terça-feira, 23 de agosto de 2011

VEM AÍ DIA 21 DE SETEMBRO - SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO Edição 2011


Seminário Cariri Cangaço 2011 - O Grande Encontro da História do Cariri

(...) Conforme o secretário de cultura José Cícero, a reportagem da TV Diário retornará a Aurora em setembro por ocasião da realização da segunda edição do II Seminário Cariri Cangaço que na noite do dia 21 de setembro deste ano abordará o tema: “Aurora – A trama da Ipueiras e a invasão de Mossoró”.

O evento de Aurora terá como palestrante o pesquisador e memorialista missãovelhense Bosco André. Além de AURORA o Cariri Cangaço 2011 acontecerá igualmente nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Barro e Porteiras. Pouco mais de 150 pesquisadores dos mais conhecidos e renomados do país inteiro e até do exterior estarão participando do acontecimento este ano, segundo informação do curador do evento Manoel Severo.
Trata-se de um evento dos mais importantes e concorridos do gênero de todo o Brasil. Um momento em que toda a sociedade caririense deverá se encontrar para ouvir, debater e aprender um pouco mais acerca da verdadeira história do povo sertanejo, com foco no cangaço e outros temas afins, explicou o secretário. E Aurora como parte importante de um dos fatos mais marcantes e emblemáticos de Lampião( a trama da Ipueiras), não poderia ficar de fora. Evento como este ajuda e muito, no processo de crescimento e evolução sociocultural e educativo de qualquer região, principalmente em se tratando do vale do Cariri, cuja história e a cultura são referenciais e edificantes para todo o resto do Ceará e do país como um todo, completou.


A prefeitura tendo a frente o prefeitop Adailton Macedo por intermédio da sua Secretaria de cultura já começou os trabalhos de organização com vistas a realização de mais este evento. Uma série de apresentações culturais com a temática do cangaço lampiônico está prevista para ocorrer logo na abertura, conforme os que fazem a Seculte.
O seminário de Aurora acontece às 19:30 h no auditório do Salão Paroquial no centro da cidade(ao lado da matriz), sendo que na parte da tarde, os pesquisadores visitantes farão um roteiro turístico pelos principais pontos que marcaram a passagem de Lampião e seu bando por Aurora, a exemplo da Fazenda Ipueiras, na antiga Estação Ferroviária(local onde foi assassinado o cel. Izaías Arruda), o sítio Taveira(Fogo do Taveira), além do cemitério da bailarina dentre outos.

Fonte: Blog da Seculte.
LEIA MAIS EM:
www.cariricangaco.blogspot.com
www.prosaebversojc.blogspot.com
www.seculetaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.jcaurora.blogspot.com

Um comentário:

CARIRI CANGAÇO disse...

Parabens ao Prefeito Adailton Macedo e ao grande secretário José Cícero e equipe pela espetacular cobertura desse grande evento que é o Cariri Cangaço 2011. Até lá !!!

Abração

Manoel Severo
Cariri Cangaço

Google+ Followers