quinta-feira, 16 de julho de 2009

Prefeitura de AURORA inaugura dia 20 nova estátua do Pe. Cícero na praça da estação


1- Construção do novo pedestal em mármore 2- Nova estátua ainda envolta no material de proteção.
Dia 20 de julho a comunidade católica de Aurora festejará com muita louvor e alegria o ato inaugural da nova estátua do Pe. Cícero Romão Batista.
Apresentações culturais e celebração religiosa estão sendo preparadas pela Seculte, prefeitura e paróquia no sentido de homenagear em grande estilo aquele que foi escolhido o cearense do século e considerado o patriarca do Nordeste.
Na próxima segunda-feira, dia 20 a prefeitura de Aurora através da sua secretaria de Cultura realiza a inauguração da nova estátua do padre Cícero localizada no largo da praça da ‘estação ferroviária’. A programação começa pela manhã às 6h com uma salva de fogos e apresentação da banda de música Senhor Menino Deus que executará hinos e benditos de louvor ao patriarca do Nordeste.
Na tarde às 15 h a programação terá continuidade com a apresentação de Forró de pé de serra no pátio do “Casarão da Seculte”, sede da secretaria de Cultura nas proximidades da praça. Seguido da apresentação da Banda Cabaçal, recital de poesia e execução de benditos pelo poeta popular Cícero Cosme, o músico Alcione Pereira e o coral Jovens Unidos com Cristos(JUC), seguida da celebração de uma missa campal oficiada pelo vigário Padre Cícero Leandro.
Na ocasião será feita uma homenagem a organizadora da primeira estátua, edificada ainda em 1976 a Sra. Margarida Gonçalves Saburá. O prefeito Adailton Macedo, seu vice Antonio Landim, vereadores, secretários municipais, além de outras autoridades estarão presentes ao evento que pretende reunir cerca de 5 mil fiéis e devotos do padre cearense do século. A comunidade católica de Aurora está em festa pela importante homenagem feita ao chamado “santo popular do Nordeste”.
A Secretaria de Cultura em nome da Prefeitura Municipal de Aurora juntamente com a Paróquia do Senhor Menino Deus têm a honra de convidar Vossa Senhoria e ilustríssima família para participarem nesta segunda-feira, dia 20 de julho, às 19h na ‘praça da estação’ da Missa Campal e inauguração da nova estátua do patriarca do Nordeste: o padre Cícero Romão Batista.
Sua presença será motivo de muita alegria e contentamento ao passo que nos fortalecerá nos caminhos da fé.

Um comentário:

POETA ISMAEL PEREIRA disse...

I ENCONTRO NORDESTINO DE CORDEL EM BRASÍLIA

O I Encontro Nordestino de Cordel, promovido pela Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do Distrito Federal e Entorno (Acrespo) em Brasília, nos dias 28 e 29 passados, foi de grande importância para quem se movimenta no mundo da literatura de cordel, especialmente para quem o fazem como os cordelistas, Rouxinol do Rinaré, Marco Haurélio, Moreira de Acopiara e centenas espalhados Brasil afora.
A abertura do encontro, na noite de 29, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Cultura Juca Ferreira, incumbido de viabilizar soluções reivindicadas pelos repentistas Ismael Pereira de Aurora-CE e Ivanildo Vila Nova de Caruaru – PE , Antônio Lisboa de Marcelino Vieira - RN, Chico de Assis do DF, representados na ocasião pelo secretário da Cultura do Rio Grande do Norte, Crispiniano Neto, que aproveitou a ocasião para lançar o livro ”Lula na Literatura de Cordel”.
Entre as reivindicações apresentadas, o reconhecimento da profissão de cantador repentista e do cordelista.
O discurso de Crispiniano foi feito em versos e agradou em cheio o público que lotou as dependências do teatro da Caixa Cultural.
Durante a sessão de encerramento, aberta por mim e dedicada ao poeta Patativa do Assaré, se apresentaram os emboladores de coco Roque e Teresinha.
Poeticamente, também deram recado Antônio Francisco e Moreira de Acopiara.
O Encontro serviu para discussão da criação da Cooperativa de Cordel.
Ao fim de tudo, Crispiniano Neto ainda leu uma carta especial do presidente Lula aos participantes do Encontro, na qual é posta em alto relevo a obra de Patativa do Assaré. Viva a cultura popular!