quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Secretário de Cultura e Turismo defende tombamento ecológico da nascente: "Olho d'água de seu Vinô"

Sec. José Cícero Com Dr. Tarciso, Filho e Maciel na sede da Secult
Reunião acerca da viabilização do projeto de tombamento ecológico
JC explica a proposta aos presentes na sede da Secult-Aurora
Filhos ilustres de Aurora: Prof. Tarciso Leite, Tarciso Filho e Sebastião Maciel
No início da semana passada o secretário de Cultura e Turismo do município professor José Cícero recebeu na sede da Seculte-Aurora o Dr. Tarciso Leite, que na ocasião se fez acompanhar do seu filho Tarciso Leite Filho e do diretor da AFA Sebastião Maciel(Bastim). 
Na pauta, o interesse da pasta naquele que seria o primeiro tombamento ecológico de Aurora e região. Ou eja, da pequena nascente, popularmente conhecida no passado como o "olho d'água de Seu Vinô" que está situada na propriedade da família já nos limites urbanos mais precisamente no bairro Araçá, de quebra o mais habitdo da cidade. Ainda nas proximidades da antiga residência do patriarca um pouco acima do pequeno açude ainda hoje existente no local.
Anos atrás, o "olho d'água de seu Vinô Leite" foi tema para a reportagem especial na edição de lançamento da Revista Aurora, oportunidade em que José Cícero, editor do informativo, além de resgatar o histórico de importância do manancial, também levantou o debate acerca da necessidade urgente de preservação da nascente. 
Além disso, a matéria também teve o caráter de denúncia, em face do abandono e do alto nível de degradação que pesava sobre a nascente do Araçá. Situação que, segundo ele, ainda hoje  permanece impondo grande  risco ao olho d'água um dos últimos ainda existentes não apenas nas proximidades da cidade, mas inclusive em todo  os quadrantes de Aurora.
Diante da viabilidade da liberação da pequena área onde a nascente está localizada, a ideia é tombar oficialmente o local como um patrimônico ambiental de valor histórico, cultural e ecológico. Em seguida, a pequena área seria isolada e ganharia uma estrutura mínima no sentido de ser transfromada em mais um instrumento de visitação fomentando assim o projeto relaciondo o desenvolvimnto do turismo ecológico defendido pela Secult a partir do rio Salgado, açude Cachoeira dentre outros, disse.
Após a realização do Aurora Folia ( carnaval de rua) o secretário ressaltou que irá retomar os contatos com o Dr. Tarciso Leite e o seu filho no sentido de viabilizar o quanto antes tal proposta. Visto que os proprietários ficaram de dá um posição sobre o assunto.
"Malgrado a imensa necessidade de preservação ambiental, temos uma imensa dívida de gratidão com esta nascente, posto que no passado foi ela quem deu de beber a parte consierável da nossa população, sobetudo os moradores do bairro Araçá", enfatizou jc.
.....................
Confira outra reportagem sobre o tema em: http://jcaurora.blogspot.com.br/2009/06/meio-ambiente-como-por-milagre-antigo.html
................................
Da Redação(jc) do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato
Fotos: Seculte-Aurora

LEIA MAIS EM:





www.seculteaurora.blogspot.com

Nenhum comentário: