No último dia 7 de setembro a velha estação do trem de Aurora completou 91 anos de existência. Uma data das mais significativas. Um verdadeiro marco na história sociopolítica e cultural do município aurorense.
Inaugurada no distante 7 de setembro de 1920(5 anos antes da de Ingazeiras(foto) e, depois Barbalha, Juazeiro e Crato) a estação ferroviária de Aurora, malgrado todo o ostracismo que sofrera ao longo destes anos, ainda hoje mantêm-se de pé, bela, majestosa e oponente como quem com altivez e ousadia está a desafiar a miopia de muitos; assim como a indiferença de tantos outros. Notadamente, os que só conseguem enxergam poder e dinheiro. Os cegos de guia da história.
Junto com o antigo casarão do coronel Xavier construído em 1837, a estação de Aurora constitui sem nenhuma dúvida, um patrimônio histórico e arquitetônico dos mais importantes e de valor incomensurável.
Espaço significativo pelo qual passou parte considerável não somente da história local, mas de toda a região, posto que, por vários anos Aurora ficou sendo o entroncamento final da RVC galvanizando em torno de si as atenções, assim como as necessidades sociais e comerciais de viajantes, potentados, lideranças políticas e comerciantes da Paraíba e do Cariri em geral que, diariamente acorriam à Aurora para pegar o trem da feira com destino à capital.
Sem sombras de dúvidas, uma época áurea na economia aurorense. De modo que, ainda hoje podemos considerar o prédio da estação de Aurora como um marco. Uma vitória da memória contra o esquecimento. Um testemunho vivo da nossa histórica. Razão pela qual precisa impreterivelmente ser preservado, bem como toda a área em seu entorno, evitando assim que não venha a ser objeto da ávida especulação imobiliária, para qual nada mais importa, além do capital e do lucro.
Antigo Galpão da Reffesa: Um fim melancólico.
Em meados de 1994 o município promoveu a demolição de um outro equipamento histórico ligado diretamente à história da velha estação ferroviária. O mesmo era conhecido como o “Galpão da Reffesa” que ficava situado um pouco mais à frente(depois da caixa d’água metálica) na margem da linha na direção do açude Recreio. O que resta ainda hoje do velho Galpão é tão somente uma majestosa árvore – um imenso pé de oiti. A demolição do Galpão foi um verdadeiro crime de lesa-história pelo qual se ressente a memória ferroviária aurorense. Um pedaço importante da história de Aurora que se perdeu para sempre. Temos que evitar agora que o velho pé de Oiti( e até mesmo a estação) não venham a ter o mesmo fim.
SERVIÇO:
................................
José Cícero
Prof. e Pesquisador
Secretário de Cultura
Aurora-CE.
LEIA MAIS EM:
WWW.seculteaurora.blogspor.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
Um comentário:
Um verdadeiro caçador de tesouros,é o que temos em nossa cidade maravilhosa!Este, quem pesquisa, busca e revela para toda população,o verdadeiro Patrimônio Cultural e Histórico,que talvez,as LENTES DE CÉDULAS,tenha no passado,dificultado a visão destes bens,preservando apenas o desrespeito.
Que seja pela ousadia do destino! Chega e faz acontecer este valente Secretári de Cultura e Esporte,sem medir esforços, nos proporciona alegrias e valores esquecidos e por muito tempo.
Obrigada.
Vanilda SP.(aurorense)
Postar um comentário