla Moreira e Morais.
__________________________________
Fonte da Notícia: http://cajainformado.blogspot.com/2012/03/morre-em-acidente-suplente-de-vereador.html
...........................................................................................................................

UM TRISTE ADEUS PARA MEU AMIGO E COMPANHEIRO DE LUTA CICÉU


Cicéu no distrito de Stª Vitória(em Aurora) de camisa branca ao lado do sec. de cultura José Cícero e do prefeito Adailton Macedo

Fui pego de surpresa nas primeiras horas da manhã de hoje(segunda-feira,5) quando recebi um telefone de Missão Velha dando conta do falecimento do meu amigo e conterrâneo Cíceu num acidente automobilístico ocorrido na estrada que liga aquela cidade à Barbalha. A esposa e a filhinha do mesmo também sairam gravemente feridas e encontram-se internadas em hospital da região. Torcemos, ao tempo em que pedimos a Deus que elas se recuperem o mais rápido possível.
Um Pouco sobre Cíceu:
Comecei praticamente minha militância política em companhia de Cíceu, nos anos 80 num tempo difícil para os que se aventuravam a pelo menos dizer que eram de esquerda, face o rolo compressor e as perseguições de toda sorte, engendradas no mais das vezes pela velha políticas dos poderosos - os cornéis do asfalto. Além do preconceito da sociedade de então quando chamávamos de comunistas. Ele pelo Partido dos Trabalhadores(PT) e Eu pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) duas siglas partidárias recém criadas naquela cidade.
Anos de dificuldades, mas em contrapartida, de um certo romantismo grandiosos e apaixonante. Éramos por assim dizer, dois neófitos na militância partidária, mas tinhamos a ousadia de combater com nossas ações e ideias os chamados resquícios da ditadura e o continuísmos de uma política caduca que grassava por nossa cidade assim como pelo Cariri inteiro. Histórica campanha da "Frente Brasil Popular" que pela 1ª vez alçou o então operário e sindicalista Luis Inácio LULA da Silva como condidato à presidência da República. Algo quase impossível para aquela época. Uma utopia que abraçamos ao lado de outros poucos companheiros de então. Um produto das Diretas Já que aos poucos se fortalecia dando os primeiros passos no sentido da formação da realidade democrática que vivenciamos hoje. Hoje todo mundo é de esquerda - é Lula, é Dilma, é petista, é comunista, é socialista... eis a chamada embriaguês do poder.
Então: Pela 1ª vez Missão Velha tinha o seu comitê de campanha realmente de esquerda. Poucos tinham coragem de votar em Lula. Nos estávamos lá. Um cubículo apertado no final da rua São Francisco já descambando para a velha estação do trem. Um quarto todo pintado de um vermelho revolucionário. E um letreiro na sua fachada tão baixa que a gente alcançava com as mãos. E que no final do mês nos cotificávamos para pagar o aluguel. Os poderosos chamávamos de loucos e de subversivos. Uns zé ninguém...Cicéu riamuito com estas posições direitistas e burguesas.
Todas as tardes e noites estávamos lá nos reunindo com o pequeno grupo. Marcando posição. Defendíamos sob ferro e fogo o nome de Lula presidente e JoséPaulo Bisol vice. Além das candidaturas do PT e do PC do B. No dia que recebemos o então deputado estadual Inácio Arruda, ficamos entusiasmados. Depois João Alfredo, Chico Lopes, e também o candidato José Pimentel além da ajuda de pe. Ivan. O padre Andreola passou várias tardes conosco no pequeno ambiente. Algo que nos animava sobremaneira...
Cícéu era um apaixonado pela política e pelo PT em especial. Juntos alimentávamos o velho sonho da revolução. Liamos o marxismo e tinhamos a guerriha do Araguaia como um norteaser repetido se preciso fosse. Num tempo em que ninguém precisava ingressar nestes partidos pelas portas do fundo, isto é,como vemos agora, com outros interesses que não fosse o da construção de um Brasil diferente. Agora os partidos ditos de esquerdas(com raras exceções), dantes revolucionários, marxistas, leninistas, xiitas e radicais refizeram suas posições na ânsia de se manter comodamente no poder. Mas creio que meu Amigo Cicéu continuou sonhando com nos velhos tempos. Acreditando num futuro mais digno e alvissareiro para os trabalhadores e o povo em geral.
Depois na luta pela sobrevivência tomamos novos caminhos - ganhamos por assim dizer, 'o oco do mundo'. Mas a lida política nunca deixamos de lado. Cicéu era também um músico inveterado. Fez dupla ao lado de Moreira( agora Moreira Paz). Compõs canções regionalistas e fez shows na periferia deste mundo chamado Cariri. Rondou como um peregrino destemido este Cariri querendo igualmente mostrar o seu lado artístico. A canção dos festivais estudantis "Cana Fístula", mesmo após mais de duas décadas ainda hoje é lembrada como um verdeira poema-hino sertanejo dedicado por ele a sua terrra -Missão Velha.
"Minha Missão Velha sei que tu és bela resolvi falar de te. Tão alegre e bonita mais parece uma cana 'fita' no portão do Cariri", escreveu ele numa passagem da sua música...
Quando outro dia o reencontrei - ele cantava com uma banda - "Cíceu e banda na pisada do forró". Tornou-se funcionáriode carreira dos Correios onde era coordenador regional.
Tinha o prazer de muitas vezes encontrá-lo quando das minhas visitas à Missão velha ou ainda por telefone. Teve por maisde uma vez a coragem de se candidatar a prefeitura da sua terra - constituindo a terceira opção pela coligação PT-PC do B e PMN. Depois disputou mais duas uma vaga na câmara ficando na suplência. Tivera uma votação considerável para a época.
Sempre falávamos de política, de música, de cultura, assim como de outras amenidades... Ele sempre perguntava-me pelos meus escritos literários e a produção na imprensa. Vez por outra líamos, um do outro, artigos publicados na imprensa o jornal do Cariri por exemplo.
Na primeira edição do nosso Festal Junino - festival de quadrilhas juninas de Aurora o convidei para se apresentar no evento aurorense junto com a sua banda. Esteve também aqui em Aurora em 2009 representando os Correios por ocasião da 'Comitiva da Cidadania' um movimento que a prefeitura realizou daquela feita, no distrito de Santa Vitória. Ele esteve lá conosco(ver foto acima). Também contribui conosco quando da criação do nosso 1º selo postal de Aurora comemorativo dos 128 anos de Aurora.
Talentoso e sempre cantando a boa música de qualidade e de raiz ele se saiu muito bem ao lado da sua banda no nosso festival. Tinha igualmente como eu, verdadeira ojeriza ao chamado forró descartável produzido pelas bandas de forró.
Tínhamos a intenção de trazê-lo novamente agora na IV edição do festal que acontecerá em Junho. Mas infelizmente Deus o chamou primeiro.
De modo que hoje, posso dizer que perdi um velho amigo. E dos bons! Um camarada de antigas batalhas e lutas aguerridas em favor da democracia como substância para a construção de um Brasil diferente... Com ele; diria, que aprendi sempre a travar o bom combate. Assim como não desistir nunca...
Com um misto de saudade e reverência quero neste instante difícil render minhas sinceras condolências a todos os seus amigos e familiares. Ainda a toda comunidade missãovelhense. Dizer por fim, que a nossa Missão Velha perdeu um grande homem... Um lutador. Um idealista. Um cara que sempre sonhou contruir uma sociedade diferente, justa, igualitária e fraterna para todos.
Que o bom Deus onipotente o coloque no lugar que merece. No seu lado direito, onde certamente estará junto de todos os grandes homens da nossa história.
Saudades eternas a meu amigo, irmão e camarada Cícéu.
.......................................
José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora - CE.
...................................................

LEIA MAIS EM:

www.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

www.eitaaurora.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

3 comentários:

vanilda disse...

Que a bondade de Deus console a todos da família.
Senhor! Coloca Teus Poderes sobre a Srª Jossane Márcia e sua filha,dando a elas saúde e muita força, para que sigam em frente e não percam a fé entre as sombras do mundo.
Vanilda SP.(aurorense)

Flávio França disse...

Cícero, faça a gentileza de postar a letra da canção 'cana fita' que você citou acima. Se você puder carregar a música seria muito bom. Gostaria de conhecer a obra desse grande Missaovelhense que foi o Cicel.

José Cícero disse...

Ok Caro Flávio uma boa sugestão, aguarde que irei postá-la sim. Uma forma de homenagear o grande Cicéu(l). JC

Google+ Followers