domingo, 26 de julho de 2009

Seculte-AURORA Participa do 9º Festival de Quadrilhas de Pitombeiras na Paraíba

FATOS E IMAGENS DO FESTIVAL DE PITOMBEIRAS





Equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte), representantes de Aurora e Filhos do Sertão participaram na noite de sábdo dia 25, do 9º tradicional Festival de Quadrilhas juninas do sítio Pitombeiras, no município de Cachoeira dos Índios na Paraíba.
No último sábado dia 25 a Seculte/Aurora juntamente com a quadrilha campeã do ‘Festal Junino 2009’ Filhos do Sertão participaram com destaque do 9º Festival do Aguiar do sítio Pitombeiras município de Cachoeiras dos Índios - PB.
Uma grande comitiva de Aurora esteve conferindo de perto todo o desenrolar da festa, por sinal um dos mais organizados e participativos da região. Trata-se de um acontecimento de resgate, preservação e incentivo aos folguedos juninos. Um ato por assim dizer, de pura resistência ao fantasma da modernidade...
Estiveram presentes ao grande encontro festivo de Pitombeiras, além da equipe da Secretaria de Cultura de Aurora: Erivan de Lavor, José Gonçalves, Cícero Cosme e José Cícero; as professoras: Socorro Lobo, Elizete Albuquerque, Cláudia Maria, Neidinha Fernandes, Márcia Pinto, bem como representando o prefeito Adailton Macêdo os secretários José Cícero(Cultura) e Osasco Gonçalves(administração). O bonito evento da comunidade de Pitombeiras de tão participativo há muito já faz parte do calendário festivo do interior da Paraíba. A iniciativa é da atuante vereadora de Cachoeira dos Índios, Leneida com o apoio da prefeitura daquela cidade.
Na noite festiva também se fizeram presentes o prefeito de Cachoeira Têta Francisco, o ex-prefeito Bodim, o Dr. Pereira e sua esposa a vereadora Leneida - anfitriões do belo festival. Ainda, secretários municipais e outras lideranças populares da região.
No terreiro da festa desfilaram, dentre outras, as quadrilhas: Cangaço do Sertão(Cachoeira), Forró Bodó(Sousa), Maria Chiquinha(Cachoeira) e Maria Bonita de Cachoeira, Cangaço do Sertão(PB) e Filhos do Sertão de Aurora-CE. A apresentação ficou por conta do renomado radialista de Cajazeiras Edimundo Amaro. Além da bela organização há que se destacar a boa acolhida que os promotores do festival têm dispensado todos os anos aos representantes de Aurora, assim como a todos os que participam da festa sertaneja. A Prefeitura de Aurora garantiu o deslocamento dos representantes do seu município através de um ônibus especialmente fretado para este fim.
Todas as quadrilhas tiveram suas apresentações primorosas a começar pela escolha da trilha sonora de puro bom gosto. Até músicas do aurorense Alcymar Monteiro também fizeram parte do desfile o que foi uma honra para a caravana aurorense. O ambiente do desfile também constitui um caso à parte, dada a visão bucólica do lugar, o clima e a receptividade das pessoas, notadamente da organização.
“Com o festival de quadrilha do Aguiar de Pitombeiras podemos ter a certeza de que uma das mais belas e expressivas manifestações do povo sertanejo e nordestino não morrerá nunca”, disse o secretário de cultura de Aurora José Cícero no momento da premiação. “Pitombeiras virou de vez um ambiente onde a cultura de raiz e a tradição do sertão se fortalecem cada vez mais, todos os anos, graças ao empenho e o esforço de pessoas de sensibilidade como a vereadora Leneida”, finalizou. Belíssimos troféus foram entregues às quadrilhas vencedoras, escolhidas pela aclamação dos presentes. Um grande número de pessoas tomou parte da festança.
Classificação do Festival:
1º lugar – Filhos do Sertão de Aurora-CE
2º lugar – Maria Bonita (sítio Bom Jardim) – Cachoeira dos Índios - PB
3º lugar – Forró Bodó – de Sousa - PB
4º Lugar –Cangaço do Sertão – Cachoeira-PB.
5º lugar – Maria Chiquinha de Cachoeira-PB
A organização também premiou os melhores puxadores/animadores do festival que não tinha a prioridade da competição, mas sim do desfile como um verdadeiro ato de congraçamento fraterno e de descontração tudo em nome da tradição e da cultura popular. O povo de Cachoeira dos Índios através da comunidade de Pitombeiras, mais que o incentivo e o resgate, tão o exemplo. A nossa cultura, que não tem fronteira, muito agradece.
Da redação do Blog d'Aurora



Nenhum comentário: