sexta-feira, 31 de maio de 2013

Prefeito Adailton Macedo é recebido em Brasília pelo senador cearense Inácio Arruda

Da Redação
Senador Inácio Arruda ladeado pelo Pref. Adailton Macedo e José Cícero
Senador Inácio Arruda(PC do B) em conversação com o pref. Adailton
Prefeito Adailton Macedo com o senador Inácio Arruda em Brasília
No gabinete do senador Eunício Oliveira em Brasília
Pref. Adailton, dep. Mauro Benevides e Luiz Carlos  do Banco Central
Deputado Mauro Benevides(PMDB) ladeado por Adailton e José Cícero
Adailton Macedo com o Dr. Vicente Landim pres. de honra da AFA(Brasília)

Ao lado do seu secretário de Cultura José Cícero  o prefeito Adailton Macedo(PMBD) participa de conversações em Brasília com vistas a conseguir  recursos para Aurora na área da cultura e do turismo  

Acompanhado do secretário de cultura e turismo do seu município José Cícero, o prefeito  de Aurora Adailton Macedo(PMDB) esteve na última quarta-feira(29) em Brasília, ocasião em que mais uma vez,  esteve visitando alguns órgãos públicos federais, assim como autoridades políticas do Ceará. 
O objetivo como sempre, foi o de reivindicar recursos e outras benesses para o município de Aurora nas mais diversas áreas, incluindo o setor da cultura e do turismo.
Casarão do Cel. Xavier
Inicialmente o prefeito Adailton esteve no FNDE para resolver pendências relacionadas à questão da merenda escolar. Em seguida, para verificar demandas do interesse do seu município o prefeito esteve no gabinete do senador Eunício Oliveira(PMDB), como também manteve contato no Congresso com o deputado peemedebista Mauro Benevides que, no ensejo  garantiu uma emenda  de duzentos e cinquenta mil reais destinada às obras de recuperação e revitalização do antigo prédio do coronel Xavier(foto ao lado) localizado ao lado da matriz que será transformado no centro cultural Aldemir Martins(museu municipal, escola de música e oficianas de artes). 
Ainda, aproveitando a visita à capital da República, o prefeito Adailton juntamente com o seu secretário de cultura estiveram visitando o  Dr. Vicente Landim de Macedo - aurorense, neto da famosa Marica Macedo do Tipi. 
Na pauta, a formalização do convite ao Dr. Vicente como o palestrante durante o seminário Cariri Cangaço 2013 que acontecerá em Aurora no dia 20 de setembro, cujo tema será: "Marica Macedo, matriarca do Tipi - brava sertaneja d'Aurora". 
À tarde o prefeito retornou ao Congresso para uma audiência, sendo oportunamente recebido pelo senador Inácio Arruda(PCdoB) em seu gabinete. 
Depois de uma boa e agradável conversa com o líder comunista, o prefeito Adailton Macedo recebeu a garantia de dois benefícios por parte do senador - a recuperação do histórico casarão e, em seguida, após o envio do projeto de engenharia, a construção de um moderno anfiteatro em Aurora, no local do antigo prédio do açougue municipal nas proximidades da rua Santa Maria(foto abaixo).
Antigo prédio do açougue

Na mesma ocasião, o prefeito Adailton Macedo aproveitou para convidar o ilustre senador Inácio Arruda para participar do Cariri Cangaço edição 2013 que acontecerá em setembro no período da noite na cidade de Aurora. 
O convite foi aceito e prontamente agendado pelo combativo senador do PC do B do Ceará.

 ---------------------------------------

Comunidade católica de AURORA participa da procissão de Corpus Christi

Procissão de Corpus Christi em Aurora(foto internet)
Turma da Secretaria de cultura durante os trabalhos na avenida Ant. Ricardo
AURORA: 
A  comunidade católica aurorense vivenciou  na tarde/noite da última quinta-feira(30) as tradicionais comemorações religiosas alusivas a passagem do dia de Corpus Christi.Trata-se de um acontecimento dos mais prestigiados e participativos que compõe o calendário religioso/comemorativo da paróquia local.
A data mais uma vez ficou marcada pela ornamentação de algumas ruas localizadas no centro da cidade. Os enfeites são feitos tradicionalmente com tapetes, jarros, figuras e desenhos sacros confeccionados no chão pela própria comunidade.  
Enfeites na av. Antonio Ricardo no centro
A exemplo da avenida Antonio Ricardo no centro da cidade que todos os anos recebe o trabalho verdadeiramente artístico e artesanal realizado pela equipe da secretaria de cultura local, além da rua Sete de Setembro, dentre outras (foto).
Os enfeites e adornos foram feitos à base de serragens de madeira, palha de arroz, cal, tintas coloridas e flores; o que deu um colorido especial ao acontecimento religioso, com vistas a passagem da procissão de corpus christi como acontece todos os anos. 
A procissão percorreu, além das ruas no entorno da igreja  matriz, a rua 7 de setembro, coronel Botelho e do entorno da praça padre Cícero(estação) onde está a estátua do Padre Cícero Romão Batista. 
De lá o cortejo seguiu pela avenida Antonio Ricardo no centro da cidade na direção da matriz. Quando os devotos e fiéis participaram da celebração de uma missa oficiada pelo vigário, padre Antonio José do Nascimento Neto. 
Sem dúvida, foi uma comemoração das mais participativas, como sempre ocorrer todos os anos em Aurora, disse o agricultor e devoto José Serafim Silva residente no bairro Araçá.
 ------------------------

SERVIÇO/INFORMAÇÃO:
  
Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
.........................................
Redação do Blog de Aurora.
Fotos JC, J. Silva e da Internet
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

sábado, 25 de maio de 2013

AURORA participa do evento de Implementação do Sistema Nacional de Cultura e do Fórum Estadual de Museus em Fortaleza

Secretários de cultura e demais participantes com a Ministra Marta
Ministra Marta Suplicy falando durante o evento no Dragão do Mar
Sec. JC com o prof. Antonio Galeno bisneto de escritor Juvenal Galeno
Secretário de cultura de Aurora JC durante o evento
Durante a participação da Ministra Marta Suplicy
Sec. JC durante entrevista para a TV no Sesc/Dragão do Mar
Fórum de Museus no auditório da Casa Juvenal Galeno

Participaram do evento gestores responsáveis pela execução dos Planos de Trabalho, do Estado e de Municípios que celebraram Adesão/acordos de Cooperação Federativa com vistas ao Sistema Nacional de Cultura(SNC) , além de servidores, conselheiros de cultura e representantes de Pontos de Cultura.


Centro Dragão do Mar
Duas importantes iniciativas ligadas à política cultural  do Ceará ocorreram de modo quase que simultâneos durante os últimos dias 22,23,24 e 25  na capital cearense. Trata-se do encontro relativo à  Oficina com vistas à 'Implementação do Sistema Nacional de Cultura'. 
Depois, do IV Fórum Estadual de Museus do Ceará(FEM) que se deu na Casa Juvenal Galeno e do II Encontro da Rede de Museus Comunitário do Estado auditório no Theatro José de Alencar ambos em Fortaleza.
Oportunidade em que estiveram presentes secretários de cultura e demais representantes de vários municípios do estado. Além de responsáveis por Ponto de Cultura e Ongs ligadas ao setor.
O primeiro evento  se deu no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura localizado na praia de Iracema. Tendo o apoio da Secult-CE e da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura em sua representação regional do Nordeste sediada em Recife. 
este encontro se deu durante três dias,  na pauta uma série de oficinas acerca da Implementação do Sistema Nacional de Cultura(SNC) e outras discussões pertinentes. A parte das explanações estiveram a cargo das representantes do MinC: Telma, Regina e Fernanda, além de Aline(Secult).

"O evento objetiva dinamizar a participação das esferas municipais, estaduais e federal na construção de políticas culturais e repasse de recursos para o setor", disse a professora Telma uma das expositoras e representante do MinC no evento.
No penúltimo dia do acontecimento, os participantes do encontro contaram, inclusive com a participação da Ministra da Cultura a senadora Marta Suplicy acompanhada da sua comitiva e do secretário de estado da cultura Francisco Pinheiro. 
A ministra, demonstrando entusiasmo com os rumos do Ceará, falou dentre outras coisas, da importância do SNC, da pec 150, do Vale Cultura, bem como dos esforços da sua pasta, assim como do  trabalho pioneiro avançado do Ceará no que tange a implementação de uma política de cultura  e da adesão ao sistema nacional. 
Casa Juvenal Galeno na capital
O município de AURORA esteve representado na ocasião pelo  próprio secretário de cultura professor José Cícero, segundo o qual, 'trata-se de verdadeiros movimento que, em última instância, visa implantar e fortalecer  um sistema de política  cultural realmente duradoura, permanente e efetiva em todo o estado. Especialmente no interior onde, conforme ele, as coisas demoram muito a acontecer por conta da necessidade de uma diálogo mais aproximado com os órgãos da capital", disse. " É maravilhoso ver toda a modernidade esplendorosa e infraestrutura moderna oferecida pelo Centro Dragão do Mar, e ao mesmo tempo saber que quase nada desse tipo de equipamento  fundamental para o desenvolvimento cultural sequer existe nos municípios tidos como pequenos do nosso interior. Onde de fato a cultura vive, sobrevive e de fato acontece." "É preciso que está lógica mude o quanto antes, para o bem de todos os cearense", finalizou.
Na mesma oportunidade, foram debatidas algumas questões fundamentais, tais como: a obrigatoriedade das conferências de culturas que devem ser realizadas a partir deste mês até 14 de julho. Como ainda, a formatação do sistema e do Plano de cultura municipal, criação do conselho de políticas culturais e da cota de financiamento, como algumas das exigências à guisa de adequação ao Sistema Nacional de Cultura.
...............................
Redação do Blog de Aurora.
Fotos JC. e da Internet
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

Opinião sobre as Rodovias e mais um acidente grave aconteceu na BR-116 em Milagres-CE

Por José Cícero

BR-116 local do acidente carreta ao longe fora da estrada. Foto: J.Cícero

Carreta fora da estrada. Foto:JC
Triste e lamentável, mas é verdade. As estradas do nosso país estão cada vez mais violentas. 
O que se vive hoje nas rodovias brasileiras não tem outro nome, senão o de uma verdadeira tragédia humana. A morte parece rondar todos os que viajam por este país continental. Todos são, por assim dizer, vítimas em potencial de um acidente. E o pior ainda é  saber que, ao que tudo indica, esta realidade catastrófica não parece sensibilizar muitos. Notadamente a nossa elite política e empresarial. É como se todos eles estivessem cegos diante desta calamidade. Desta máquina mortífera que, ao passo que amedronta também nos envergonha pelo teor da nossa passividade. Posto que a a imprudência ainda constitui um dos grandes componentes para o agravamento da situação. 
Toda sorte de  precariedades das nossas estradas, somada ao crescimento absurdo da frota de veículos, assim como a cultura da ignorância e da deseducação, também têm contribuir para  este autêntico e deplorável caos rodoviário. Algo que pelo menos deveria ser considerado como um problema social e de saúde pública. Que, diga-se de passagem, (como está) também onera  e encarece  as finanças do erário.
Enquanto isso, os governos  continuam insistindo(ao contrário das grandes nações do mundo), em priorizar o transporte rodoviário em detrimento das ferrovias. De forma que nenhuma solução pode ser vislumbrada no chamado fim do túnel. Some-se ainda a tudo isso,  toda a problemática do trânsito mortífero e engessado que ora se vive nas grande cidades e até mesmo no interior; aliás na maioria dos casos, fomentado pela política governamental ante a fabricação e  popularização da compra do carro de da moto por uma séri de  facilidades.
No fundo há um grande esquema que visa  priorizar as rodovias e assim agradar os empresários do setor, única razão que pode explicar a atual situação criminosa de sucateamento das nossas ferrovias. Os grandes incentivos às montadoras que encontram um grande filé mignon no Brasil,  como o preço dos automóveis mais caro do planeta. Mesmo assim vendem como água no deserto do Saara.
Sem esquecer que tudo fica bem mais caro pelo transporte modal das rodovias, mas alguém está ganhando muito com este modelo. Além do mais está saindo, inclusive, muito caro para o meio ambiente e por consequência,  para a vida das pessoas. 
Senão: como pode por exemplo, o preço das passagens de avião está proporcionalmente mais barato do que do próprio ônibus?
Sinal de que o transporte rodoviário está caro, debilitado, defasado e deficiente...Um esquema que só funciona bem apenas para os empresários monopolistas do setor em seus conluios espúrios como boa parte dos poderosos políticos deste país. 
----------------------
ACIDENTE GRAVE NA BR116 NAS PROXIMIDADES DO POSTO PAPAI NOEL EM MILAGRES-CE.

Carreta fora da estrada envolvida no acidente. Foto: site Miséria
Veículo Gol totalmente destruído onde viajavam as vítimas FotoSite Miséria
Carreta fora da estrada. Foto J.Cícero
Na última quinta-feira(23) por volta das 2 h da tarde há  cerca de 3 km do posto Papai Noel(Patagônia) em Milagres(CE) mais um triste acidente aconteceu. Chovia na região e a BR-116 estava ainda mais perigosa, quando ocorreu a sinistra colisão envolvendo um veículo Gol da PB que ia para Juazeiro do Norte e Uma carreta transportadora do PR com destino à Fortaleza.
No acidente morreu o motorista do Gol Fco. Abrantes de Paula, de 57 anos, natural Sousa (PB). O filho, dele Roberto Abrantes, de 26 anos, foi levado em estado grave para o Hospital Geral de Brejo Santo com fraturas nas duas pernas. 
Já a esposa do mesmo Maria Gorete Abrantes, por sinal grávida de 6 meses perdeu o bebê. A mesma  se encontra na UTI  hospitalar do Cariri com gravidade de saúde. 
O veiculo Gol, como é possível se verificar nas imagens  ficou praticamente destruído o que para muitos dos populares que estiveram no local do acidente, por puro milagres os demais ocupantes não não foram vítimas fatais.
....................
Redação:
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Do Site CARIRI CANGAÇO: Avant Premier*

Fideralina Augusto Lima a personagem principal em Lavras. Por Dimas Macedo.

Dimas Macedo conferencista da tarde em Lavras

O Ponto alto da Abertura do Cariri Cangaço 2013 em sua Avant Premier em Lavras, foi a Conferência do escritor , poeta e membro da Academia Cearense de Letras; filho ilustre de Lavras da Mangabeira; o intelectual Dimas Macedo, sobre a trajetória de vida de Fideralina Augsto Lima, ou simplesmente Dona Fideralina. 
Com uma Mesa onde tínhamos além de Dimas Macedo, o escritor e pesquisador, secretário de cultura de Barro, Sousa Neto, a historiadora e pesquisadora Juliana Ischiara e o pesquisador, escritor e secretário de cultura de Aurora, José Cícero, tivemos a oportunidade de aprofundar neste universo fantástico das raízes de nosso sertão, através da marcante história de vida de uma das personagens mais emblemáticas do Ceará, do final do século XIX e inicio do século XX, que a partir de Lavras levava sua influência para todos os rincões alencarinos.

Dimas Macedo em Conferência ímpar no Cariri Cangaço 2013.
Sousa Neto, Juliana Ischiara e José Cícero
Com uma Conferência pontuada por informações preciosas sobre a trajetória de dona Fideralina e a tradicional família Augusto ao longo do tempo, Dimas Macedo nos brindou com um capítulo especial da vida desta Matriarca Lavrense, numa autêntica aula de história, conhecimento e reflexões.
Fatos curiosos, polêmicos e que foram fundamentais pra entendermos boa parte da história de nosso Ceará do inicio do século pasado tiveram em Lavras eum cenário habitual e importante tendo como pano de fundo a presente forte e definitiva de Fideralina Augusto Lima. Para a historiadora Juliana Ischiara, "foi uma tarde noite memorável quando o Cariri Cangaço reverencia de forte solene a memória não sói de Fidera, mas de todo clã dos Augusto". Já o pesquisador José Cícero confirmou " Mulheres como Fideralina e Marica Macedo estavam a frente de seu tempo, e o Cariri Cangaço hoje contribui fortemente para o resgate da história de nosso Ceará." Sousa Neto não deixou de ressaltar a "grande mobilização de toda a cidade de Lavras em torno do Cariri Cangaço: Um evento inesquecível".

Ao final ficou a certeza de muitos outros capítulos em Lavras da Mangabeira no 
Cariri Cangaço 2014.

Tudo sobre a Avant Premier do Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira, voce encontra a partir de hoje aqui no cariricangaco.com
-------------------------------------------------------
 

Festa em Lavras da Mangabeira para o Cariri Cangaço 

Por:José Cícero

Pré-lançamento da quarta edição do Cariri Cangaço 2013 movimentou cidade de Lavras da Mangabeira na tarde/noite do último sábado(18)

Na tarde/noite de sábado(18) aconteceu na cidade de Lavras da Mangabeira na região do Cariri cearense, a chamada Avant Premier do IV seminário Cariri Cangaço em sua edição 2013. Sob o título de “Canetas e Bacamartes”, o seminário lavrense abordou a figura  da famosa matriarca da terra Fideralina Augusto Lima, tendo como palestrante o Dr. Dimas Macedo – trineto da homenageada e também filho do lugar. Após a palestra, a secretaria de cultura brindou os presentes com a belíssima apresentação do grupo de Xaxado formado por jovens do município.  Em seguida foi oferecido um jantar aos convidados nas dependências da antiga estação ferroviária. 

Uma inegável noite de festa, onde se celebrou a memória histórica de Lavras e do Cariri como um todo, disse o secretário de cultura de Aurora José Cícero que também integra a equipe de conselheiros do Cariri Cangaço.
Secretário de Cultura de Aurora José Cícero ao lado do Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo e do pesquisador Múcio Procópio, na festa do Cariri Cangaço em Lavras

"Sem dúvida um grande momento, onde se reuniram em torno das discussões relativas à figura histórica e controversa de Fideralina Augusto; autoridades, intelectuais, entusiastas e pesquisadores do cangaço não somente do Cariri, além de professores, estudantes e a população lavrense em geral. Lavras, assim como os que fazem a pasta de cultura e a gestão municipal estão de parabéns pela realização deste magno acontecimento", disse.

Tendo como palco o plenário da câmara de vereadores, o seminário CC de Lavras representou um grande momento cultural que coroou com muita festa e glamour o grande encontro da população com muitos dos seus conterrâneos ilustres em nome do resgate da história local. Estiveram presentes ao evento, além do palestrante, o deputado Heitor Férrer, intelectuais lavrenses e vários descendentes de D. Fideralina. Assim como autoridades municipais e da região, bem como de diversos estudiosos e pesquisadores  do Cariri e do Nordeste. 

A secretária de cultura do município Cristina Couto, não conseguiu esconder o seu ar de satisfação diante do grande sucesso que foi  o acontecimento que inclusive, prosseguiu por toda a manhá de domingo, com uma série de visitações técnicas aos lugares históricos de Lavras, como a residência de  Fideralina na sede, especialmente o sítio Tatu onde se encontra ainda de pé o velho casarão onde morou a célebre matriarca com todo o seu clã.
Dr Frankilin Augusto e Cristina Couto na abertura do Cariri Cangaço em Avant Premier 
O evento, segundo o  curador do CC Manoel Severo, foi uma espécie de pré-lançamento que acontece a partir de Lavras e se estenderá para outros municípios nordestinos, a partir de junho, a exemplo de Sousa e Nazarezinho no Estado da Paraíba, Mossoró(Sbec) no Rio Grande do Norte, bem como Piranhas e Canindé de São Francisco em Sergipe e Alagoas.

O Cariri Cangaço em sua quarta edição ocorrerá na primeira quinzena de setembro nas cidades caririenses de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Barro, Porteiras e AURORA.  Um evento dos mais prestigiados e que há quatro anos vem agitando os debates em torno da história do cangaço e do Nordeste como um todo, finalizou.

José Cícero
Secretário de Cultura de Aurora
Conselheiro Cariri Cangaço, Sócio do GECC
 

Mais um NACO de Poesia...*

Por José Cícero

Enquanto é Tempo

Ame-me enquanto é tempo.
Porque o tempo por si mesmo
é célere e ligeiro.
Nada do futuro  ou do amanhã existe .
Além de mim nada é por inteiro.
A vida é fugaz, como passageiro
é todo e qualquer sentimento.
Meu amor é tanto.
E meu querer intenso.
Meu tempo é quando.
Além de muito  pouco e pequeno,
o sonho de todos os poetas
tidos como utópicos e  aventureiros.

Ame-me intensamente
e tão sem medo.
Enquanto é tempo.
Porque o tempo,
é um mero instante.
Um abstrato momento
assaz transitório,
a escorrer por entre o dedos.
Pródigo quase sempre,
em contrariar os segredos.
Meu desejo é tanto
e um tanto quanto
ousado e imenso...
Todo o meu sentimento.

Viva demasiadamente
o teu momento.
Sem angústia e ansiedade.
Porque o tempo é célere
E a vida breve.
Como é breve e célere,
Certamente...
todos os instantes de felicidade.

Ame-me de verdade.
Agora e sem demora.
Como alguém que teme a morte.
Ou que não está nem aí
Para este pensamento
escatológico.
Ame-me, simplesmente.
E isso é o bastante
para que possamos
construir o sonho possível
do eterno instante.
Ame-me tão somente
como quem deseja
a qualquer custo acreditar
que é possível amar.
E assim ser feliz  eternamente.
Como para todo o sempre.
.................................................
José Cícero
Aurora - CE
Inédito/2013
Foto ilustrativa da Internet.
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

Google+ Followers