segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TV Diário realiza reportagem sobre Mártir Francisca e programa de saúde desenvolvido pelo município

Sec. JC no momento da entrevista na capelinha da Mártir Francisca d'Aurora
Dr. Mikael, jornalista Lorena Tavares, Dona Naninha, Sec. de Cultura José Cícero e Charles(Seculte)

Dona Naninha Aurélio presta entrevista à TV Diário







Imagens da Reportagens na capela de mártir Francisca de Aurora-CE.

A equipe de reportagem da TV Diário, seção do Cariri esteve na manhã desta segunda-feira(22) na cidade de Aurora produzindo duas matérias que deverão ser exibidas pela emissora na semana que vem. A primeira delas se refere a palpitante história da jovem Francisca Augusto da Silva que em fevereiro de 1958 foi barbaramente assassinada por seu ex-noivo com 11 facadas. De lá para cá ficou conhecida pelo epíteto de Mártir Francisca – A santa popular de Aurora – devido a notícias de vários milagres que supostamente vem acontecendo até hoje em seu nome. A matéria da TV foi realizada a partir de entrevistas colhidas junto ao secretário de cultura do município José Cícero e a coordenadora da capelinha da mártir localizada no bairro Mororó na saída para o distrito de Ingazeiras Naninha Aurélio. Foram entrevistados ainda, alguns devotos que afirmaram ter alcançados grandes milagres sob a intercessão da mártir Francisca.

A segunda reportagem aconteceu no bairro Araçá nas dependências da Policlínica Acilon Gonçalves, abordando o pioneiro projeto de saúde pública que vem sendo desenvolvido pela prefeitura através da sua secretaria de saúde. A reportagem colocou em relevo as diversas formas de atendimentos especializados, inclusive em domicílio. Como também todo o importante trabalho no campo da geriatria que é modelo para a região.

Vários depoimentos de pessoas da população foram colhidos, além da entrevista com o atual diretor da Policlínica o enfermeiro Michael Figuieredo.

A reportagem foi conduzida pela repórter Lorena Tavares, cujas matérias serão exibidas dentro do programa 'Diário Regional' que é apresentado diariamente pela jornalista caririense Elba Aquino.

Seminário Cariri cangaço 2011

Conforme o secretário de cultura José Cícero, a reportagem da TV Diário retornará a Aurora em setembro por ocasião da realização da segunda edição do II Seminário Cariri Cangaço que na noite do dia 21 de setembro deste ano abordará o tema: “Aurora – A trama da Ipueiras e a invasão de Mossoró”.

O evento de Aurora terá como palestrante o pesquisador e memorialista missãovelhense Bosco André. Além de AURORA o Cariri Cangaço 2011 acontecerá igualmente nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Barro e Porteiras. Pouco mais de 150 pesquisadores dos mais conhecidos e renomados do país inteiro e até do exterior estarão participando do acontecimento este ano, segundo informação do curador do evento Manoel Severo. Trata-se de um evento dos mais importantes e concorridos do gênero de todo o Brasil. Um momento em que toda a sociedade caririense deverá se encontrar para ouvir, debater e aprender um pouco mais acerca da verdadeira história do povo sertanejo, com foco no cangaço e outros temas afins, explicou o secretário. E Aurora como parte importante de um dos fatos mais marcantes e emblemáticos de Lampião( a trama da Ipueiras), não poderia ficar de fora. Eventos como este ajuda e muito, no processo de crescimento e evolução sociocultural de qualquer região, principalmente em se tratando do vale do Cariri, cuja história e a cultura são referenciais e edificantes para todo o resto do Ceará e do país, completou.

Da Redação do Blog da Aurora e da Seculte.

LEIA MAIS EM:
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.jcaurora.blogspot.com
WWW.seculteaurora.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com


Nenhum comentário: