sábado, 21 de setembro de 2013

Verdadeira festa marcou a noite do Cariri Cangaço na cidade de Aurora


Pref. Adailton Macedo no momento da sua fala na abertura do seminário
 
Participação do grupo de Penitentes no momento da litania e oblação
Penitentes da Ordem Santa Cruz d'Aurora
Dr. Vicente Landim de Macedo no momento da Palestra
Apresentação da jovem dupla de repentistas da terra: Alex e Edivânio
Mesa dos debatedores: Ivanildo, Juliana, Lamartine e José Cícero
Jantar no CSU para  os visitantes amigos do Cariri Cangaço
Painel do Cariri Cangaço: Marica Macedo do Tipi
Jantar no CSU regado a bo
Dupla de poetas  violeiros da terra - Alex e Edivânio

Participantes do CC durante o jantar no CS

POPULAÇÃO DE AURORA PRESTIGIA NOITE DO CARIRI CANGAÇO EM SUA EDIÇÃO 2013

Numa noite de celebração Aurora promoveu um verdadeiro (re)encontro do passado com o presente, através de mais uma edição do Seminário Cariri Cangaço. Uma discussão que trouxe como tema a célebre e controversa história de Marica Macedo do Tipi. Ela que ao lado de D. Fideralina de Lavras da Mangabeira compôs a histórica dupla de matriarcas do Cariri Oriental, razão porque não foi à toa que ficaram  também conhecidas sob a alcunha de  "as conéis de saia" do sertão.
Na sua fala o prefeito Adailton Macedo ressaltou a importância do CC  para o fortalecimento da história de Aurora e da região, assim como da figura histórica de Marica Macedo, o que também foi enfatizado pelo secretário de cultura José Cícero. 
Já o curador Manoel Severo, além de elogiar a organização do evento local também ressaltou o papel de Marica Macedo na história do Cariri, assim como destacou o empenho do prefeito Adailton e do secretário JC durante as três edições em que Aurora sedia o acontecimento. Na mesa dos debates, também se pronunciaram a Drª Juliana Schiara(Quixadá), Dr. Lamartine Lima e o Dr. Ivanildo Silveira(Natal), ambos foram unânimes  quanto a interessante história de Marica Macedo, bem como na formidável explanação do palestrante da noites. Todos também elogiaram  a Cidade e a organização do evento.
A explanação acerca da história de Marica, ficou a cargo do seu neto, o Dr. Vicente Landim de Macedo radicado na capital federal há mais de meio século. Uma palestra, por sinal, das mais ricas e esclarecedoras  para todos os que desejam sempre aprender um pouco mais sobre os acontecimentos marcantes tanto de Aurora quanto dos sertões do Cariri e do Nordeste. Algo que jamais poderia ser dispensado, principalmente pela comunidade acadêmica, estudantes, professores e formadores de opinião de um modo geral.
Entrada do auditório
O auditório da escola técnica ficou literalmente  pequeno diante do grande número de pessoas que compareceu ao evento, além de pesquisadores nordestinos e familiares da homenageada. Uma grande caravana  de entusiastas dos temas sertanejos e lampiônicos capitaneada pela curadoria do Cariri Cangaço também compareceu ao seminário. Sem que antes realizaram visitações técnicas ao antigo casarão do clã Macedo na vila Tipi e a famosa  fazenda Ipueiras que um dia pertenceu ao coronel Isaías Arruda. 
A comitiva também visitou a antiga estação ferroviáriA local do antedado contra o cel. Isaías Arruda em agosto de 1928. Em seguida, o Casarão da Reffesa sede da secretaria de cultura e turismo.
Figuras ilustres e reconhecidas do tema do cangaço e da história dos sertões  estiveram presente em Aurora
participando do acontecimento, dentre as quais o Dr. Lamartine de Lima, a antropóloga e professora da UERJ Luitgarde Oliveira Cavalcanti  Barros, o renomado escritor do cangaço Antonio Amaury Correia, Archimedes Marques, Antonio Villela, os pesquisadores Kydelmir Dantas e João de Sousa Lima entre outros. 
No aspecto das atrações culturais, destaques para a notável participação do grupo dos Penitentes da Ordem santa Crz de Aurora que abrira o evento, seguida da dupla de violeiros da terra - uma das mais jovem do Nordeste - formada pelo irmãos  Alex Luna e Edivânio Luna do sítio Oiticica, cuja performance agradou e encantou a todos os que estavam presentes.
A curadoria do CC também homenageou no final  o prefeito Adailton Macedo, o Dr. marcolino Lira, o Dr. Vicente landim de Macedo e a fila do coronel Isaías Arruda - Orlandina Bruno Arruda de Figueiredo(ver fotos).
Após a solenidade, o município ofereceu a todos os convidados e visitantes uma belo jantar regado a muito forró de pé de serra animado pelo Trio Forró Pesado nas dependências do Centro Social Urbano(CSU)  na vila Paulo Gonçalves. A ornamentação centrada na temática sertaneja tanto do auditório quanto do CSU  foram itens que chamaram a atenção dos presentes, em virtude do esmero e da elegância com que foram confeccionados e construídos uma trabalho da equipe da Secult-Aurora.
Na mesma oportunidade o Dr. Vicente Landim de Macedo apresentou o seu novo trabalho literário - 'Tipi, de arbusto à distrito' - que será oficialmente lançado no sábado, dia 21 na comunidade do Tipi com apresentação dos repentista mirins Alex e Edivânio. Onde também ocorrerá a celebração de uma missa na capela local oficiada pelo bipso Dom Fernando Panico.
O Cariri Cangaço que teve início no último dia 17  ocorre em sete municípios caririenses tratando dos mais diferentes assuntos intimamente ligados à temática sertaneja e nordestina. O mesmo prosseguirá até  domingo dia 22, cujo encerramento acontece na cidade do Crato.
Um acontecimento que, conforme opinou o secretário José Cícero "de tão festejado, eclético, rico e participativo já começa a deixar saudades...Um verdadeiro marco no calendário festivo e cultural da região. Algo que no seu conjunto expressa as grandes qualidades sul cearenses, tendo como pano de fundo a própria realidade das gentes do Nordeste nas suas agruras, resistência, sofrimento, arte, cultura e valentia. E que igualmente projeta e evidencia no além-fronteiras as artes, os valores e a história de todos os municípios envolvidos. Que venha logo 2014", disse.
.................................
Da Redação do BLOG DE AURORA.
LEIA MAIS EM:
www.afaurora.blogspot.com
e no Orkut e  Facebook.
Fotos: Adriano de Sousa Anão/JC Secult

Nenhum comentário:

Google+ Followers