segunda-feira, 22 de junho de 2015

AURORA sedia encontro para debater curso de formação para gestores culturais do Cariri Oriental*


Aconteceu na manhã desta segunda-feira(22) na cidade de AURORA o encontro regional para gestores culturais, agentes e conselheiros de cultura do Cariri Oriental. Ocasião em que estiveram presentes diversos artistas e fazedores de cultura aurorenses.
O acontecimento proposto pela Universidade Federal do Cariri(UFCA) em parceria com a gestão municipal teve como objetivo debater o edital referente ao curso de formação para os que atuam na área da cultura, tanto no setor público quanto na sociedade civil. 
Trata-se de um projeto, conforme afirmou o secretário da pasta  José Cícero, do  Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), em parceria com a pró-reitoria de cultura da Universidade Federal do Cariri  e que acontecerá até novembro. Disse ainda que o curso de formação e extensão tem como meta principal o aperfeiçoamento em Gestão Pública de Cultura, bem como melhor capacitar os municípios para à questão da construção do Plano municipal.
Já  os representantes da UFCA presentes ao encontro, os professores Paulo André e Ana Cláudia(fotos),  ressaltaram que "o curso tem como objetivo principal capacitar gestores públicos, conselheiros e agentes culturais em todo o Estado, a fim de desenvolver competências e habilidades voltadas para o acesso às políticas de cultura, valorização a cultura regional e local e ainda a consolidação do Sistema Nacional".
Cada município terá direito inicialmente a quatro vagas sendo duas para o setor público e duas para a sociedade civil. Mas, conforme asseguraram os representes da UFCA é possível que este número possa aumentar a depender dos outros municípios, caso não haja o preenchimento total das vagas ofertadas ofertadas.
 
O curso:
As aulas serão realizadas na forma semipresencial, integrando ações educativas presenciais e a distância. Elas têm como pressupostos metodológicos a relação teoria/prática, a transversalidade e a interação dos conteúdos, procedimentos e ações. O percurso formativo contempla o desenvolvimento de módulos estruturados com base nos três eixos temáticos - Políticas Públicas de Cultura; Diversidade Cultural e Desenvolvimento Sustentável e Gestão Cultural. Nos módulos presenciais, estão previstas oficinas, seminários, painéis, vivências e atividades do campo. Como procedimento metodológico embasador de atividades subsequentes, será realizada oficina para Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), a qual dará oportunidade da construção de quadro de possibilidades e desafios na área da gestão cultural nos municípios envolvidos com o curso. 
-------------------------
Da Redação do Blog de Aurora e internet.
fotos: Adriano de Sousa Anão e Jean Charles(Secult-PMA)

Nenhum comentário: