domingo, 27 de janeiro de 2013

Missão Velha: Foi dada a largada para o IV Cariri Cangaço 2013

Dr. P. Luiz, B. André, M.Severo, C.Cagece(pres. da Câmara), Ver.Rodrigo Roberto, JC e S. Neto
 
Dr. Niltino(Sec. de Saúde), B.André, Dr. tardyne(prefeito), S. Neto e J.Cícero
Sousa Neto, Bosco André, Manoel Severo, Cláudia Maria e Dr. Pedro Luiz
No casarão centenário no sítio Cafundó a caminho da Gameleira
No sítio Arraial de Missão Velha anfitrião Bosco André
Na secretaria de Cultura de Missão Velha
reunião na secretaria da Câmara de Vereadores de M. Velha
Com o vigário de Jamacaru ao lado da igreja do distrito
No distrito de Gameleira do Pau sob a sombra da árvore centenária do lugar
Visão panorâmica da mata na Gameleira do pau
Velho casarão dos italianos no distrito de Jamacaru(azuleijos portugueses)

Na casa paroquial: Manoel Severo, Cláudia e Dr. Pedro Luiz

Curador do Cariri Cangaço se reúne em Missão Velha com  secretários de Cultura dos primeiros municípios que sediarão edição 2013 do evento

Neste final de semana foi dada a largada oficial para mais um Cariri Cangaço edição 2013. Com este objetivo o curador do evento Manoel Severo Barbosa acompanhado do Dr. Pedro Luiz(Crato) paricipou neste último sábado(26) de reunião na câmara de vereadores de Missão Velha  onde estiveram presentes alguns dos representantes  dos municípios que mais uma vez este ano,   deverão sediar   os seminários temáticos municipais. 
Comparceram ao encontro o memórialista Bosco André - anfitrião do acontecimento; o secretário de cultura  de Missão Velha George Camelo; o secretário de cultura de Aurora professor José Cícero e sua espora Cláudia Maria, bem como o secretário de cultura do Barro Sousa Neto. Cumpre destacar que durante o encontro Manoel Severo recebeu das mãos de Bosco André - secretário da casa, o certificado oficial dando conta do título de cidadão missãovelhense concedido ano passado ao curador do CC. Na mesma ocasião os representantes do CC também mantiveram contato com o prefeito Tardyne Pinheiro e o presidente do legislativo local Cícero Cagece(fotos).
Logo após a reunião  no anexo do legislativo, a equipe  se dirigiu até a sede da secretaria de Cultura localizada no centro da cidade, onde os conselheiro do CC foram recebidos pelo chefe da pasta George Camelo. Lá foram discutidas as principais propostas com vistas a mais uma participação daquele município. Ficando acordado, por exemplo, a pedido do próprio prefeito, que o seminário de Misão Velha fosse realizado no distrito de Jamacaru - histórico habitat do não menos famoso coronel Santana da Serra do Mato - onde Lampião com todo o seu bando por muitas vezes esteve acoitado quando da sua passagem para o Cariri.
Saindo da secretaria, todos participaram de um saboroso almoço a la culinária sertaneja  oferecido pelo entusiasta do cangaço Bosco André no sítio Arraial.  Em seguida,  a equipe se dirigiu até o aprazível distrito de Jamacaru para checar in loco a estrutura do ambiente que deverá receber o histórico evento. 

Em Jamacaru ciceroneados pelo secretário George e Bosco André, todos visitaram o centenário sobrado dos pioneiros italianos, assim como a casa paroquial onde  foram recebidos pelo padre Idemar, vigário local.
Do Jamacaru os pesquisadores do cangaço ainda foram até o distrito de Gameleira do Pau, metade do caminho para a Serra do Mato; ocasião em que puderam conteplar de perto a grande beleza da vista do Araripe, assim como toda a abundância  da flora e da fauna  daquela região e, em particular, a bela árvore centenária de trezentos anos - Uma famosa Gameleira, espécie edêmica  daqueles rincões, e que não por acaso deu nome ao lugar.
O Cariri Cangaço:
Previsto para acontecer em meados do mês de setembro/2013 o Cariri Cangaço, é atualmente um dos mais importantes e renomados eventos culturais(senão o maior) já realizado nesta parte do Nordeste e, seguramente, o mais respeitado e conceituado do Cariri. Em parte, pelo alto nível de sua organização, depois pela magnitude dos temas que são abordados e debatidos em todas as suas edições já realizadas, num total de três. Além da sua imensa capacidade de mobilização sociocultural, bem como da grande gama de estudiosos, pesquisadores, escritores e intelectuais dos mais diversos matizes que todos os anos acorrem ao evento. O que segundo o seu próprio curador, a previsão para este ano é de que próximo de 180 pesquisadores tomem parte diretamente das discussões e dos  debates oferecidos pelo evento, se espalhando assim desde o eixo Crajubar para os demais municípios da região.  
O mesmo está previsto, até agora,  para contemplar mais de oito municípios caririrenses, além das sessões de pré-lançamentos a ser realizadas em cidades da PB, RN, SE, PE e, inclusive na capital cearense.. 
"O Cariri Cangaço é um verdadeiro fomentador da cultura de raiz nordestina, assim como uma provocação necessária para que possamos resgatar, difundir e conhecer um pouco mais da nossa própria história. De modo que não há como não abraçarmos esta causa nobre. Razão pela qual é fundamental que outras instituições, notadamente de ensino, quer sejam públicas ou privadas adiram a este acontecimento", disse o secretário de cultura de Aurora.
......................................
......................................
Da Readção do Blog de Aurora e do site  Cariri de fato
Foros JC/Cláudia Maria
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
* Veja mais fotos no FACEBOOK

Nenhum comentário: