sábado, 25 de maio de 2013

AURORA participa do evento de Implementação do Sistema Nacional de Cultura e do Fórum Estadual de Museus em Fortaleza

Secretários de cultura e demais participantes com a Ministra Marta
Ministra Marta Suplicy falando durante o evento no Dragão do Mar
Sec. JC com o prof. Antonio Galeno bisneto de escritor Juvenal Galeno
Secretário de cultura de Aurora JC durante o evento
Durante a participação da Ministra Marta Suplicy
Sec. JC durante entrevista para a TV no Sesc/Dragão do Mar
Fórum de Museus no auditório da Casa Juvenal Galeno

Participaram do evento gestores responsáveis pela execução dos Planos de Trabalho, do Estado e de Municípios que celebraram Adesão/acordos de Cooperação Federativa com vistas ao Sistema Nacional de Cultura(SNC) , além de servidores, conselheiros de cultura e representantes de Pontos de Cultura.


Centro Dragão do Mar
Duas importantes iniciativas ligadas à política cultural  do Ceará ocorreram de modo quase que simultâneos durante os últimos dias 22,23,24 e 25  na capital cearense. Trata-se do encontro relativo à  Oficina com vistas à 'Implementação do Sistema Nacional de Cultura'. 
Depois, do IV Fórum Estadual de Museus do Ceará(FEM) que se deu na Casa Juvenal Galeno e do II Encontro da Rede de Museus Comunitário do Estado auditório no Theatro José de Alencar ambos em Fortaleza.
Oportunidade em que estiveram presentes secretários de cultura e demais representantes de vários municípios do estado. Além de responsáveis por Ponto de Cultura e Ongs ligadas ao setor.
O primeiro evento  se deu no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura localizado na praia de Iracema. Tendo o apoio da Secult-CE e da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura em sua representação regional do Nordeste sediada em Recife. 
este encontro se deu durante três dias,  na pauta uma série de oficinas acerca da Implementação do Sistema Nacional de Cultura(SNC) e outras discussões pertinentes. A parte das explanações estiveram a cargo das representantes do MinC: Telma, Regina e Fernanda, além de Aline(Secult).

"O evento objetiva dinamizar a participação das esferas municipais, estaduais e federal na construção de políticas culturais e repasse de recursos para o setor", disse a professora Telma uma das expositoras e representante do MinC no evento.
No penúltimo dia do acontecimento, os participantes do encontro contaram, inclusive com a participação da Ministra da Cultura a senadora Marta Suplicy acompanhada da sua comitiva e do secretário de estado da cultura Francisco Pinheiro. 
A ministra, demonstrando entusiasmo com os rumos do Ceará, falou dentre outras coisas, da importância do SNC, da pec 150, do Vale Cultura, bem como dos esforços da sua pasta, assim como do  trabalho pioneiro avançado do Ceará no que tange a implementação de uma política de cultura  e da adesão ao sistema nacional. 
Casa Juvenal Galeno na capital
O município de AURORA esteve representado na ocasião pelo  próprio secretário de cultura professor José Cícero, segundo o qual, 'trata-se de verdadeiros movimento que, em última instância, visa implantar e fortalecer  um sistema de política  cultural realmente duradoura, permanente e efetiva em todo o estado. Especialmente no interior onde, conforme ele, as coisas demoram muito a acontecer por conta da necessidade de uma diálogo mais aproximado com os órgãos da capital", disse. " É maravilhoso ver toda a modernidade esplendorosa e infraestrutura moderna oferecida pelo Centro Dragão do Mar, e ao mesmo tempo saber que quase nada desse tipo de equipamento  fundamental para o desenvolvimento cultural sequer existe nos municípios tidos como pequenos do nosso interior. Onde de fato a cultura vive, sobrevive e de fato acontece." "É preciso que está lógica mude o quanto antes, para o bem de todos os cearense", finalizou.
Na mesma oportunidade, foram debatidas algumas questões fundamentais, tais como: a obrigatoriedade das conferências de culturas que devem ser realizadas a partir deste mês até 14 de julho. Como ainda, a formatação do sistema e do Plano de cultura municipal, criação do conselho de políticas culturais e da cota de financiamento, como algumas das exigências à guisa de adequação ao Sistema Nacional de Cultura.
...............................
Redação do Blog de Aurora.
Fotos JC. e da Internet
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

Um comentário:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

"Chegando" hoje, em Aurora, para saber um pouco mais dessa cidade tão distante da capital, onde mor.
Estou "percorrendo" todas os municípios do Ceará, para divulgá-lo, num seriado que nomeei de: "Ceará, cidades de A a V". A próxima cidade, será Aurora. Possivelmente, devo utilizar imagens desse extraordinário Blog de Aurora, atribuindo-lhes o devido crédito.
Parabéns, pelo seu excelente trabalho, José Cícero.
Um abraço,
da Lúcia

Google+ Followers