domingo, 19 de maio de 2013

Em noite de avant premier IV Seminário Cariri Cangaço é lançado com sucesso em Lavras da Mangabeira

Da Redação:

Pré-lançamento da quarta edição do Cariri Cangaço 2013 movimentou cidade de Lavras da Mangabeira na tarde/noite do último sábado(18)

Na tarde/noite de sábado(18) aconteceu na cidade de Lavras da Mangabeira na região do Cariri cearense, a chamada Avant Premier do IV seminário Cariri Cangaço em sua edição 2013.  
Sob o título de “Canetas e Bacamartes”, o seminário lavrense abordou a figura  da famosa matriarca da terra Fideralina Augusto Lima, tendo como palestrante o Dr. Dimas Macedo – trineto da homenageada e também filho do lugar. Após a palestra, a secretaria de cultura brindou os presentes com a belíssima apresentação do grupo de Xaxado formado por jovens do município.  Em seguida foi oferecido um jantar aos convidados nas dependências da antiga estação ferroviária. 
Uma inegável noite de festa, onde se celebrou a memória histórica de Lavras e do Cariri como um todo, disse o secretário de cultura de Aurora José Cícero que também integra a equipe de conselheiros do Cariri Cangaço.

"Sem dúvida um grande momento, onde se reuniram em torno das discussões relativas à figura histórica e controversa de Fideralina Augusto; autoridades, intelectuais, entusiastas e pesquisadores do cangaço não somente do Cariri, além de professores, estudantes e a população lavrense em geral. Lavras, assim como os que fazem a pasta de cultura e a gestão municipal estão de parabéns pela realização deste magno acontecimento", disse.

Tendo como palco o plenário da câmara de vereadores, o seminário CC de Lavras representou um grande momento cultural que coroou com muita festa e glamour o grande encontro da população com muitos dos seus conterrâneos ilustres em nome do resgate da história local. Estiveram presentes ao evento, além do palestrante, o deputado Heitor Férrer, intelectuais lavrenses e vários descendentes de D. Fideralina. Assim como autoridades municipais e da região, bem como de diversos estudiosos e pesquisadores  do Cariri e do Nordeste. 
A secretária de cultura do município Cristina Couto, não conseguiu esconder o seu ar de satisfação diante do grande sucesso que foi  o acontecimento que, inclusive, prosseguiu por toda a manhã de domingo, com uma série de visitações técnicas aos lugares históricos de Lavras, como a residência de  Fideralina na sede, especialmente o sítio Tatu onde se encontra ainda de pé o velho casarão onde morou a célebre matriarca com todo o seu clã. 
Avant Premier 


O evento, segundo o  curador do CC Manoel Severo, foi uma espécie de pré-lançamento que acontece a partir de Lavras e se estenderá para outros municípios nordestinos, a partir de junho, a exemplo de Sousa e Nazarezinho no Estado da Paraíba, Mossoró(Sbec) no Rio Grande do Norte, bem como Piranhas e Canindé de São Francisco em Sergipe.

O Cariri Cangaço em sua quarta edição ocorrerá na primeira quinzena de setembro nas cidades caririenses de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Barro, Porteiras e AURORA.  Um evento dos mais prestigiados e que há quatro anos vem agitando os debates em torno da história do cangaço e do Nordeste como um todo, finalizou.
..........................................................
 Fotos J. Silva p/ Secult-Aurora.
LEIA MAIS EM:
e no Facebook
em:  
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4743224100198&set=a.4743223060172.1073741838.1282835244&type=1&theater

Um comentário:

Vanilda disse...

Não posso esconder a minha admiração pelo belíssimo trabalho deste povo. Estes guerreiros que se empenham em levar a cultura e o conhecimento para toda população, como não dizer ao mundo?
Parabéns a todos e desejo muito sucesso e paz nesta jornada que muito promete.
Vanilda SP.(aurorense)