terça-feira, 30 de junho de 2009

Prefeitura de Aurora realiza com recorde de público o seu 1º Festal Junino


A cidade de Aurora comemorou na noite de ontem(segunda-feira) dia 29 o seu 1º Festal Junino – Festival Municipal de Quadrilhas Juninas em alusão ao tadicional dia de São Pedro. O evento ocorreu na praça do colégio Monsenhor no bairro Araçá numa promoção da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto – Seculte.
Cerca de oito agremiações brincantes participaram do festival, algumas apenas a nível de apresentação especial, como foi o caso da quadrilhas “Arraiá do Padre Cícero do distrito de Ingazeiras e a quadrilha “do cumpadre Zé” composta por pessoas da 3ª idade, assistidas pela secretaria de ação social. Participaram da disputa as seguintes equipes: Chapéu de Palha do distrito de Tipi, Comadre Elza e Filhos do Sertão na categoria adulta(ambas da sede/Araçá). Na modalidade infanto-juvenil participaram: O Canto do Sabiá(colégio Romão Sabiá), Filhos do Sertão Mirim e ainda família Busca-pé do Araçá/Guedes Martins.
Por motivo de saúde o prefeito Adailtron Macedo não pode comparecer ao evento sendo representado na ocasião pelo secretário de obras Antonio Macedo. Estiveram presentes os secretários de agricultura José Dácio, de Finanças José Joaquim dos Santos, de Administração Osasco Gonçalves e da Cultura José Cícero, além de assessores da gestão “O povo Construindo o novo”. “Como percebemos, foi um evento primoroso por uma série de motivos, dentre os quais a participação grandiosa da população. Tranqüilidade, seguranças e organização também foram itens a serm ressaltados. Sem esquecer a forma espetacular, e a performance com que as quadrilhas se apresentaram no centro da praça. Uma prova de que Aurora de fato gosta de cultura, e da preservação das suas raízes sóco-culturais de um modo geral. Já temos o aval do prefeito Adailton de que no próximo ano, o II Festal Junino será ainda maior com uma série de inovações. Só temos então que agradecer a todos os que de algum modo participaram e contribuíram com o nosso evento, que no fundo é um movimento de revitalização e resgate das nossas manifestações folclóricas e tradicionais” conclui o secretário de Cultura José Cícero.
Uma premiação jamais vista foi disponibilizados pela gestão municipal para os destaques e vencedores da competição. Além do oferecimento de toda uma infra-estrutura necessária a realização da festividade. Foram também ofertados aos vencedores de cada categoria belíssimos troféus e certificados de participação a todas as equipes envolvidas. “A praça estava uma maravilha, nunca vi uma organização tão bonita, com cenário e organização” disse o jovem José Adriano morador do Araçá.
A Seculte preparaou toda uma ornamentação especial, contendo as cores da tradição junina, bem como um cenário dos mais interessantes com réplicas de residências interioranas e sertanejas adornadas com objetos e utensílios do cotidiano nordestino. O centro da praça virou o palco da festejança circulado por uma platéia de aproximadamente 4 mil pessoas que se acotovelavam no meio da multidão.
A praça ficou literalmente pequena para tanta gente interessadas em acompanhar todas as apresentações, disse uma das organizadoras do evento Gracielle Gomes.
“Tudo foi uma trabalheira só, mas valeu a pena, afinal de contas o público e a população aprovaram, e isso era a nossa meta” disse ela.
A estrutura de palco para a festa dançante logo após o festival também constitui um detalhe a parte. Duas bandas de forró se apresentaram até o sol raiar: Eclipse do Forró e Forró na Veia.
Todas as quadrilhas se apresentaram com muita elegância e animação o que se tornou ainda mais difícil o trabalho avaliativo dos jurados. Coreografias estilizadas, cenários, trilha sonora com músicas tradicionais e passos especiais constituíram boa parte das apresentações. No final, após a apuração dos quesitos foram apontados os seguintes resultados:
Resultado final do Festal Junino 2009
CATEGORIA INFANTIL - presidenta da mesa: profª Socorro Lobo
1º Lugar – Canto do sabiá mirim_________________148 pontos
2º Lugar – Filhos do Sertão mirim _______________143 pontos
3º Lugar – Família Buscapé_____________________128 pontos
CATEGORIA ADULTA – Presidente da mesa : Raimundo Camila
1ºLugar –Filhos do Sertão ____________991 pontos
2º Lugar-Comadre elza_______________888 pontos
3ºLugar-Chapéu de palha_____________834 pontos
PROGRAMAÇÃO
APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS INFANTIS
18:00 h- Quadrilha Família Busca-pé
18:20 h- Quadrilha O Canto do Sabiá
18:40 h- Quadrilha Os Filhos do Sertão
APRESENTAÇÃO:
19:00 h- QUADRILHA DA 3ª IDADE (Participação Especial)
19:20 h- QUADRILHA DE INGAZEIRAS (Participação Especial)
APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS ADULTAS
19:55 h- Quadrilha Comadre Elza
20:30 h- Quadrilha Os Filhos do Sertão
21:05 h- Quadrilha Chapéu de Palha
21:40 h- Solenidade entrega de Premiação.
Em seguida aconteceu uma super Festa dançante com muito forró para a população com:
Eclipse do Forró
Forró na Veia.

Nenhum comentário: