quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AURORA estará mais uma vez representada no VI Encontro Mestres do Mundo

Por José Cícero
Seu Antonio Pinto em sua residência com a sua inseparável Rabeca artesanal

.................................................................................................
O município de Aurora estará representado em mais uma edição do ‘VI Encontro Mestres do Mundo’ 2011 que começou nesta última sexta-feira(30) indo até o dia 3 de dezembro na cidade de Limoeiro do Norte no vale do Jaguaribe. O senhor Antônio Pinto Fernandes(Seu Antonio da Rabeca) é o representante aurorense no encontro de Limoeiro. SeuAntonio Pinto, 89 anos nasceu no Sítio Cobra. Agricultor aposentado e carpinteiro, ainda muito jovem aprendera este último ofício com o próprio pai. E a partir daí, começou a fabricar Rabeca - um instrumento musical que embora de feitio sertanejo teve sua verdadeira origem no mundo medieval europeu e, a partir da península ibérica chegou ao Brasil provavelmente com os jesuítas nos primórdios da colonização.
Com uma modesta oficina, montada no quintal de casa, seu Antonio há muito vem construindo suas rabecas, por sinal com instrumentos de trabalho fabricados artesanalmente por ele próprio. Atualmente reside no bairro São Benedito(Aurora Velha).

Seu Antonio Pinto, foi escolhido nos idos de 2006 um dos ‘mestres do mundo’ da região caririense. Uma conquista para Aurora. Deste então, recebe uma pensão vitalícia do Governo estadual no sentido de que possa transmitir seu talento e seu saber cultural para as novas gerações vindouras.

O referido evento é promovido pelo Governo do Estado, através da sua secretaria de Cultura e a Prefeitura limoerense. Conforme a pasta de cultura do Ceará, “o evento dá continuidade às ações de apoio à cultura popular tradicional do Estado do Ceará, consolidando o programa de preservação do Patrimônio Cultural Imaterial, através dos Tesouros Vivos da Cultura”.

Com este mesmo propósito, a Prefeitura de Aurora, por intermédio da sua Secretaria de Cultura está viabilizando as condições necessárias, assim como a viagem do ‘mestre rabequeiro’ juntamente com o seu acompanhante como forma de apoio a nossa cultura popular tradicional, bem como no sentido de que Aurora possa está bem representada mais uma vez este ano, no encontro dos mestres do mundo. Este é o propósito da Seculte-Aurora em consonância com o prefeito municipal Adailton Macedo.

Seu Antonio da Rabeca em sua oficina e na sala de casa

------------------------------------
Da Redação do Blog de Aurora.

LEIA MAIS EM:

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.cariricangaco.com
Fotos: Lamarck Dias/Seculte

4 comentários:

vanilda disse...

Parabéns Aurora e também o Senhor Antônio pinto Fernandes! Boa sorte!
Agora chorei muito,pois este, foi o instrumento preferido do meu pai.Todas as noites, ele se sentava em sua cadeira de balanço e tocava suas belas melodias com sua linda rabeca.E ainda,esta é guardada em sua casa do Sitio Martins,como nosso precioso tesouro.
Senhor Secretário de Cultura e Esporte,percebeu agora,porque falo das emoções que nos proporciona?
Obrigada por tudo.
Vanilda SP.(aurorense)

José Cícero disse...

Poxa, Vanilda agora você me deixou um tanto quanto, igualmente, sensibilizado(pra não dizer comovido) mas, no bom sentido, claro.
Eu é quem te agradece pelo acompahamento 'pari passu' das nossas postagens aurorenses. Sempre, fico a esperar por teus lisonjeiros comentários e impressões. És por assim dizer, nossa correspondente(aurorense) no além-fronteira.
Ps.: Fiquei agora curioso em conhecer e perto a Rabeca do seu querido pai. Ela ainda existe mesmo? Digamos que é uma relíquia!!!
Mui grato,
JC
Seculte/Aurora.

vanilda disse...

Existe sim!É de fato uma relíquia!
Como não posso mais abraça-lo,abraço seu instrumento preferido e tenho a sensação de novamente ouvir suas palvras dizendo:-Agora vou tocar para minha neguinha!
Eh pai!Meu heroi,meu querido,meu velho,meu amigo! Te amo!
O convite para conhecer a rabeca,está feito,Senhor José Cícero e é para mim,uma honra!
Vanilda SP.(aurorense)

José Cícero disse...

Valeu! Muitíssimo obrigado ficarei na expectativa desdejá.
JC