quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Seculte-Aurora realiza curso de artesanato em cerâmica em parceria com o Ceart





Teve inicio na manhã desta quarta-feira( 1º de dezembro) o curso de artesanato em cerâmica – ‘Louceiras do barro cru’, promovido pela Secretaria de Cultura de Aurora em parceria com o Centro de Artesanato do Ceará(CEART).
A iniciativa tem como meta resgatar uma das mais antigas atividades do artesanato local e caririense quer seja, a produção de artigos de utilização doméstica e de decoração em argila. O curso vem recebendo todo o apoio necessário do prefeito Adailton Macedo que também tem demonstrando verdadeira admiração pelas coisas que compôem o rico universo da cultura popular e tradicional do seu município.
Em linhas gerais o (centro de artesanta do Ceará-Cearte) também objetiva com esta atividade promover a geração de renda através do fomento deste importante ofício artístico e artesanal do município aurorense.“Estamos na verdade resgatando uma das mais antigas e importantes atividades comerciais do nosso município e de toda região do Cariri. Ainda, em parceria com o Cearte capacitando os nossos artesãos do barro no sentido de que eles possam obter lucros financeiros com o seu trabalho e o seu talento de transformação da argila do rio Salgado em belas peças de arte e decorações artesanais”, explicou o secretário de cultura José Cícero.
A iniciativa beneficiará inicialmente, um total de 25 artesãos do município entre antigas “louceiras” e aprendizes que aspiram dominar a técnica. Serão oito dias de atividades que acontece na própria sede da Seculte, no centro da cidade, segundo explicou o secretário.
Cinco dias deverão ser destinados a parte técnica do curso e três à questão do associativismo, comercialização e afins..
Todas as peças produzidas após a capacitação, passarão por uma triagem seletiva do próprio Ceart e deverão ser adquiridas pelo órgão e, em seguida expostas à venda em Fortaleza.Uma interessante maneira de se gerar emprego e renda para os artesãos de Aurora. Será na prática, a verdadeira valorização do artesão, fazendo com que o mesmo possa auferir algum lucro financeiro com a sua técnica, concluiu.
Cerca de 16 municípios do Cariri estão sediando por todo este mês algum tipo de curso do Ceart sobre as mais diferentes formas de artesanato, garantiu o represente regional do órgão.A Seculte também já mantêm contato com a Drª Lúcia Sá, gerente de produção do Ceart com vistas a realização de um novo curso na área da escultura.
Neste primeiro momento a capacitação das artesãs aurorenses está a cargo da designer do Ceart Lúcia Novais e artesã-mestra Aélida.
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte:
LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário: