terça-feira, 3 de julho de 2012

AURORENSES DE ONTEM E DE HOJE NA POLÍTICA DO ALÉM-FRONTEIRA...

Por José Cícero
Além de ser um inegável celeiro de artistas AURORA também é pródiga em exportar políticos para o Ceará e pelo país afora...

Dos quatro candidatos que concorrem às eleições de Juazeiro do Norte este ano, dois são por assim dizer, ilustres filhos de Aurora. Raimundo Macedo pelo PMDB, que por sinal já fora prefeito daquela terra e, atualmente é deputado federal e o outro é o não menos afamado, cantor, compositor e empresários Alçymar Monteiro pelo PDT que, inclusive já ocupara o cargo de secretário de cultura daquele município na gestão do então prefeito Carlos Cruz e que ora presta apoio a candidatura do forrozeiro aurorense nascido no distrito de Ingazeiras.

Também no município de Barbalha outro filho de Aurora está fazendo história como gestor municipal. Trata-se do prefeito José Leite do Partido dos Trabalhadores(PT) filho do saudos Dr, Enísio Cruz, que tentará sua reeleição no pleito vindouro. Outros filhos de Aurora ainda se pontificam na política de municípios como Caririaçu onde o atual gestor Edmilson Leite do PSB após dois mandatos tentará fazer seu sucessor, o também filho da terra – Acásio Leite. Situação parecida ocorre com no município de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza, onde mais um filho das plagas salgadianas – Acilon Gonçalves - após dois exitosos mandados sucessivos como prefeito, apóia agora como seu sucessor o jovem médico “Júnior do Acilon”. Também na cidade de Eusébio tivemos ainda o Sr. Paulo Eliomar Leite Gonçalves, um vez candidato a vice- prefeito pelo partido social cristão.

Em todas as eleições em quaisquer níveis sempre teremos notícias de aurorenses candidatos por este Brasil afora, notadamente na região Norte do país. Tempos passados tivemos, inclusive, um filho de Aurora – Claudio Freire, candidato ao governo do estado do Mato Grosso do Sul pelo PSB. Em 1998 época em que foi eleito o chamado Zeca do PT. Agora mesmo temos um conhecido deputado do PMDB filho de pais aurorenses – Marçal Filho(detentor de quatro mandatos na câmara federal), candidato a prefeitura da importante cidade mato-grossense de Dourados, onde curiosamente, o professor universitário Cláudio Freire é presidente do PSB local e luta pela reeleição do atual prefeito do seu partido. Cumpre destacar que o município de Dourados representa o maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, além de se constituir como um incontestável poderio econômico daquele estado.
Sem esquecer que o conhecido professor Tarciso Leite, também já fora um dia candidato ao senado federal, obtendo por seu turno uma considerável votação em todo o estado do Ceará. Como ainda, tivemos o médico e poeta Arimatéia Macedo que fora candidato a prefeito em Gurupi-TO. Assim como diversos outros filhos d'Aurora candidatos a vereador pelos mais longínquos rincões deste país, a exemplo de Cícero Diógenes em Goiás, José Trajano de Macedo e Graça Araújo ambos no estado de S.Paulo. Ou ainda como foi o caso do técnico Agrícola do INCRA nascido em Aurora José Humberto Macedo, considerado fundador e primeiro prefeito do município de Gurantã do Norte-MT. Por fim, nestas eleições temos a candidatura a vereança em Fortaleza do conhecido e querido aurorense, o pastor Sales Mangueira pelo PTdoB(última foto).

Um pouco mais distante na história:

Registremos por oportuno: Vicente Soares Leite, fundador do município de Nova Londrina/PR nos anos 30 Filho de: Antônio Soares Primo – nascido em Aurora/Ce, e depois fazendeiro em Crato/CE. Bem como o próprio Monsenhor Vicente Pinto(vigário de Aurora) que certamente tenha sido o 1º político da terra a galgar uma cadeira no parlamento estadual por quatro legislaturas consecutivas, isto é, de 1897 até 1913, inclusive chegando a assumir o posto de vice-presidente da assembléia legislativo do Ceará. Como não poderíamos deixar de lembrar do célebre coronel Izaías Arruda de Figueiredo( grande coiteiro de Lampião) que depois de delegado em Aurora chegou a ser prefeito de Missão Velha por meio da força no final dos anos 20(ver fotos).

N.R.: Para todos os filhos da terra que estão disputando estas eleições, onde quer que estejam desejamos boa sorte e que os deuses da democracia possam iluminar todos os seus eleitorados.
...................................................................
Do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato
(*) José Cícero
Secretário de Cultura e Esporte
Aurora-CE

Fotos: Aaquivo Jc e da Internet
LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.afaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

Nenhum comentário: