segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Seculte realiza nesta quarta-feira sua 3ª Conferência Municipal de Cultura


A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte(Sedulte) do município de AURORA realizará nesta quarta-feira(29) sua 3ª Conferência Municipal de Cultura edição 2012.

O evento acontece a partir das 8 h no auditório do Salão Paroquial no centro da cidade com uma série de atividades, com destaque para palestra, discussão de eixos temáticos, formação de grupos de trabalho, elaboração de propostas coletivas na área da cultura e eleição de delegados à conferência estadual.

Um momento, segundo a opinião do secretário José Cícero, da mais alta importância no sentido de que os artistas da terra e agentes culturais possam traçar novos rumos para uma política efetiva de cultura do município nos próximos anos.

Sob o tema - “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a Seculte-Aurora pretende reunir em torno da iniciativa, todos os artistas, mestres de cultura, folcloristas, artesãos e demais protagonistas da cultura local, para debater e construir novos caminhos para a cultura aurorense, além de propor sugestões, formular diretrizes e reflexão acerca do processo cultural, disse ele.

A realização da conferência é parte do processo de cumprimento legal do município junto à secretaria da cultura do estado e do próprio Ministério da Cultura nacional. Para tanto, Aurora acabou de aderir ao sistema nacional de cultura, cujo documento sob a forma de Acordo de Cooperação Federativa foi devidamente assinado pelo prefeito Adailton Macedo e enviado para o Minc em Brasília. “Este é, por assim dizer, o verdadeiro marco legal que estamos viabilizando para que possamos construir as bases necessária para futuros benefícios e parcerias públicas com os entes federativos, tanto com o Estado quanto com a União no campo cultural”, finalizou.

Programação:

07:30h – Café da manhã
08:00h – Credenciamento
08:30h – Abertura Oficial
09:00h – Palestra
10:00h – Exposição dos Eixos temáticos
10:20h – Intervalo
10:30h – Formação dos Grupos de Trabalho
11:00h – Plenária Final e Eleição dos delegados à Conferência Estadual.
12:00h - Encerramento(entrega de Certificados).


Projeto ‘Biblioteca Volante’ permanecerá por cinco dias na cidade de AURORA


Estréia amanhã, dia 28 em AURORA e prossegue até o dia 1º de março o projeto da Secult-CE concernente ao “ônibus da Biblioteca Volante” que durante os próximos 5 dias permanecerá na cidade onde desenvolverá um importante trabalho cultural na área da leitura, entretenimento lúdico-educacional junto aos estudantes das escolas públicas e particulares de Aurora. Como ainda junto à população de um modo geral.

A biblioteca volante conta com o apoio da secretaria de cultura local, assim como da gestão municipal através do prefeito Adailton Macedo. “Estamos realizando um esforço no sentido de aglutinar em torno deste pioneiro projeto todo o alunado aurorense, razão pela qual convidamos todos os educandários locais, além de contatarmos com a secretaria de educação para que articulasse as escolas da rede de ensino municipal, assim como os seus profissionais e educadores e educando da rede estadual”, externou o secretário José Cícero.

O ônibus da Biblioteca Volante está estrategicamente instalado na praça Pe. Cícero(estação ferroviária) em frente a biblioteca municipal Antonio Jaime de Alencar Araripe. Quando ficará aberta à visitação pública durante cinco dias(de 28/02 a 01/3) das 8h às 17h com serviços de leitura, contação de estórias, pintura facial, brincadeiras infantis, oficinas de Origami e palestra sobre Braile com profissionais oferecidos pela Seculte-CE

...................................................................................................

Mais uma boa chuva é registrada na noite de domingo em AURORA

Rua C.J. do Nascimento Araçá durante o momento da chuva na noite de domingo

Na noite do último domingo(26) uma boa chuva da ordem de 52.3 mm voltou a banha a cidade de Aurora. Ruas inteiras ficaram alagadas devida as enxurradas, especialmente aquelas localizadas na parte mais baixa da cidade tanto no centro quanto nos bairros periféricos. No Araçá, por exemplo, o bairro mais populoso de Aurora algumas artérias se transformaram em verdadeiros rios, de modo que era praticamente impossível o tráfego de veículos e de pedestres uma vez que o calçamento assim como as calçadas ficaram cobertas pelas águas que escorriam em gravidade na direção do açude Recreio.

Mais uma vez os moradores de partes das ruas Cícero José do Nascimento e Nereu Gonçalves - da Cerâmica(foto) - foram os mais prejudicados devido o volume e a força das águas. Várias residências foram invadidas pelas enxurradas, visto que o canal que dá acesso ao açude encontra-se praticamente interrompido pela construção de um lava-jato em desuso. Moradores estão se organizando no sentido de reivindicar junto ao prefeito Adailton Macedo providências urgentes. Informações dão conta de que o alcaide municipal já tem um projeto que viabilizará a canalização das águas pluviais daquele localidade e que também consta de obras de rebaixamento do calçamento(que foi elevado pela administração anterior o que piorou ainda mais a situação).

Águas do Salgado – o rio mais doce do mundo

Até esta segunda-feira, dia 27, conforme os registros do pluviômetro localizado na cooperativa agrícola, o município de Aurora já recebeu um volume de chuva de 321,3 mm. O rio Salgado, o principal atrativo natural do município, já começa a correr apressado e com força, dando os primeiros sinais de enchente, como nos velhos tempos de grandes invernadas. A passagem das águas sob a grande ponte, novamente volta a virar a principal atração dos curiosos que por horas a fio permanecem a contemplar o rio do Cariri em verdadeira disparada pelas ribanceiras aurorenses seguindo a direção do Castanhão e o Jaguaribe.
....................................................................................................................
Fotos: Jc e Edson Moreira(seculte)

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.seculteaurora.blogspot.com

www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Um comentário:

vanilda disse...

Nossa Aurora está de parabéns pela programação da 3ª Conferência Municipal de Cultura.É gratificante poder contar com pessoas de iniciativa que não mede esforços para proporcionar alegrias dentro do cumprimento sério e honrado de seus deveres.
Ainda poder contar com o danado desse Blog de Aurora, que é bom demais!
Só uma perguntinha: Será que há alguém que não visita este Blog?
Vanilda SP.(aurorense)