quarta-feira, 16 de novembro de 2016

NOS PRÓXIMOS DIAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO CASARÃO DO CEL. XAVIER SERÃO CONCLUÍDAS

Início dos trabalhos de pintura do Casarão da antiga Cnec/Cel. Xavier
Pref. Adailton Macedo e sec. JC em Brasíli com o dep. Mauro Benevides
Trabalhadores em ação durantes as obras do centenário Casarão
Sec. de cultura José Cícero em Fortaleza com o dep. Mauro Benevides


Estão sendo concluídas nos próximos dias as obras de reforma e restauração do casarão centenário que pertenceu ao Cel. Fco. Xavier de Sousa - tido como o fundador de Aurora. Trata-se da 1ª  e  mais antiga edificação em estilo arrojado da região, remontando o ano de 1831 sendo portanto, anterior a construção da própria igreja matriz.

Os trabalhos de revitalização acontecem graças aos recursos de emenda parlamentar conseguidos através do deputado federal Mauro Benevides(PMDB) que no dia da inauguração prometeu está em Aurora.
Com eng. Dr. Marcelo

Conforme o secretário de cultura José Cícero que esteve visitando o local na manhã de hoje, a obra será entregue nos próximos vinte dias. Disse ainda que o prédio será transformado num Centro Cultural que  abrigará inicialmente o Museu Municipal, a sede da Banda de Musica e a escola de música maestro Esmerindo Cabrinha da Silva. São 185 anos de história que está sendo preservada às novas gerações, disse ele. Estamos inclusive, concluindo o processo de tombamento junto ao IPHAN visto que já aprovamos na câmara a Lei do Tombamento municipal, enfatizou.
Fotos antigas do casarão

Foi uma iniciativa realmente providencial que começou a partir da aquisição feita ainda no início do 1ª mandato do prefeito Adailton Macedo juntamente com o prédio da Casa do Agente da Reffesa que ora funciona a sede da secretaria de cultura. 
Portanto, dois dos nossos maiores patrimônios históricos e arquitetônicos que corriam sérios riscos de serem derrubados e perdido para sempre da nossa memória histórica por conta da ganância da especulação imobiliária e que agora(graças a visão e iniciativa do prefeito Adailton) pertencem ao município.

Em seus 185 anos de existência o velho casarão sofrera uma série de intervenções prejudiciais a sua estrutura o que comprometeu seriamente suas características físicas além da sua estética original o que só veio a ser resgatado agora com os devidos os minimos trabalhos de restauração. Sem dúvida, uma grande obra em nome da memória histórica de Aurora. Um exemplo para todo o Cariri.

Da redação do Blog de Aurora
fotos: Secult

Nenhum comentário: