segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Discurso proferido durante a última sessão plenária da Câmara Municipal de Aurora em 2008


Exmª Srª. Presidente desta casa - vereadora Socorro Macedo,
Exmos. vereadores e vereadoras,
Autoridades aqui presentes,
Meus senhores e minhas senhoras;

Hoje, certamente como nunca na sua história o Poder Legislativo aurorense – a Casa magna do Povo – ora realiza uma das suas sessões plenárias mais memoráveis. Não apenas pelo simples fato de estarmos encerrando, nesta ocasião, os trabalhos de ಉಮಾ legislatura das mais operosas e marcantes, iniciada ainda no ano de 2004. Mas, sobretudo e principalmente, por ‘aqueles parlamentares’ que neste exato momento se despedem do seu mandato, com a plena convicção de terem dado o melhor de si, naquilo que sempre acreditaram ser o ideal para sua terra.
Alguns, cuja dedicação ao trabalho político tivera por assim dizer, a própria marca do seu dia-a-dia. Outros, por anos a fio fizeram do seu cotidiano uma eterna luta em favor dos menos favorecidos e do município como um todo; quase como um verdadeiro sacerdócio. De modo que a própria vida de todos eles, ao um só tempo, ainda hoje se confunde com a própria história política recente desta terra. Tamanha foi a atenção e o apego que ambos devotaram aos problemas, assim como aos interesses maiores de Aurora e de sua gente.
Senhoras e senhores,
Como disse, esta sessão se reveste da mais alta importância histórica por tudo que estas pessoas representaram ( e ainda representam) para o engrandecimento desta casa e por extensão, do próprio movimento político aurorense destas últimas décadas.
Uns mais uma vez, pelo apoio popular conseguiram galgar novos espaços no cenário político municipal. Na expectativa de poder continuar trabalhando em defesa de dias melhores para os aurorenses. Outros, por múltiplas razões, deixam neste momento a seara legislativa com a mais absoluta certeza do dever cumprido e, com os mais fortes sentimentos de amor à causa que sempre defenderam. Pois foram estas as motivações que os impulsionaram a prosseguir, por acreditar ser a política a arte do bem-servir assim como o instrumento efetivo para a transformação de qualquer sociedade.
Por tudo isso, neste instante especial, diria que uma áurea de saudade está como que a envolver este ambiente por completo. Quem sabe os deuses da tolerância e da sabedoria estejam a nos espreitar com suas benções de harmonia e fraternidade, tudo pela honra desse momento singular. E os que fazem este Poder Legislativo, desde a presidência a sua mais simples funcionária, em nome do povo e dos seus pares, não poderiam se furtar a oportunidade de desta tribuna agradecer de público a estes parlamentares amigos, por tudo que eles fizeram para o engrandecimento e a valorização desta Casa. Portanto, queremos externar nosso preito de eterna gratidão para o vereador Adailton Macedo, sinônimo de coragem e perseverança por muitos anos demonstrados aqui neste plenário e, que a partir de janeiro assumirá o posto de chefe maior do executivo aurorense. Conduzido que foi nas últimas eleições pela força soberana e democrática do povo para ser o mais novo prefeito da nossa terra. Ao deixar a Câmara, Adailton Macedo tem a noção exata das responsabilidades que a partir de então pesará sobre seus ombros na condução doravante dos destinos da nossa Aurora. Como se perceber, um autêntico líder que nunca foge à luta. Agradecidos pela efetiva contribuição dada esta Casa, aproveitamos o ensejo para lhe ದೇsejar pleno sucesso na sua nova caminhada.
Nossas sinceras considerações ao sempre autêntico e combativo vereador e sindicalista Antonio Landim, cujo trabalho parlamentar muito dignificou o nome desta casa junto às camadas populares. Prova disso foi sua histórica eleição para o cargo de vice-prefeito de Aurora fazendo dupla com Adailton.
Nossos efusivos votos de agradecimentos ao vereador Dr. Arnaldo França, um líder político que se destacara, tanto pela inteligência quanto pelo ofício da medicina. Nos dois campos, Arnaldo França escreveu de modo indelével, seu nome na história política de Aurora, já tendo inclusive ocupado em outras oportunidades os honrosos cargos de secretário de saúde e vice-prefeito. Em suma, um parlamentar que muito fez pela terra do menino Deus.
Nossa saudação à vereadora Socorro Torres, que ora também se despede desta casa com a cabeça erguida e o coração repleto de carinho e entusiasmo, posto que o otimismo e a força de vontade foram sempre a sua marca no decurso de todo o seu brioso trabalho parlamentar. Uma vereadora que muito bem representou entre outras lutas, a classe feminina no parlamento de Aurora.
Por fim, nossas mais elevadas considerações a esta eterna presidente da Câmara - Socorro Macedo, vereadora de tantas lutas sempre em favor dos mais necessitados e despossuidos tanto da sorte quanto da justiça social. Uma parlamentar, cuja simplicidade e desprendimento fê-la ocupar a cadeira de vereadora por mais de 8 anos ininterruptos. Seu trabalho, enquanto representante dos anseios populares muito fará falta aos que viam na sua empreitada, uma possibilidade de sempre avançarmos naquilo que se imaginar ser o ideal para Aurora. Sua gestão por dois mandatos a frente da presidência desta casa, foi motivo de grandes avanços em todos os aspectos relacionados ao legislativo municipal. A exemplo da verdadeira transformação e ampliação modernizadora que imprimiu ao espaço físico desta casa, além da preocupação constante em garantir comodidade e bem-estar aos edis e aos que visitam e acompanha de perto os trabalhos dos seus pares. Foi por assim dizer, uma edilidade para entrar para a história. Haveremos de acreditar que sua contribuição para o progresso e o crescimento de Aurora não poderá terminar aqui.
Recebam todos vocês, eternos parlamentares do povo aurorense, nossas homenagens e os nossos mais expressivos votos de sucesso e felicidades para nas novas caminhadas que todos haverão de empreender daqui para frente. O futuro de braços abertos estar a esperar por nós. Isso porque a luta e o sonho sempre hão de continuar para todos... Além do que, como bem dissera o poeta Menotti Del Picchia: “Todos nós nascemos amanhã”.
Mais que na história, vocês todos permanecem para sempre em nossos corações. Uma nova história, a partir de agora estará apenas começando...
Boa Sorte!
Sejam felizes!
Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Google+ Followers