sexta-feira, 20 de maio de 2011

‘Caravana do meu Padim’ bate recorde de visitação na cidade de AURORA
































Um verdadeiro recorde de público e de visitação foi o resultado verificado logo no primeiro dia de apresentação do Projeto “Caravana do meu Padim” na passagem pela cidade de Aurora. Uma imensa multidão de pessoas formada na sua grande maioria por devotos e fiéis do padre Cícero Romão, além de estudantes e professores de vários estabelecimentos de ensino do município encheram o ambiente da praça da Estação onde o caminhão pau-de-arara(museu itinerante) estava instalado.
Trata-se uma iniciativa de cunho cultural-religioso encabeçada pela equipe de produção do programa Multimídia da TV Verde Vale tendo a frente o apresentador Marcelo Fraga. A proposta irá passar por vários municípios caririenses, além de Cajazeiras(PE) e Salgueiro(PE).
A Caravana já passou pelas cidades de Mauriti, Milagres, Jati, Brejo Santo, Missão Velha e AURORA e conforme a coordenação, a idéia visa assinalar o início das comemorações alusivas ao centenário da cidade Ciceropolitana.
Além de um caminhão temático contendo vários documentos originais, peças domésticas e outras relíquias do cearense do século, a iniciativa contempla ainda parte importante da história do sacerdote juazeirense. Toda a apresentação foi marcada por uma bela trilha sonora composta por uma sugestiva coletânea de músicas e benditos populares referente ao padre Cícero.
Pela manhã durante a abertura da visitação, a secretaria de Cultura local promoveu uma apresentação cultural através de três músicos da terra: Alcione(Sax) Carlos Alberto(Zabumba) e Edson(Triângulo), ambos executaram um solo musical com conhecidos benditos sobre o padre Cícero.
A ‘Caravana do meu padim’, em Aurora se deu a partir de uma parceria viabilizada pelo prefeito Adailton Macedo – que inclusive é devoto fervoroso do padre Cícero e entusiasta da cultura popular e religiosa de modo geral.
Durante toda a sexta-feira o caminhão museu ficou aberto a visitação público. E como foi tão grande a demanda, a Secretaria de Cultura teve que estender os trabalhos pelo período da noite.
“Estamos surpreendidos pela participação em massa, tanto da população quanto do segmento estudantil, disse o secretário. “Uma prova viva de que a memória do santo padre se torna cada vez mais indelével no consciente coletivo de fé de todo o povo sertanejo.

E isso tem tudo a ver com cultura, religiosidade e a história de luta e resistência da população nordestina. Por isso a iniciativa é fundamental para a preservação da nossa memória historiográfica, explicou.
Pelo grande número de pessoas que compareceu ao museu itinerante há quem diga que a visitação de Aurora foi recordista. Visto que superou até agora as demais cidades por onde o caminhão passou, algo em torno de 3 mil pessoas somente na sede.
No sábado, dia 21, o projeto terá continuidade na praça do distrito do Tipi. Onde, segundo o que se conta, a comunidade já aguarda como bastante expectativa.
O vereador Aderlânio Macedo, assim como a 1ª dama Rose estiveram representando o prefeito Adailton que se encontrava em Fortaleza tratando de assuntos relacionado a municipalidade aurorense.
Além do secretário de Cultura, José Cícero anfitrião desta verdadeira festa da cultura de fé também estiveram visitando o evento os secretários de Agricultura: José Dácio, de Finanças: José Pretinho e de Ação Social: Socorro Macedo.
Verdadeiras comitivas de estudantes e professores dos educandários da sede e da zona rural estiveram prestigiando o acontecimento, além de visitarem a Biblioteca Pública e o casarão da Seculte onde existe uma exposição de arte permanente. (ver fotos acima).
Da Redação:

LEIA MAIS EM:




www.blogdaaurorajc.blogspot.com/
www.seculteaurora.blogspot.com/


Nenhum comentário: