terça-feira, 17 de maio de 2011

"Caravana do meu Padim" se apresentará em AURORA durante dois dias

Em Aurora: Dia 20 Praça da Estação as 9 h da manhã e no Tipi dia 21 pela manhã.

N
a próxima sexta-feira, dia 20 – dia consagrado ao padre Cícero - será lançado oficialmente em AURORA o projeto “Caravana do meu Padim” uma iniciativa que vem sendo encabeçado pelo jornalista Marcelo Fraga e equipe do programa Multimídia da TV Verde Vale de Juazeiro.
A abertura acontecerá às 9 h na praça da estação ferroviária onde existe, inclusive, uma estátua do sacerdote inaugurada recentemente pela gestão municipal. No sábado dia 21 pela manhã , a caravana segue para o distrito do Tipi quando uma vez mais a exposição será aberta à visitação pública na praça daquela comunidade.
Cerca de 26 municípios do Cariri já aderiram ao referido projeto, cuja abertura aconteceu recentemente nas cidades de Mauriti e Missão Velha. O encerramento desta primeira etapa , segundo os organizadores está prevista para julho quando as atenções estarão voltadas para a cidade ciceropolitana.
Em essência o projeto é parte das comemorações dos 100 anos de fundação de Juazeiro do Norte que tem na figura do padre Cícero Romão Batista um verdadeiro ícone da sua história. Pelos menos é assim que pensam os seus idealizadores, explicou o responsável pela Seculte-Aurora.
Para tanto, um caminhão pau-de-arara contento um verdadeiro museu a céu aberto será instalado em praça pública para a visita da população, notadamente devotos, fiéis, estudantes e a comunidade de um modo geral. "Uma grande atração de cunho cultural e histórico, algo que ajudará as pessoas, sobretudo nossa juventude a conhecerem um pouco mais sobre a rica e palpitante história deste grande vulto do século que foi o sacerdote caririense. Diria que um orgulho para todo nós habitantes deste vale.
Tradicionalmente o município de Aurora celebra todos os dias 20 de cada mês o dia do padre Cícero, ocasião em que a praça da antiga estação onde o caminhão-museu-exposição será instalado, recebe um bom número de devotos que se posicionam em torno da estátua orando e acendendo velas pelas graças alcançadas ou mesmo fazendo novas promessas alusivas ao chamado “santo do nordeste”.

“Além das presenças do prefeito Adailton Macedo, vereadores, secretários e demais autoridades municipais estamos igualmente convidando o alunado das escolas do município, tanto da rede estadual quanto municipal, professores e diretores dos estabelecimento. Como também devotos e fiéis do padre Cícero e a população em geral. Haverá apresentações relacionadas à cultura popular tais como: violeiros, banda cabaçal e trio de forró de pé de serra.
“No sábado, dia 21 estaremos levando o projeto para o distrito de Tipi onde a mesma programação será uma vez mais franqueado à população local”, disse o secretário de cultura.
A “caravana do meu padim”está sendo instalada em Aurora graça a decisão do prefeito Adailton Macedo que, além de devoto do sacerdote do Juazeiro, é igualmente admirador da cultura popular da nossa terra e região. Um fato que de algum modo está muito ligada à religiosidade sertaneja”, completou o professor José Cícero.

Da Redação do Blogda Aurora e da Seculte.

LEIA MAIS:




Nenhum comentário: