quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Câmara de AURORA aprova por unanimidade PL do executivo que oficializa Brasão do município

Por José Cícero
O poder legislativo de  Aurora  sob a presidência do vereador Francisco Henrique Ricardo de Macedo(Chico Henrique)  aprovou por unanimidade dos seus pares  na sessão legislativa do último sábado(3) o Projeto de Lei nº 043/2013 oriundo do Poder Executivo municipal que instituiu o Brasão Oficial de Aurora(ver foto).
O referido PL no seu artigo 3º faz o seguinte  resumo  acerca do símbolo oficial do município: 
"O brasão ora instituído, tal como a bandeira e o hino do município, constitui símbolo oficial do município de Aurora, sendo obrigatório o seu uso em todos os documentos oficiais do município". 

Sobre o Brasão

Aurora era um dos poucos municípios do Ceará que ainda não possuia o seu brasão oficial. De modo que,  com esta observação a secretaria de cultura local achou por bem providenciá-lo, o quanto antes, submetendo a ideia, assim como o desenho ao prefeito Adailton Macedo e ao gabinte no sentido da sua formalização oficial por meio de um projeto de lei. O que de fato aconteceu, na sessão de sábado(3) do poder Legislativo aurorense.
O desenho artístico do referido brasão foi feito pelo gravurista Cícero Erivan Lavor de Sousa - funcionário concursado da secretaria de Cultura e Turismo(Secult) do município.
O Desenho:
Cícero Erivan
Composto por um escudo clássico ao centro contendo um resumo da própria bandeira de Aurora ladeado à direita pela bandeira do Ceará é à esquerda pela do Brasil. Simbolizando assim, a tripla unidade/aliança entre os entes federativos, ou seja: o Município, o Estado  e a União. 
Logo abaixo tem-se a flâmula com a inscrição de Aurora e a data da sua emancipação cívico-política(1883). Sendo que na parte superior há a figura de um pássaro - Uma pomba branca representando a paz e a esperança no futuro.
No escudo central onde se destaca o sol nascente radiante, configura  uma alusão ao vocábulo Aurora - O nascer do dia. Encimado pela figura do céu azulado, além do desenho que remete ao rio Salgado, dividindo ao meio em duas cores (colinas e relevos): Verde claro e Verde escuro sugerido aquele, os campos produtivos e este, as matas virgens.
Há ainda, na parte de baixo entre os dois mastros, a flâmula  com a descrição Aurora-Ceará, 1883(ver foto).
.....................................
JC - Da Redação do Blog da Aurora e da Seculte.


LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário: