segunda-feira, 20 de maio de 2013

Do Site CARIRI CANGAÇO: Avant Premier*

Fideralina Augusto Lima a personagem principal em Lavras. Por Dimas Macedo.

Dimas Macedo conferencista da tarde em Lavras

O Ponto alto da Abertura do Cariri Cangaço 2013 em sua Avant Premier em Lavras, foi a Conferência do escritor , poeta e membro da Academia Cearense de Letras; filho ilustre de Lavras da Mangabeira; o intelectual Dimas Macedo, sobre a trajetória de vida de Fideralina Augsto Lima, ou simplesmente Dona Fideralina. 
Com uma Mesa onde tínhamos além de Dimas Macedo, o escritor e pesquisador, secretário de cultura de Barro, Sousa Neto, a historiadora e pesquisadora Juliana Ischiara e o pesquisador, escritor e secretário de cultura de Aurora, José Cícero, tivemos a oportunidade de aprofundar neste universo fantástico das raízes de nosso sertão, através da marcante história de vida de uma das personagens mais emblemáticas do Ceará, do final do século XIX e inicio do século XX, que a partir de Lavras levava sua influência para todos os rincões alencarinos.

Dimas Macedo em Conferência ímpar no Cariri Cangaço 2013.
Sousa Neto, Juliana Ischiara e José Cícero
Com uma Conferência pontuada por informações preciosas sobre a trajetória de dona Fideralina e a tradicional família Augusto ao longo do tempo, Dimas Macedo nos brindou com um capítulo especial da vida desta Matriarca Lavrense, numa autêntica aula de história, conhecimento e reflexões.
Fatos curiosos, polêmicos e que foram fundamentais pra entendermos boa parte da história de nosso Ceará do inicio do século pasado tiveram em Lavras eum cenário habitual e importante tendo como pano de fundo a presente forte e definitiva de Fideralina Augusto Lima. Para a historiadora Juliana Ischiara, "foi uma tarde noite memorável quando o Cariri Cangaço reverencia de forte solene a memória não sói de Fidera, mas de todo clã dos Augusto". Já o pesquisador José Cícero confirmou " Mulheres como Fideralina e Marica Macedo estavam a frente de seu tempo, e o Cariri Cangaço hoje contribui fortemente para o resgate da história de nosso Ceará." Sousa Neto não deixou de ressaltar a "grande mobilização de toda a cidade de Lavras em torno do Cariri Cangaço: Um evento inesquecível".

Ao final ficou a certeza de muitos outros capítulos em Lavras da Mangabeira no 
Cariri Cangaço 2014.

Tudo sobre a Avant Premier do Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira, voce encontra a partir de hoje aqui no cariricangaco.com
-------------------------------------------------------
 

Festa em Lavras da Mangabeira para o Cariri Cangaço 

Por:José Cícero

Pré-lançamento da quarta edição do Cariri Cangaço 2013 movimentou cidade de Lavras da Mangabeira na tarde/noite do último sábado(18)

Na tarde/noite de sábado(18) aconteceu na cidade de Lavras da Mangabeira na região do Cariri cearense, a chamada Avant Premier do IV seminário Cariri Cangaço em sua edição 2013. Sob o título de “Canetas e Bacamartes”, o seminário lavrense abordou a figura  da famosa matriarca da terra Fideralina Augusto Lima, tendo como palestrante o Dr. Dimas Macedo – trineto da homenageada e também filho do lugar. Após a palestra, a secretaria de cultura brindou os presentes com a belíssima apresentação do grupo de Xaxado formado por jovens do município.  Em seguida foi oferecido um jantar aos convidados nas dependências da antiga estação ferroviária. 

Uma inegável noite de festa, onde se celebrou a memória histórica de Lavras e do Cariri como um todo, disse o secretário de cultura de Aurora José Cícero que também integra a equipe de conselheiros do Cariri Cangaço.
Secretário de Cultura de Aurora José Cícero ao lado do Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo e do pesquisador Múcio Procópio, na festa do Cariri Cangaço em Lavras

"Sem dúvida um grande momento, onde se reuniram em torno das discussões relativas à figura histórica e controversa de Fideralina Augusto; autoridades, intelectuais, entusiastas e pesquisadores do cangaço não somente do Cariri, além de professores, estudantes e a população lavrense em geral. Lavras, assim como os que fazem a pasta de cultura e a gestão municipal estão de parabéns pela realização deste magno acontecimento", disse.

Tendo como palco o plenário da câmara de vereadores, o seminário CC de Lavras representou um grande momento cultural que coroou com muita festa e glamour o grande encontro da população com muitos dos seus conterrâneos ilustres em nome do resgate da história local. Estiveram presentes ao evento, além do palestrante, o deputado Heitor Férrer, intelectuais lavrenses e vários descendentes de D. Fideralina. Assim como autoridades municipais e da região, bem como de diversos estudiosos e pesquisadores  do Cariri e do Nordeste. 

A secretária de cultura do município Cristina Couto, não conseguiu esconder o seu ar de satisfação diante do grande sucesso que foi  o acontecimento que inclusive, prosseguiu por toda a manhá de domingo, com uma série de visitações técnicas aos lugares históricos de Lavras, como a residência de  Fideralina na sede, especialmente o sítio Tatu onde se encontra ainda de pé o velho casarão onde morou a célebre matriarca com todo o seu clã.
Dr Frankilin Augusto e Cristina Couto na abertura do Cariri Cangaço em Avant Premier 
O evento, segundo o  curador do CC Manoel Severo, foi uma espécie de pré-lançamento que acontece a partir de Lavras e se estenderá para outros municípios nordestinos, a partir de junho, a exemplo de Sousa e Nazarezinho no Estado da Paraíba, Mossoró(Sbec) no Rio Grande do Norte, bem como Piranhas e Canindé de São Francisco em Sergipe e Alagoas.

O Cariri Cangaço em sua quarta edição ocorrerá na primeira quinzena de setembro nas cidades caririenses de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Barro, Porteiras e AURORA.  Um evento dos mais prestigiados e que há quatro anos vem agitando os debates em torno da história do cangaço e do Nordeste como um todo, finalizou.

José Cícero
Secretário de Cultura de Aurora
Conselheiro Cariri Cangaço, Sócio do GECC
 

Nenhum comentário:

Google+ Followers