sexta-feira, 20 de julho de 2012

AURORA: Primeiro dia da Festa da AFA é aberto com exposição de fotografias antigas no prédio da estação ferroviária

População começa a visitar a Exposição na "pedra da estação" em Aurora




Como parte das festividades alusivas ao 3º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora que acontece durante todo o dia de hoje e amanhã(21) foi aberta na manhã desta sexta-feira(20) a Exposição Iconográfica “ Aurora no tempo” com mais de 200 fotografias antigas da cidade de Aurora. A exposição realizada sob a curadoria da Secretaria de Cultura está instalada na plataforma da antiga estação ferroviária no centro da cidade. Trata-se de uma das atividades das mais prestigiada pela população, assim como pelos visitantes, uma iniciativa bastante exitosa que já se encontra na sua terceira edição, disse o secretário José Cícero. “Este é um momento especial em que todos os filhos de Aurora realizam mentalmente um verdadeiro reencontro do presente com o passado. Além de várias autoridades, a solenidade contará ainda na sua abertura com a participação dos repentistas Cícero Cosme de Aurora e Chico Alves de Iguatu.

A Exposição fotográfica:

Representa um instante para matar saudade e de reviver grandes momentos dos tempos idos e lembranças de uma Aurora-passado, cujos instantes parecem congelados através de imagens raras e inéditas, reunidas num acervo fotográfico com mais de 200 imagens reunidas pelo professo José Cícero desde o ano de 1990 portanto a mais de duas décadas.

O local onde a exposição está instalada também é bastante sugestivo – o prédio da antiga estação, que por sinal está em processo de tombamento oficial visto que o município conseguiu recentemente junto ao IPHAN o reconhecimento oficial do seu valor histórico, cultural e arquitetônico, que na opinião de JC é o primeiro passo para o tombamento em definitivo. “Iremos transformar este patrimônio da história de Aurora num instrumento sociocultural dos mais expressivos, dando por isso mesmo um destino produtivo e sustentável a todo o seu ambiente físico”, disse. “Tudo em consonância e o decisivo apoio que temos do gestor municipal”, completou.

Noite de Lançamento literário no auditório da Escola Técnica no Araçá.

Na noite de hoje ainda às 19 h haverá o lançamentos de obras literárias e sessão de autógrafos dos escritores: Padre José Wilton Leite com uma Antologia contendo três volumes; do escritor Cézar Carneiro com o livro “Adolescência, a grande transição” e José Cícero com “Abstrações do Acaso”. Ainda na Escola técnica será apresentado para os presentes uma slide-show organizado pela Seculte com imagens inéditas de Aurora nos anos 60 feitas por um trio norteamericano que estiveram em Aurora por dois anos(65-66) num projeto do governo dos EUA para a América latina.

Às 21 horas festa social no centro da cidade com as bandas: Forrozão Doce Esquema, Mono Motor de Fortaleza, Forró Xoteado, Forró de Paredão e outras participações com novos talentos.

No sábado(21) pela manhã acontece o Passeio Turístico e Histórico com a visitação ao sítio Taveira – local onde ocorreu o célebre e trágico acontecimento conhecido como o “Fogo do Taveira” com sérios desdobramentos tais como a polêmica demarcação das Minas do Coxá dentre outros fatos palpitantes da história aurorense... Ao meio dia tem encontro fraternal entre convidados e os filhos de Aurora residentes no além fronteira. Regado a muita música de qualidade, cantoria e o trio Forró Pesado. Durante os dois dias, a exposição fotográfica permanecerá instalada na chamada “pedra da estação”, toda a população está sendo convidada a participar da programação.

Na noite de sábado, acontece o esperado Baile da Saudade no clube das samaritanas(Maçonaria) com a super banda de Recife Trepidant’s e o forrozeiro de Fortaleza Diassis Martins. A entrada ao III Baile da Saudade será um quilo de alimento não-precível. Tudo numa magistral organização da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora – AFA com sede na capital. A referida entidade é atualmente presidida pelo aurorense Sr. José Wilton Fernandes.

Da Redação do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato
Fotos: Alcione Pereira p/CF
LEIA MAIS EM:

WWW.cariricangaco.com

www.jcaurora.blogspot.com

WWW.afaurora.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.cariridefato.com.br

Um comentário do Prof. Luiz Domingos de Luna

Luiz Domingos de Luna disse...

Gostaria de deixar claro para o povo de Aurora que o professor José Cicero da Silva é um defensor intransigente da cultura, da literatura e da civilidade aurorense. Militou no nascimento da internet para a divulgação primeira, da Terra do Menino Deus o que fez com brilhantismo e Maetria, Criou o jornal Enfoque Municipalista danto cores ao processo educativo e político de Aurora como um fato social e histórico. Publica o Senado Federal o livro de Poesias: Ecos da Saudade uma coletânea de poesias que engrandece a literatura poética brasileira, resgata em livro histórico e de sua autoria, a vida do Sindicato do Trabalha Rurais de Aurora pela passagem de seus 40 anos, Editor da Revista Aurora, Revista de cunho histórico e cientifico, hoje livro base para estudo da Igreja Rural Laica no Sitio Carro quebrado conhecido pelo nome de cemitério da Bailarina. Fez o tombamento do primeiro predio feito em alvenaria na cidade de Aurora - Sobradinho do Croronel Xavier de Souza - fundador de Aurora. Resgatou as andanças dos penitentes da Ordem Santa Cruz sem excluir o rei do Cangaço Lampião. Trouxe o cariri cangaço para Aurora, que verdade seja dita, antes de José Cicero Lampião não versava em livros sobre as suas pegadas nas terras salgadinas e agora, no instante já, o lançamento do livro Abstrações do Acaso mais uma pérola para a literatua poética da arte de fazer poesia no meu querido Brasil. Prezado amigo e irmão como não tenho grandeza material para lhe retribuir lhe outrogo o titulo de Anjo de Luz guardião da história de Aurora. De seu fiel amigo Luiz Domingos de Luna.

Nenhum comentário: