quinta-feira, 21 de abril de 2011

SEMANA SANTA: Cristo de Areia - a volta de uma antiga tradição aurorense


Imagens do artista CIZIN e do Sec. de Cultura JC no local onde foi esculpido o "Cristo de areia"

Um grato retorno a uma das mais antigas tradições da semana santa em Aurora. Trata-se da construção artística de Jesus Cristo martirizado na cruz, numa escultura gigante deitada no chão do bairro Araçá, feito de areia uma bonita obra do escultor Cizin d’Aurora. Um trabalho sacro e também profano, na medida que de certa forma estigmatiza outros 'fazeres' e acontecimentos do cotidiano social do povo. A ação foi realizada do mesmo modo como e se fazia há cerca de 50 anos atrás pelos conhecidos escultores filhos da terra, os irmãos simplícios.
Tal simbologia teve início ainda nos primórdios dos anos 70, através do agora renomado escultor aurorense Nego Simplício, atualmente radicado em Nova Friburgo no estado do Rio de Janeiro, disse o secretário de cultura do município José Cícero.
“Por esta e muitas outras iniciativas genuínas de arte popular é que mostramos para o Ceará e o mundo que o nosso município se constitui como um grande e rico celeiro de artistas, notadamente no ofício da escultura”, finalizou.
A última vez que a iniciativa foi feita em Aurora, data do ano de 1989 conforme informação do próprio escultor Cícero Simplício, mais conhecido no mundo da arte, pela alcunha de CIZIN – que de quebra é irmão do Nego.
Nesta quinta-feira santa Cizin, sob os auspícios da Secretaria de Cultura local, resolveu reviver mais esta antiga tradição da arte religiosa aurorense.
Desta feita, a escultura do Cristo em areia, foi criada no campinho da estação ferroviária bem ao lado da velha caixa d’água da Reffsa. A beleza do trabalho é tanta que conseguido chamar a atenção de muitos moradores do bairro, por sinal o mais populoso da cidade, bem como da população residente no centro da cidade e adjacências.
“É uma obra de arte muito bem feita e que para nós aurorenses é um sinal de orgulho, pois temos artistas com grande capacidade de fazer coisas interessantes como esta que a gente está vendo, Jesus Cristo estendido todo feito de areia e barro como o próprio homem foi criado um dia por Deus”, disse o Sr. Francisco Santana, morador do Araçá.
Durante todo o dia, o local onde a escultura foi edificada virou atração. Um ponto de muitas visitações, principalmente por crianças e a comunidade católica de Aurora.
O artista – Cizin – autor da escultura passou o tempo todo recepcionando os visitantes, inclusive, dando detalhes e outras informações acerca da sua criação, que conforme ele, este ano, é uma homenagem às crianças que foram recentemente massacradas numa escola de Realengo no Rio de Janeiro.
O escultor, ao lado do secretario de Cultura também prestara entrevista para o Blog da Aurora e para site oficial do município. A previsão é de que o trabalho do Cristo de areia permaneça franqueado à visitação pública até a sexta-feira santa, enfatizou o secretário.
Na parte da tarde estão sendo aguardadas às visitas do prefeito Adailton Macedo, da 1ª dama Rose, do deputado federal filho da terra Raimundo Macedo, do vigário de Aurora, dentre outras autoridades.
A reportagem sobre a iniciativa também será veiculadas em diversas mídias do estado, e já está disponível na internet nos seguintes endereços eletrônico: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YcjQony-l1s
http://www.seculteaurora.blogspot.com/
a Redação do Blog da Aurora e da Seculte.

Nenhum comentário: