Imagens da linha férrea de Aurora no mais completo estado de abandono e deteriorização |
Por mais que acreditemos numa
sociedade tida como consciente, engajada e minimamente politizada acerca dos
seus direitos e deveres sociais. Com relação ao transporte ferroviário no entanto, nestes últimos anos está ficando cada vez mais difícil explicar a razão de
todo o silêncio histórico, assim como da grande omissão diante de uma
perspectiva essencial e estratégica para o desenvolvimento do país como tal
deveria ser esta via de transporte para o desenvolvimento do país. Mas não.
A atual situação de abandono e desmantelamento por que passa o sistema ferroviário brasileiro em geral e cearense em particular, aponta para a falta de uma visão estratégica, além de um total descaso da sociedade política para os interesses populares. O que é muito mais visível no nosso interior.
A atual situação de abandono e desmantelamento por que passa o sistema ferroviário brasileiro em geral e cearense em particular, aponta para a falta de uma visão estratégica, além de um total descaso da sociedade política para os interesses populares. O que é muito mais visível no nosso interior.
O mais triste é saber que, mesmo tendo se constituído num dos mais significativos fatores de progresso do nosso país, notadamente no interior, o trem vem sendo tratado nos dias atuais (pela classe política e empresarial) como um exemplo de atraso. Ele que, por sinal representa, além de um imenso patrimônios do povo brasileiro, principalmente dos pobres e
desafortunados dos sertões
nordestinos - um legado histórico.
Algo por demais lamentável,
vez que o transporte ferroviário foi, indubitavelmente, o maior exemplo de
progresso e de modernidade a exercer pela primeira vez na história o seu papel pioneiro nos rincões do nosso Cariri.
Coisa que em Aurora, por exemplo, não foi lá muito diferente.
Tendo inaugurado sua estação
no dia 7 de setembro de 1920 num ato festivo dos mais concorridos, a cidade de
Aurora por vários anos ficou sendo o entroncamento final dos trens da
então Rede Viação Cearense(RVC). Recebendo
assim grandes levas de viajantes,
mercadorias e comerciantes de todo o
Cariri, bem como de parte da Paraíba e
do Pernambuco.
Bons tempos aqueles em que o
comércio aurorense avançara consideravelmente. Por assim dizer, o primeiro
sinal de um progresso alvissareiro que, só em meados da década de 80 quando o
trem de passageiro fora finalmente desativado Aurora, assim como diversos outros municípios e
lugarejos situados às margens da linha férrea iriam se ressentir até os dias
atuais da sua presença.
Uma maldade política e elitista quase sem nenhum precedente na nossa história. Mas que a população, infelizmente, até hoje parece não ter compreendido o verdadeiro grau deste prejuízo visto ainda continua votando nos seus algozes. E o que é pior. A volta do trem não ocupa sequer um mínimo lugar na agenda dos debates.
Uma maldade política e elitista quase sem nenhum precedente na nossa história. Mas que a população, infelizmente, até hoje parece não ter compreendido o verdadeiro grau deste prejuízo visto ainda continua votando nos seus algozes. E o que é pior. A volta do trem não ocupa sequer um mínimo lugar na agenda dos debates.
Em suma, nosso sistema
ferroviário agora é um descalabro. E as imagens, como se diz, falam mais do que
quaisquer palavras.
Incrível como nem a população nem os políticos, quer sejam
por cegueira, desinformação ou por má fé não estão nem
aí para esta problemática, cujos prejuízos já começam a ser sentidos e no futuro
deverão ser ainda maiores.
Mas a memória ferroviária
ainda é algo que nos toca fundo. Principalmente junto aos que tiveram a felicidade de
um dia vivenciar de perto a existência do trem em suas intermináveis idas e vindas. Ligando e
interligando por anos a fio os sertões ao litoral. Misturando assim numa só plataforma brancos e
pretos, ricos e pobres, gente povo e políticos. Choros e risos, acenos e abraços.
Encontros e desencontros, enfim, chegada e despedidas... O trem é por fim, uma saudade
que não passa. Razão porque não haveremos de aceitar a chamada memória do
esquecimento. Por fim, uma das nossas reminiscências
afetivas mais altivas e ressabiadas.
Afinal de contas, quem dos contemporâneos do trem de ferro será capaz de olhar agora
para as linhas de ferro abandonadas, cobertas de matos; sem ter que senti por dentro um misto de saudade
e indignação? As belas pontes em péssimo estado de conservação. Os dormentes
carcomidos, os lindos prédios das antigas estações no mais das vezes( com raras
exceções), deteriorados caindo aos pedaços sem recordar do glamour de uma
passado de glória. Sem se deixar ser tocados pelas recordações de um tempo ido que não volta mais?
Mesmo assim é bom saber que o
fim do transporte ferroviário teve um propósito. Quer seja o de servir às elites
empresariais: vias de regras, montadoras de automóveis, empreiteiros, lobistas
e empresários do transporte rodoviário em geral. Os grandes patrocinadores da
maioria dos políticos carreiristas que há muito vêm destruindo como verdadeiros cupins humanos este país. Razão da
interrupção e do silêncio que até hoje alimentam os homens de Brasília em
relação a revitalização do trem.
Por isso, nunca é demais
afirmar que o fim do Trem – um meio de transporte barato, eficiente, menos
poluente, seguro e eminentemente popular constitui um crime dos mais gritantes.
Algo que feriu de morte o verdadeiro interesse da nação. Um crime de lesa-pátria.
O mais curioso: Para ludibriar
o povo e mais uma vez agradar os
patrocinadores políticos – os magnatas do poder - inventaram a tal Transnordestina, por sinal mais
um embrulho que, de tão cara e custosa está sangrado
impiedosamente as parcas finanças da nação. E, o mais lamentável: Em boa parte
estas obras estão sendo construídas em paralelo as linhas e aterros já existentes. Ora, por que
não aproveitam as que já existem?
Enfim, não pode haver explicação sensata para o estado de
total abandono e sucateamento por que passa a antiga malha ferroviária da então
Rede Ferroviária Federal S.A(Reffesa). Para piorar, os ricos do interior ao
longo da via férrea estão agora invadindo os espaços e se apropriando do que
ainda resta deste patrimônio do povo. Outra
vez a população está sendo passado para trás...
Uma vergonha em todos os
sentidos contra qual deveriam se indignar todos os verdadeiros cidadãos deste
país. Porque no fundo, temos uma imensa
dívida de gratidão com o trem. Talvez o maior legado já ocorrido nos grotões
dos nossos sertões. Posto que, foi definitivamente o trem quem colocou o sertão
de vez no mapa do Brasil.
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Prof. José Cícero
Secretário de Cultura e Turismo
Aurora - CE.
fotos:Jc
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