
 
 


 
      
 
 
 
 


 
 






 
 
 
 

 
 
Aconteceu na tarde da última quarta-feira, 20 de junho, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional – Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá, o lançamento da primeira edição do projeto: “Viola, Repente e Cordel na Escola”, que teve como tema: Agricultura Familiar.
O audacioso projeto tem como objetivo  principal inserir a literatura de cordel em sala de aula como  disciplina, visando a descoberta de novos poetas repentistas no  município. Esse exitoso projeto tem como abrangência todas as escolas da  rede pública estadual e municipal de ensino do município de Aurora.Compuseram  a mesa de honra do evento as seguintes autoridades: Poeta Cícero Cosme  (coordenador do certame), Isnard Gonçalves (Diretor da EEEP Leopoldina  Gonçalves Quezado), Secretários Municipais José Cícero (Cultura), José  Dácio (Agricultura), Socorro Macedo (Trabalho e Desenvolvimento Social),  Helenita Souza (Representando a secretária de Educação – Fátima  Oliveira), Vereadores Aderlânio Macedo e Maria Iracilda, e Juraci  Saraiva (apologista).
A abertura do acontecimento contou com as  palavras das autoridades presentes, seguida da apresentação da dupla dos  repentistas Nelinho do Repente (Aurora) e Joás Rodrigues (Iguatu).  Cantando a temática do projeto, ou seja, Agricultura Familiar. Em  seguida houve um intervalo para o lanche, sendo que no reinicio dos  trabalhos teve palestra com o secretário de cultura José Cicero, que  enfocando o tema acima mencionado debateu a respeito dos grandes  latifundiários, que sempre menosprezaram os agricultores familiares.  Falou também acerca, tanto do êxodo rural, bem como do programa Bolsa  Família do governo federal, uma vez que, a intenção do governo era  justamente garantir o homem do campo em seu local de trabalho, mas que  infelizmente o efeito do referido programa social tem ocasionado o êxodo  rural, quer dizer, muitas das famílias beneficiadas estão aplicando o  dinheiro que deveria ser utilizado no seu sustento, para outras  utilidades que não condizem com a verdadeira objetividade do Bolsa  Familia.
Logo após a palestra, o poeta Cícero Cosme realizou  uma mini oficina de cordel, para o grande número de alunos que  praticamente lotaram as dependências do auditório da escola, inclusive  foi distribuído cordéis à todos os presentes. Por fim, houve ainda a  belíssima participação do poeta/repentista mais jovem do Brasil, o  aurorense Alex Luna, 10 anos de idade, que por sinal encantou a todos os  presentes no certame, sendo inclusive muito aplaudido por todos.
Vale  salientar, que o projeto: “Viola, Repente e Cordel na Escola”, tem o  apôio do prefeito municipal Adailton Macedo, secretarias municipais de  Cultura, Agricultura e Educação, além de várias outras lideranças  apologistas incentivadoras ao resgate da nossa cultura poVárias  outras autoridades também se fizeram presentes no ensejo, como por  exemplo, o representante da AFA (Associação dos Filhos e Amigos de  Aurora), Sebastião Maciel(Bastim), professores, coordenadores e diretores de escolas,  dentre outros.
.................................................................................
         .................................................................................
 Fonte: Site Oficial de Aurora www.aurora.ce.gov.br
Redação e Fotos(centrais) por: Luiz Neto (Netão)
Fotos iniciais: Lamarck Dias
_________________________________
LEIA MAIS EM:
                                  Redação e Fotos(centrais) por: Luiz Neto (Netão)
Fotos iniciais: Lamarck Dias
_________________________________
LEIA MAIS EM:
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.seculteaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário