terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pequeno Comentário sobre Paulo Gastão o velho cangaceiro... Por José Cícero

Paulo Gastão no centenário de Maria Bonita em Paulo Afonso-BA e com José Cícero


ACERCA DA ENTREVISTA DO DR. PAULO GASTÃO - UM HOMEM DE MUITOS PREDICADOS...(blog Lampião Aceso)

Amigo Kiko Monteiro,
Formidável entrevista!!!!

Porém, que entrevista não haveria de ficar "porreta" e deveras espetacular com este grande homem chamado Paulo Gastão sendo indagado?
Se bem que ele próprio dá a dica - isso não é uma entrevista e sim - 'Um método Paulo Gastão... -
Eis aí o meu guru. Ele não sabe.
Alguém que tem muito para nos contar...

Aprendi a gostar deste ícone referencial das andanças Lampiônicas como quem se apaixona pela primeira vez na vida por um livro adolescente e singular daqueles, ditos de cabeceira que nos ensina, diverte e orienta.
Este é o Paulo Gastão – um monumento vivo que, como se percebe, tem muita história pra contar e, a nos ensinar sobremaneira.
Um homem como certa feita dissera, o filósofo Nietzsche 'da mais pura exceção'. Quem sabe um homem póstumo. Exagero? Não e não... Posto que eu ainda não disse tudo sobre o Gastão a que todos conhece e admira muito mais que eu.
O tanto que gostamos e admiramos no Gastão é algo indizível com palavras.
Já que são tantos os seus predicados...
Um cara que, como dizem, se não existisse o Cariri Cangaço, por exemplo, teria a obrigação de inventá-lo.
Parabéns meu caro Kiko Monteiro pela perspicácia de interrogá-lo. Notadamente por nos presentear com esta pérola rara e enriquecedora da história do cangaço nordestino e seus desdobramentos...
Uma conversa das mais produtivas com o nosso mestre maior: Paulo Gastão – quiçá o mais inteligente dos catingueiros amigos...
Diria, por fim, que é quase impossível não gostar do Gastão. Não apreciar as suas tiradas e não cair nas suas graças...Sua presença de espírito é, por assim dizer, incomensurável. Como inconmesurável é todo este sertão que ele percorre na busca do seu "elo perdido" dentro da história.
Qualquer sentimento de admiração e apreço para com o Gastão, ainda é pouco. Simplesmente porque ele é grande e ilimitável, sobretudo pelos seus gestos de bondade,desprendimento, alegria, inteligência e simplicidade. De sorte que Paulo Gastão é tudo isso e mais um pouco.
Abraços caririenses,
José Cícero
Aurora - CE.
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
jccariry@gmail.com
.....................................
Confira a bela entrevista com o Dr. Paulo Gastão em:http://lampiaoaceso.blogspot.com/2011/09/prazer-em-conhecer-lampiao-aceso.html

Nenhum comentário: