sexta-feira, 6 de julho de 2012

Quem sabe o Perfil do mentiroso?

Por José Cícero

O pior dos males humanos é a inveja. E quando esta se mistura no mesmo espaço do orgulho ferido, coaduna-se inapelavelmente com a ignorância. E jamais esqueçamos que esta última, não tem nada a ver(somente) com a questão da formação educacional dos indivíduos. Isso porque a verdadeira educação alicerçada na ética cidadã e na moral corresponde a um princípio quase inato, muito mais ligado ao berço do que propriamente a um simples formação academicista.

Contudo, ainda há quem diga que, muito pior que o mal da inveja é falsear a verdade. Quer seja por qualquer motivo... Por conseguinte, é a mentira que, invariavelmente, deixa às cegas os orgulhosos do mundo e, que por isso mesmo o tornam todos fracos de caráter de espíritos. A ferramenta do ludíbrio sempre os mantêm umbilicalmente atrelada a covardia eis a condenação eterna de todos eles.

De sorte que todo mentiroso é, no menor dos casos, covarde e medroso. Um gigantesco perigo para a sociedade, assim como para todos aqueles que convivem no dia a dia em seu entorno, bem como ao seu lado. Um câncer na mais pura e contínua evolução. Já que a ninguém, por mais que ele chame de amigo, é dado o privilegia e a tranqüilidade de se sentir seguro.É por tudo isso - aquilo que poderíamos denominar de "inimigo íntimo".

O covarde mentiroso com seu orgulho ferido é um cão danado. Um ladrão da nossa paz. A besta fera do mundo. Um dalso amigo a nos sorrir o tempo todo sempre quando nos deseja algo. Um falso líder de outros demônios. Um clássico lobo em sua pele de cordeiro. Mentem tanto, que chega ao cúmulo de viver ele próprio quase sempre enganado. Todos eles juntos, são por assim dizer, as primeiras vítimas do seu crime. E por crêem tanto nas invencionices que criaram, mantêm-se presos e condenados a esta ilusão doentia de que são importantes e maiores de que tudo.

O covarde mentiro consome-se por dentro por na sua antropofágica psicose de não ser ele próprio, mas aquilo que imagina que é. Deseja sempre levar vantagem em tudo. Um literal pulsilânime que via de regra, finge parece simpático, in teligente e educado. Mas carrega a tira colo grandes armadinhas nos lábios, nos olhos e nos braços. O rosto sorrir mas o coração ringe como dentes de brutas feras. Tenta se pintar de forte, mas no fundo é um sinônimo de temor e medo.

Os covardes mentirosos são de fato - Verdadeiros assassinos da ética e da verdade, são todos eles insuportáveis até para si mesmos. Pequeno burguês metido à besta. Eles quase não se aturam em seus conflitos - inferno interior que criaram. Falso, Judas da sociedade. Por isso não são dignos sequer do nosso desprezo.
Meu Deus, mas como sofrem um mentiroso covarde. Quantos pecados carregam eles diante da estupidez e do crime que escondem sob os seus braços sujos de infâmia, ódio e asco..

Eles sofrem em silêncio... De forma que mantêm pela vida afora o falso status e o seu proceder indigno não sai barato. Razão pela qual sofrem tanto estes covardes a espalharem mentiras e outros crimes horrendos pelo mundo.

Ainda assim, há quem acredite neles... Alguns por pura inocência e ingenuidade. Outros, porque desejam por algum motivo tirar vantagens ou qualquer proveito de todos eles. Porém, o máximo que conseguem é se igualarem a eles próprios em todo o seu status quo pra lá de deletério e maquiavélicamentente em descalabro. Nenhum deles tem vergonha de negociar sua própria alma ao diabo.Por isso é preciso que com eles, tenhamos cuidado.

Todavia, se mesmo assim, ainda quiséssemos a qualquer custo descobrir o verdadeiro Perfil psicológico do tal covarde e mentiroso – Uma frase apenas, nos servira a contento – Um ser vazio, louco por poder e por dinheiro. Mas, no entanto, a verdade e a ética é tudo que deve valer no mundo. Porque do contrário, só nos restaria o cinismo.

Sejamos vigilantes. Não baixemos a guarda da verdade sequer por um só instante... Sabemos e podemos muito mais que todos eles juntos. Por que somos fortes pela verdade e a coragem que encarnamos. Somos do povo. E estamos de olho.
Isso porque somente a verdade vos libertará... E como dizem, ‘não há coisa mais infame e desgastante do que lidar com os mentirosos compulsivos’ desse no mundo.
E aí você entendeu ou vai se dá por desinformado? Por Deus, não minta para si mesmo, principalmente se a carapuça lhe couber tão direitinho.
....................................
Aurora-CE.

Fonte da Imagem: http://www.cinematicos.tv/2012/04/1-de-abril-os-mentirosos-do-cinema.html
LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.cariridefato.com.br

Nenhum comentário: