segunda-feira, 25 de março de 2013

Chuvas d'Aurora enchendo o Salgado de promessas e de belezas...

 Por José Cícero
Águas ainda calmas do Salgado em Aurora na direção do Poço do meio
Visão panorâmica das primeiras águas do Salgado aurorense(na sede)
Manhã chuventa desta segunda-feira na  rua CJN do Araçá
Pescadores ribeirinhos pescando sob a ponte da 'beira fesca' da cidade
 Chuvas da madrugada  melhoram as esperanças dos rurícolas aurorenses 
Na madrugada desta segunda-feira(25) feriado estadual o município de AURORA amanheceu risonho e aprazível, visto que novamente foi  banhado por uma boa chuva da ordem de 63 mm, conforme registro dos pluviômetros locais.
Na semama passada cerca de 43 mm havia sido registrados na cidade e pouco mais de 98 em algumas localidade da zona rural. Ocorrências, que diga-se de passagem, ajudaram a elevar o ânimo de todos os rurícolas  aurorenses, além de promover melhorias consideráveis na temperatura ambiente.

Salgado - Um rio por excelência aurorense:
O rio Salgado, o principal manancial da bacia hidrográfica do Cariri e, que banha cerca de 42 km do território aurorense é, por assim dizer, o verdadeiro termômetro, como indicativo das últimas precipitações pluviométricas registradas em Aurora, assim como em toda a região. 
De modo que, sempre que o Salgado enche e começa a correr em disparada na direção do Jaguaribe e do Castanhão,  é sinal de que  chuvas significativas estão banhando o Cariri desde as suas cabeceiras localizadas na serra da batateira no sopé do Araripe no Crato.
E as cheias deste rio caririense representam um grande acontecimento para Aurora, sobretudo para os pequenos agricultores e pescadores ribeirinhos(foto).
As cheias do Salgado, além de um colírio para os nossos olhos, representam um bom sinal de esperança para todos aqueles que vivem cotidianamente a lida da terra. Extraindo do sagrado chão o eterno milagre da multiplicação do pão.
E foi assim que Aurora amanheceu nesta segunda-feira - feriado estadual, com um clima ameno e agradável. E o Salgado correndo, com a velha pressa de antigas invernadas como a nos dizer que deseja ser mar. Em suas correntezas, o Salgado se mostra valente e bonito, além de  encher de esperanças os corações dos homens, como de rara beleza os olhos de todos os que o contemplam sobre a chamada ponte da "beira Fresca" na entrada da cidade. 
O rio Salgado agora é um espetáculo da natureza. Um cartão-postal a ser guardado na memória imorredouro de todos os caririenses em geral e do povo de Aurora em particular. Posto que Aurora é, de fato, um presente do Salgado.

Abolição: Acerca deste feriado:  

                        Nesta segunda-feira(25) o Ceará comemora a primeira Abolição    oficial da              escravatura do Brasil, cujo acontecimento histórico se deu no dia 25 de março de 1884.
       Sendo que um ano antes( em 1º de janeiro de  1883) a então vila de Acarape(atual Redenção) libertara seus escravos.  Dois fatos  realmente pioneiros do Ceará que serviram de exemplos para o resto do Brasil. Votada e aprovada pela Assembléia Legislativa do estado,  o requerimento da homenagem é de autoria do deputado estadual Lula Morais(PCdoB).
..................................................
(*) Prof. José Cícero
Secretário de Cultura e Turismo 
Aurora - CE.
Fotos: JC/ J. Silva - Redação do Blog de Aurora

LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com
WWW.cariridefato.com.br
e no Facebook

Nenhum comentário: