No mais novo trabalho da Laser Vídeo, do confrade Aderbal Nogueira; "O último apito"; que nos traz a história da derrocada da estrada de ferro no estado do Ceará, vamos encontrar verdadeiras preciosidades, entre essas temos o depoimento do pesquisador e poeta, Conselheiro Cariri Cangaço, José Cícero, sobre a emboscada pelos irmãos Paulino ao coronel Isaias Arruda, na Estação da RVC, em Aurora, no ano de 1928. Ali Isaias é surpreendido ao desembarcar do vagão e recebe balaços, apesar de socorrido por populares, viria a perder a vida 4 dias depois.
Já as fotografias nos trazem uma de nossas visitas a Aurora, quando ao lado de José Cícero e dos pesquisadores, Bosco André e Sousa Neto, tivemos a oportunidade de rever o cenário marcante da última cena da vida do polêmico e controverso coronel Isaias Arruda. Vale a pena conferir.8 comentários: (do site do Cariri Cangaço):
-
Excelente entrevista de José Cícero. É verdade que ainda é vivo e mora em São Paulo um filho de Isaías?
-
Olá pessoal.
Eis aí mais bom trabalho do Aderbal. Agora. Ninguém mais apropriado que o José Cícero para falar sobre o coronel Izaias. Entre outras coisas, o homem conhece como ninguém a história desse personagem.
Parabéns ao Aderbal e o Cícero.
Abraço a todos.
Sabino Bassetti. -
Prezado Manoel Severo,
Em seu texto, você aponta que a emboscada pelos irmãos Paulinos contra Isaías Arruda se deu no 1929. Porém, o entrevistado José Cícero enfatiza que a morte de Isaías ocorreu no dia 04 de agosto de 1928. Não está havendo uma contradição em relação ao tempo, isto é, se deu em 1928 ou 1929?
Atenciosamente,
Prof. José Lima Dias Júnior
Mossoró - RN -
A cultura dos Paulinos, de Maricá Macedo,e as historias de lampião sobre o municipio de Aurora, mostra que a posição na historia do nordeste, onde Aurora foi centro por alguns momentos dessa historia! O historiador e Cardiologista Leandro Cardoso, sempre me fala com grande admiração sobre a cultura carirense! Cicero esses seus trabalhos sobre a historia de Aurora o enrequecimento cultural, sem limite para o municipio! Abraço PJ Macêdo!
-
Estimado professor José Lima Dias, preciso agradecer ao amigo o alerta, rsrsrs. Foi um equivoco em meu texto; já devidamente corrigido, o fato se deu em 1928.
Grande abraço,
Severo -
Muito boa a entrevista, parabens secretário Zé Cícero, parabens a Aurora.
Netinho -
Severo como faço para adquirir uma Camisa do cariri cangaço?
saudações
Netinho -
Sensacional Severo, parabens a Zé Cícero.
Marcos Salgueiro - ............................................................
"Do Cariri Cangaço: Entrevista sobre a morte de ...":
Parabéns ao povo de Aurora pelo resgate de sua história.
Leila Magalhães
.......................
Vanilda deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Do Cariri Cangaço: Entrevista sobre a morte de ...":
Parabéns a todos!
Senhor Secretário de Cultura e Esporte- José Cícero, tenho acompanhado seu trabalho e sempre tive certeza do seu sucesso.Não por seu nome em páginas ou Rede Nacional,mas pelo seu comportamento real.A forma que explana os fatos.Muito preciso em tudo que fala. Parabéns pela entrevista.
Vanilda SP.(aurorense)
Grande Zé Cícero, o baluarte incansável de Aurora; seu trabalho será lembrado por muito tempo entre seus conterâneos, vamos cuidar da cultura de nossa gente, Aurora e o cariri estão de parabens .
Professor Mario Helio
- ....................................................................................
- Confira entrevista nos links e sites/blogs abaixos
Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com/2012/01/morte-de-isaias-por-jose-cicero-laser.html
LEIA MAIS EM: www.cariricangaco.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.seculteaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com

2 comentários:
Parabens ao povo de Aurora pelo resgate de sua história.
Leila Magalhães
Parabéns a todos!
Senhor Secretário de Cultura e Esporte- José Cícero, tenho acompanhado seu trabalho e sempre tive certeza do seu sucesso.Não por seu nome em páginas ou Rede Nacional,mas pelo seu comportamento real.A forma que explana os fatos.Muito preciso em tudo que fala. Parabéns pela entrevista.
Vanilda SP.(aurorense)
Postar um comentário