domingo, 14 de julho de 2013

Abertura do 2º Encontro da Família Xavier aconteceu neste sábado no Verdes Vales Hotel em Juazeiro do Norte

Descendestes do Coronel Xavier - fundador de Aurora, se confraternizaram em encontro memorável, realizado no último sábado(13), no verdes vales Hotel, em Juazeiro do Norte. A SECULT-Aurora, marcou presença no referido evento
Na noite do sábado(13) aconteceu no hotel Verdes Vales na cidade de Juazeiro do Norte(CE) a abertura oficial do 2º Grande Encontro Nacional da Família Xavier, cuja gênese genealógica no Ceará remonta o longínquo ano de 1797 a partir do nascimento do patriarca coronel Francisco Xavier de Sousa (fundador ou co-fundador de Aurora) na vila de Aracati. Indo em seguida para Aurora(antiga Venda) e seus descendentes(Aristides Xavier) para Missão Velha, Crato e Ipueiras(em Serrita no Pernambuco) e de lá se espalhando para o resto do Brasil e o mundo.
"Foi um encontro dos mais memoráveis e alegres, ocasião em que várias gerações do clã Xavier se reencontraram para matar saudade, trocar ideias, debater amenidades e, mais uma vez, conhecer um pouco mais da sua própria história a partir do Cariri cearense", enfatizou o secretário de cultura de Aurora que igualmente participou do acontecimento como palestrante convidado.  
Uma verdadeira saga, na opinião de alguns historiadores presentes, tais como Dr. Napoleão Tavares Neves e  Socorro Cardoso Xavier, Ionny Sampaio e José Carlos Gentil.

Abertura da Solenidade: 
A abertura aconteceu a partir de recepção da família, amigos e outros convidados. Seguida da apresentação de três palestras com os seguintes temas: 1º - "A origem da família Xavier de Aracati à Aurora no Ceará", proferida pelo secretário de cultura e Turismo de Aurora professor José Cícero. 2º - 'De Aurora ao sertão do Pernambuco' por Eimar Granjeiro Xavier e 3º - 'Família Xavier em crônicas Cangaceiras' por Dr. Napoleão Tavares Neves(ver fotos acima)
A programação do 1º dia constou ainda de: exibição  do documentário: "Causos e Acasos da família Xavie" por Audízio Xavier Almeida,;apresentação dos núcleos famílias por cidades residentes e lançamentos dos livros: Lagoa dos Cavalos de autoria de José Carlos Gentil - presidente da academia de letras de Brasília(ALB) e A Saga de um clã Xavier de Maria do Socorro Cardoso Xavier. Além de depoimentos e imagens  da estirpe xavier, bem como do jantar de confraternização e muito forró de pé de serra com o sanfoneiro pernambucano Ciço do acordeon e sua banda.
Serão três dias de atividades programáticas festivas e culturais ( 13, 14 e 15) de Juazeiro do Norte, Barbalha, Exu e Ipueiras dos Xavier(PE).
O III Encontro de 2014 segundo afirmou o organizador do evento Audízio Xavier está previsto para acontecer na cidade de Recife no Pernambuco. Além de representantes da verdadeira colônia xavier de diversas partes do país e amigos e autoridades convidadas também participaram do evento. Por sinal, bem criativo, organizado e informativo.
...................................
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
Fotos João Silva
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

Um comentário:

axsnoars33 disse...

Gostaria e certamente ficaria honrado com alegria da mais famosa e imensa familia xavier...sou Anderson dos Santos xavier quero saber quando e onde vai ser o proximo encontro da família Xavier 2014....obrigado pela atençao Sr Audizio Xavier...meu e-mail e xavierpintor@yahoo.com.br