Neste mês de março comemoramos com muito entusiasmo e alegria o aniversário dos 90 anos de gloriosa existência do Partido Comunista do Brasil(PC do B). De quebra, a mais antiga agremiação política em atividade no Brasil. Um verdadeiro recorde histórico, da mais absoluta resistência e combatividade em defesa da soberania e da democracia do povo brasileiro.
Um partido que conseguiu sobreviver com altivez e ousadia a todos os reveses de uma história de percalços e às vezes não muito linear, diante dos chamados princípios da ética política e sociológica mundial. Um partido que nunca se deu por satisfeito diante das teorias paquidérmicas neoliberalizantes.
Razão pela qual foi sempre à luta – na expressão mais lídima do termo. Ao ponto de não hesitar um só instante quando precisou enfrentar frente a frente os inimigos da nação e do socialismo. Tendo como um dos exemplos mais gritantes e heróicos, a célebre guerrilha do Araguaia – quando valorosos e destemidos militantes não capitularam aos anos de chumbo de tão sanguinolenta ditadura milita. E assim, decidiram lutar pagando com a própria vida o preço da liberdade; a ter que abdicar do sonho da felicidade coletiva.
Portanto, foi artífice e protagonista de uma resistência sem precedente na história do Brasil na busca incessante dos direito do povo. Nunca deixando de acreditar na possibilidade de um dia puder usufruir da liberdade e do estado democrático como alicerces básicos para a democracia cidadão e a cidadania popular a que vivenciamos hoje. Sem que esqueçamos, sua contribuição em lutas mais recentes que redundaram na história eleição de Lula - o 1º presidente operário do Brasil. Um verdadeiro nocaute nos interesses espúrios das elites.
Enfim, são 90 longos anos de pura combatividade e resistência destemida, contra os imperialistas de plantão em prol de um Brasil livre e soberano. 90 anos de luta contra os verdadeiros cupins da história. Terríveis ladrões do suor e do sangue dos operários/trabalhadores desta nação que ninca se dera por vencida.
Este é o PC do B que mesmo após nove décadas de profícua existência, ainda se evidencia como um partido profundamente jovem, vez que se mantêm identificado com os mais altos e atuais sentimentos e aspirações da sociedade brasileira. Fruto e semente dos esforços de bravos combatentes. Gente consciente, que não ainda agora não desiste e nem se entrega ao desânimo de crer no futuro. Multidões do campo e das cidades, dos mais diversos rincões e matizes sociais. Jovens e velhos. Estudantes,intelectuais, aposentados, trabalhadores e profissionais liberais... Todos juntos a engrossarem as grandes fileiras dos que ainda não perderam a capacidade de sonhar por uma país potencial.
Na firme esperançae de, coletivamente, construir um Brasil diferente, próspero, renovado e fraterno. Socialmente justo e igualitário. O Brasil socialista dos nossos sonhos... Uma nação moderna, livre, culturalmente avançada e economicamente desenvolvida para o bem de todos os seus filhos.
Eis aí a grande bandeira de 90 anos de luta do PC do B que hoje, mais do que nunca, tremula com muito mais força e empolgação cívica no mais alto panteon deste Brasil continental.
Viva o PC do B nos seus bravos e heróicos 90 anos de vida!
.............................
José Cícero
Dirigente do Comitê Municipal do PC do B
Aurora – CE.
Fotos: Arquivos PC doB-Aurora e Charge de Erivan Lavor
.................................
LEIA MAIS EM:
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário