segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Artigo do professor José Cícero sobre discos antigos provoca reportagem do Diário do Nordeste

Logo após publicar o artigo “Zé Baixim dos Discos – o último dos Moicanos do Cariri” no blog da Seculte(www.seculteaurora.blogspot.com), o atual secretário de Cultura de Aurora foi procurado pela jornalista Elizângela Santos do jornal Diário do Nordeste(seção/Cariri) que se disse interessada em publicar uma reportagem sobre o mesmo assunto.
O artigo se refere ao solitário ofício do vendedor de discos antigos José Porfírio Queiroz, mas conhecido como "Zé Baixim dos discos", que comercializa vinis em Juazeiro do Norte há mais de 30 anos. O modesto comércio do Zé Baixim fica localizado a rua 24 de março no bairro dos Franciscanos próximo à caixa d’água. Lugar que José Cícero gosta de freqüentar sempre que vai aquela cidade no sentido de ‘garimpar pérolas raras’ no velho estilo LP e Campact Disc da boa música do passado, cujo mesmo pesquisa, admira e coleciona.
Por conta do que escreveu sobre a existência do vendedor de disco juazeirense, José Cícero foi procurado pela jornalista que na ocasião solicitou a permissão do autor para a transcrição de parte daquilo que ele escreveu. Além de outras informações acerca do seu imenso interesse como colecionador e pesquisador das músicas antigas em vinil.
O artigo do secretário também foi publicado em outros sites e blogs da Internet, o que demonstra a importância que o assunto ainda desperta junto à sociedade cearense e do Cariri. A boa reportagem da jornalista Elizângela Santos foi publicada na edição de domingo dia 17 no caderno Regional do Diário do Nordeste, sob o título: "Zé Baixim dos Discos é atração no Cariri" tendo ao lado na mesma página o depoimento do secretário de Aurora intitulado -"Loja é um empório da Saudade". Vale a pena conferir.
Leia o artigo de JC em:
Foto: Prof. JC e Zé Baixim dos Discos em JN

Nenhum comentário: