terça-feira, 1 de janeiro de 2013

POLÍTICA: Adailton e Mariquinha tomam posse e o vereador Chico Henrique é eleito presidente da câmara

Por José Cícero
Prefeito Adailton Macedo discursa no plenário da Câmara de Aurora
Vereador Chico Henrique eleito presidente no momento da sua fala
Prefeito Adailton falando aos presentes durante o  almoço no CSU
Solenidade de posse dos eleitos  e eleição da mesa diretora(2013/2014)

Pres.eleito Chico Henrique(PMDB)
Por seis votos a cinco o experiente vereador de Aurora Francisco Henrique Ricardo de Macedo - Chico Henrique (PMDB) foi alçado à condição de novo presidente da Câmara de vereadores do município para o biênio 2013/14 em sessão extraordinária ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 1ª  de janeiro de 2013.

Foi uma votação bastante apertada, mas até normal levando-se em conta as onze cadeiras que hoje compõem o legislativo aurorense.  Os seis parlamentares que elegeram o agora presidente Chico Henrique, constituem a chamada ‘maioria da Casa’ e que por isso mesmo integram a base de apoio do prefeito Adailton Macedo. De forma que, o resultado apresentado, por uma maioria simples já era algo esperado com certa tranqüilidade por todos, inclusive pelo próprio vereador eleito.

Desde a reeleição do prefeito Adailton Macedo(PMDB) que as expectativas em torno de quem seriam os indicados para concorrer à presidência vinham pontuando quase todas as conversas e outras discussões de rua. Gerando assim, uma série de comentários e outras picuinhas políticas por toda a cidade, distritos e zona rural.

Alguns achavam, inclusive, que  seria chapa única, visto que a oposição quase não se manifestou acerca das possíveis conversações  em torno do lançamento de uma chapa concorrente. Como também no que se referia as indicações para a formação da chapa situacionista.

As Chapas concorrentes:

Por fim, surpreendeu a todos quando do registro das oposições: chapa 1, intitulado de “compromisso e trabalho” que tinha como candidatos: Presidente – José Edísio Cruz Leite: Vice – Fco. Perereira Sales(Gerismar); Tesoureito – Paulo José de Macedo; 1º secretário – João Aécio da Silva e 2º secretário – Raimundo Erivan Batista. ( obtendo 5 votos)

A chapa 2  que foi a vitoriosa, denominada de “Unidos sempre”  era composta pelos seguinte membros: Presidente -  Fco. Henrique R. de Macedo; Vice – Olavo Batista dos Santos; 1º tesoureira – Maria Iracilda Leite Saraiva; 2º Tesoureiro – Antonio Wilton dos Santos(Brasa); 1º secretário – Osasco de Souza Gonçalves; 2º secretário – José Aderlânio Macedo.(obtendo 6 votos).

Os espaços físicos da câmara se mostraram pequenos demais para o grande número de pessoas, autoridades e outros convidados que compareceram à sessão; a primeira desta legislatura. Muitos não conseguiram adentrar o plenário, ficando pelas galerias laterais e em frente ao prédio.

Sobre o novo presidente:

Chico Henrique é detentor de vários mandatos. Por isso mesmo um dos mais experientes edis que já passaram pelo legislativo aurorense. Um político, portanto, que tem ao seu favor, além de muita experiência,  reconhecida vontade de trabalhar e reconhecida influência junto as lideranças políticas, tanto na esfera estadual quanto federal. Razão pela qual tem tudo para contribuir positivamente com a segunda  gestão do prefeito reeleito Adailton Macedo. E muito especialmente melhorar e recuperar a imagem da câmara que nos últimos anos esteve em baixa junto a opinião pública e a população em geral.   

Além do prefeito Adailton Macedo e a vice Mariquinha, vereadores, secretários municipais,   lideranças políticas, assessores e correligionários também compareceram à câmara  para assistirem de perto a posse dos eleitos, bem como a eleição do novo presidente.

A Solenidade:

A solenidade teve início às 9h com a benção solene do padre Antonio  José(vigário de Aurora), seguido do ato oficial de posse dos eleitos e, por fim, a sessão extraordinária para a eleição da nova mesa diretora. Quando finalmente foi proclamado em público o resultado a alegria e os gritos de entusiasmo dos presentes tomaram conta do ambiente. Daquele momento em diante seguiram os aplausos e o som dos fogos de artifício a estouram pela rua no entorno da sessão. Parte da população presente, acompanhou o desenrolar da sessão pelo som dos auto-falantes instalados no centro da praça da estação. Um almoço foi oferecido no centro social urbano(CSU) na vila Paulo Gonçalves.

Durante os discursos, tanto o prefeito Adailton Macedo quanto o vereador Chico Henrique, reafirmaram seus compromissos de realizar uma gestão, além de compartilha entre executivo e legislativo, também voltada para os mais nobres interesses da população. 
--------------------------
JC para a Redação do Blog de Aurora e Site Cariri de Fato.
Fotos JC.
........................................
LEIA MAIS EM:







* Veja mais fotos no FACEBOOK

Nenhum comentário: