Completamos três anos e oito meses de trabalho a frente da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte) com a imensa convicção do dever cumprido. Felizes e recompensados naquilo que mais nos apraz, tanto a alma quanto o espírito: o absoluto reconhecimento da comunidade e dos nossos pares, diante de todo este trabalho exitoso como resultante de uma luta árdua e abnegada que juntos abraçamos por todo este período da gestão “O povo construindo o novo” tendo a frente o prefeito Adailton Macedo.
Direta ou indiretamente, muitos outros companheiros e companheiras foram partícipes também desta empreitada sócio-cultural e esportiva em que por cerca 44 meses ininterruptos procuramos travar sempre o bom combate em favor daquilo que acreditamos ser o melhor para a municipalidade aurorense, notadamente nas áreas que atuamos. Temos, portanto, a consciência dos justos, compreendendo que muito ainda há por fazer, visto que no nosso segmento como em várias outros, tivemos necessariamente que começar praticamente do zero.
Construímos assim, a base fundamental. Os alicerces mais sólidos para a edificação de um extenso e duradouro projeto cultural e esportivo para o município. Como instrumentos dos mais necessários e eficazes à construção da cidadania, da saúde e, sobretudo como ferramentas de inclusão social.
De modo que, a cultura e o esporte não são como não serão, ações episódicas e eventuais como foram no passado. Razão pela qual tivemos que assumir; aquilo que os próprios petistas chamaram uma vez de “herança maldita”. O que no nosso caso em especial, a ausência dos alicerces básicos, assim como dos 'marcos legais' para uma política mais ousada e efetiva terminou se configurando num grande entrave. Mas vencemos. Ao passo que rompemos com coragem e inteligência as principais barreiras e os obstáculos do emperramento e do atraso. Por isso, reafirmo: tivemos sim que começar do zero.
Depois, com o apoio e o empenho decisivo do prefeito Adailton Macedo pudemos, por fim, transformar aos poucos a cultura e o esporte não apenas numa política de governo, mas inclusive, numa das tantas prioridades abraçadas pela atual gestão municipal.
Por conseguinte, a certeza de que estamos coletivamente trilhando o caminho certo é o que nos anima muito mais a seguir sempre em frente com a força do povo no sonho inquebrantável de uma Aurora cada vez melhor e desenvolvida para todos.
As várias obras e ações que já foram realizadas dão bem o sinal de que a administração “o povo construindo o novo” é de fato recordista. Assim como um bom modelo a ser seguido e imitado pelos demais municípios do Cariri. Estamos desse modo, convictos de que fizemos o melhor pelo Esporte, pela Cultura e o Turismo da terrinha do senhor Menino Deus.
Os avanços, portanto, foram consideráveis, malgrado os anos de crise e a ausência quase total de um arcabouço instrumental de fomento a uma política cultural e esportiva muito mais ousada e tranformadora.
Aqueles que no passado fizeram tão pouco pelo esporte e pela cultura aurorense, infelizmente, não se conformam com o nosso êxito. Mas não vamos parar, posto que o nosso compromisso é buscar sempre o melhor para a comunidade aurorense nos seus mais diversificados segmentos.
Diante de tudo isso, lançamos aqui o desafio do comparativo entre o ‘antes e o depois’. Mesmo com apenas um mandato ainda não finalizado, fizemos muito. E haveremos de fazer muito mais...
Diante de tudo isso, lançamos aqui o desafio do comparativo entre o ‘antes e o depois’. Mesmo com apenas um mandato ainda não finalizado, fizemos muito. E haveremos de fazer muito mais...
Sem mais delonga, vejamos um pouco do que já realizamos neste período de administração do prefeito Adailton Macedo.
Quem já imaginou um governo institucionalizado sem uma sede governamental. Pois é: quando assumimos a Secretaria de Cultura só existia no papel. O núcleo de Esporte era quem detinha apenas o status de secretaria ficcional.
Então o novo gestor tão logo assumiu o seu mandato adquiriu por compra um dos mais importantes patrimônios históricos de Aurora( o casarão da Reffesa) com a finalidade de abrigar a sede da Cultura e do esporte. Ainda por cima foi feita uma reforma completa no prédio no sentido da sua revitalização. Cultura também como se ver é preservação...
Então o novo gestor tão logo assumiu o seu mandato adquiriu por compra um dos mais importantes patrimônios históricos de Aurora( o casarão da Reffesa) com a finalidade de abrigar a sede da Cultura e do esporte. Ainda por cima foi feita uma reforma completa no prédio no sentido da sua revitalização. Cultura também como se ver é preservação...
Hoje o antigo prédio do Casarão da Reffesa encontra-se totalmente revitalizado e equipado internamente no sentido de proporcionar à comunidade o que há de melhor, tanto na cultura quanto no esporte.
Realizamos o AuroraFolia, o maior e mais organizado carnaval que o município já vivenciou com renomadas bandas, inclusive com atrações baianas. Ainda o desfile de blocos com uma premiação recordista e bônus de ajuda aos concorrentes. Evento que ao lado da Festa do Município, da Copa Aurora, do Cariri Cangaço e do Festal Junino(só para citar alguns) se transformaram nos mais grandiosos, prestigiados e organizados acontecimentos socioculturais da história de Aurora, assim como do Cariri Oriental.
A Prefeitura também adquiriu por compra o casarão do Cel. Xavier – um verdadeiro marco da história aurorense, além de dá entrada no IPHAN no processo de tombamento dos prédios da Estação Ferroviária da sede e de Ingazeiras.
A Prefeitura também adquiriu por compra o casarão do Cel. Xavier – um verdadeiro marco da história aurorense, além de dá entrada no IPHAN no processo de tombamento dos prédios da Estação Ferroviária da sede e de Ingazeiras.
Confira na seqüência, outras iniciativas e ações já empreendidas:
Algumas das principais ações realizadas pela a SECULTE até o momento:
Algumas das principais ações realizadas pela a SECULTE até o momento:
Cultura:
· Aurora Folia – o maior e melhor carnaval de rua do Cariri Oriental com a participação de renomadas bandas, inclusive da Bahia. Ainda com a realização do ‘Concurso de blocos carnavalescos’, onde foram premiados com uma considerável premiação os três primeiro colocados.
· Realização do Festal Junino – Festival municipal de quadrilhas juninas, com a participação de grandes bandas de forró da região e talentos da terra. Ainda com premiação das três melhoras quadrilhas Juninas do município, com uma premiação nunca vista.
Festa do Município com grandes atrações, dentre as quais: Aviões do Forró, Garota Safada,Toca do Vale, Forró Sacode, Forró do Muído, Os Nonatos, Banda Pinel da Bahia, etc.Realização do concurso para a escolha da Rainha do Município(sec. Ação social).
· Edição de lançamento do cordel “Vida e Morte de Lampião” durante o seminário Cariri Cangaço.
· Feira municipal de Artesanato em parceria com as secretarias de Ação Social e de Agricultura.
· Exposição Iconográfica – Fotografias antigas de Aurora na estação ferroviária.
· Curso de Artesanato “Louceiras do barro” em parceria com a Cearte-CE.
· Exposição de Artes: Talentos da terra.
· Parceria para a realização do Encontro nacional dos Filhos e amigos de Aurora(AFA).
· Festival de Repentistas – Patativa do Assaré, em parceria com a Acrepcane.
· Conclusão/elaboração do Inventário Turístico de Aurora.
· Realização do Seminário regional Cariri Cangaço abordando os 84 anos da passagem de Lampião por Aurora, além do coronel Izaías Arruda e a Trama das Ipueiras com vistas a invasão de Mossoró. Onde Aurora recebeu pesquisadores do país inteiro.
· Elaboração do Plano Municipal de Cultura.
· Adesão do município ao sistema nacional de cultura do Minc.
· Incentivo aos talentos da terra durante a participação na Festa do Município.
· Realização da 3ª Conferência Municipal de Cultura.
· Ornamentação de ruas e avenidas durante as comemorações de Corpus Cristhus.
· Criação do calendário festivo-cultural de Aurora.
· Realização da tradicional Festa do Município – com a participação dos talentos musicais da terra e de grandes atrações, tais como: Garota Safada, Sacode, Sirano e Sirino, Forró do Muído e Aviões do Forró, dentre outras.
· Conquista do Programa “Mais cultura” do governo federal/MinC para reforma e ampliação de biblioteca.
· Exposição de artes com obras de artistas da terra durante a solenidade de lançamento da AFA-CE em Fortaleza.
· Participação no encontro regional do IPHAN na cidade do Crato-CE.
· Criação da sala de exposição permanente – Poeta Fco Leite Serra Azul na sede da seculte.
· Realização do Festac – Festival municipal de teatro e artes cênicas.
· Aquisição dos prédios antigos do coronel Xavier(antiga Cnec) e do casarão da Reffesa).
· Reforma e revitalização da estação ferroviária onde funciona a biblioteca Antonio Jaime de Alencar Araripe.
· Solenidade(com missa campal) de inauguração da nova estátua do padre Cícero na praça da estação.
· Instalação do barracão da cultura durante a festa do município.
· Encenação do presépio vivo do natal.
· Ampliação do acervo bibliográfico da Biblioteca Pública municipal.
· Apoio à passagem do Rally dos Sertões por Aurora.
· Campanha “Livro à mão cheia” junto as filhos e amigos de Aurora durante a Festa da Afa.
· Criação do 1º selo postal de Aurora, comemorativo ao aniversários dos 126 anos de Aurora.
· Aquisição de mais de 3000 novas obras para a ampliação do acerbo da biblioteca.
· Participação na solenidade de lançamento do Cariri Cangaço na cidade de Crato-CE.
· Instalação da sala de exposição “Olhares Aurorenses” de arte e cultura na sede da Seculte-Aurora.
· Mapeamento dos pontos turísticos e históricos do município.
· Levantamentos iniciais com vistas ao tombamento oficial e outras melhorias na necrópole (antigo cemitério) da bailarina(sítio carro quebrado), Casarão da Seculte, Capelinha da mártir Francisca, bem como nos resquícios arqueológicos da antiga capela de São Benedito na Aurora Velha, dentre outros.
· Criação do ateliê de arte e artesanato na sede da secretaria de cultura.
· Pintura da antiga caixa d’água metálica localizada ao lado da estação ferroviária.
· Realização da obra: escultura gigante “Cristo de Areia” pelo escultor Cizin durante a semana santa.
· Criação do Brasão do município.
· Participação de Aurora no 1º Seminário Internacional de Maria Bonita na BA.
· Realização da exposição João Cândido – o almirante negro, em parceria com a Fundação BB.
· Apoio para o lançamento do CD gospel “Gratidão à Deus”.
· Realização do museu itinerante – Caravana do meu padim(sede e distrito do Tipi).
· Solenidade de lançamento do sinal da TV Novo Tempo canal 16 em Aurora.
· Realização do projeto “Sextas do Repente” no pátio da Seculte-Aurora.
· Realização durante a Festa da AFA do 1º Encontro de Arte e Cultura do município.
· Noite de exibição pública do Filme-documentário “O último apito” sobre a história das ferrovias no Ceará, incluindo a participação de Aurora.
· Elaboração do Guia Turístico de Aurora.
· Apoio ao representante do mestre de cultura de Aurora no encontro anual dos “Mestres do mundo” realizado na cidade de Limoeiro do Norte-CE.
· Exposição “Estação das artes” de pintura e escultura de artistas locais na estação ferroviária.
· Elaboração do Projeto de Lei com vistas a promover o necessário processo de tombamento do patrimônio cultural, histórico e arquitetônico do município.
· Conquista junto ao IPHAN do parecer técnico-oficial de reconhecimento do valor histórico e cultural do patrimônio arquitetônico das estações ferroviárias de Aurora(sede e do distrito de Ingazeiras), bem como do antigo casarão do cel. Xavier.
· Ampliação do acervo da biblioteca municipal através do programa de modernização e atualização de acervos do Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca nacional.
· Apresentação do Projeto biblioteca volante em parceria com a Secult-CE.
· Cadastramento de todos os artistas e artesãos do município.
· Filmes amadores: Apoio para a produção/filmagem e lançamento dos curtas: ‘A triste estória de Vicente Finim’ e ‘Amor e traição nas quebradas do sertão’(andamento) produzidos por atores amadores da Seculte dentre outros.
· Propostas para edificação de um marco, como memorial histórico e de visitação turística à fazenda Ipueiras, Taveira, Cemitério da Bailarina, Antiga capela do preto Benedito, Massalina do rio Salgado, capela de mártir Francisca e Minas do Coxá.
Esporte:
· Copa Aurora de futebol de campo( 1ª e 2ª divisões) desportista Lêço Quezado, Taça – Luiz Simião, José Pereira (Boracha). Envolvendo mais de 42 equipes da sede, distritos e zona rural e com premiação recorde.
· Campeonato juvenil(2ª divisão) – Desportista Zé Grande, Taça- Caio de Mundinho.
· Copa Aurora de Futsal – Desportista José Vicente Arruda, nas categorias: Adulto, juvenil, infantil, veterano e feminino).
· Torneio municipal de Futsal feminino – Desportista Mixuruca.
· Programa Segundo Tempo – Parceria com Sesporte-CE e Ministérios dos Esportes.
· Programa Bolsa Esporte – Parceria com a Sesporte-CE.
· Atividades esportivas comemorativas ao Dia do Trabalho(1º de maio).
· Projeto “Leitura Esporte Clube” com atletas mirins das escolinhas da Seculte.
· Torneio Ingazeirense de Futebol de campo – Vereador Antonio Teles de Pontes.(Ingazeiras).
· Doação de 41 uniformes às equipes participantes da Copa Aurora e do campeonato juvenil(2011).
· Transporte gratuito para todas as equipes dos distritos e demais localidades da zona rural participantes da Copa Aurora e do campeonato Juvenil.
· Elaboração do calendário Esportivo municipal e da 1ª conferência municipal de Esporte.
· Formação da Seleção máster de Aurora com participações da Copa Cariri de Máster em Missão Velha.
· Apoio ao I Torneio de futebol soçaite.
· Realização do Concurso “As cores do Hexa” durante a copa de 2010.
· Comemoração anual do Dia do Desafio contra a inatividade e o sedentarismo em parceria com o Sesc/Cariri.
· Criação e desenvolvimento do projeto escolinhas de futebol Nova Aurora.
· Realização de atividades esportivas durante a Festa do Município.
· Recepção ao ídolo do Flamengo Ronaldo Angelim no sítio Lagoa do Machado.
· Reforma e pintura do estádio municipal e da quadra poliesportiva do Araçá.
· Construção das arquibancadas do estádio municipal.
· Programa “Esporte Cidadania” com a criação de escolinhas de futebol infanto-juvenil atendendo cerca de 200 crianças com a garantia de merenda do programa da agricultura familiar.
· Torneio de futsal no distrito de Ingazeiras durante o governo itinerante(Caravana da cidadania).
· Encontro com desportistas para a apresentação do projeto esportivo municipal.
· Mapeamento de todos os campos de futebol amador localizados na zona rural.
· Levantamento de todos os atletas, dirigentes e agremiações esportivas existentes no município.
· Treinamento prático e teórico para a equipe de arbitragem da Seculte.
· Composição da comissão disciplinar(arbitral) para acompanhamento das partidas oficiais da Copa Aurora e do Campeonato juvenil.
· Renovação e ampliação dos programas: Segundo Tempo(com mais um núcleo) e do Bolsa Esporte em parceira com a Sesporte-CE e Ministério dos esportes.
· Torneio municipal de travinhas com atletas infantis da escolinha Nova Aurora.
· Sistematização do Plano Municipal de Esporte e Lazer.
· Preparativos com vistas a realização da 1ª Conferência Municipal de Esporte.
· Criação da Comenda Atleta do Ano(em andamento).
· Instalação da “Academia Comunitária” na praça da estação.
· Reuniões de avaliação com monitores esportivos da Seculte.
· Liberação dos árbitros da Seculte para diversas partidas e torneios particulares de futebol( sede e zona rural).
· Apoio a construção e melhorias de vários campos de futebol espalhados pelas comunidades da zona rural.
· Doação de bolas a várias equipes amadoras existentes no município.
· Construção da nova quadra poliesportiva do distrito de Ingazeiras.
· Realização do projeto “Esporte na minha cidade” da Sesporte em Aurora, com a presença da ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei Virna Dias.
· Levantamento e registro de todas as equipes de futebol de campo(sede e zona rural) e de Futsal( masculino e feminino).
· Conquista de material esportivo do programa “Pintando a Liberdade” junto à secretaria de Justiça do estado.
· Realização anual da solenidade de Lançamento da Copa Aurora – 1ª e 2ª divisões, bem como da Copa Aurora de Futsal(adulto, juvenil, infantil, feminino e veterano).
· Organização do cronograma de atividades esportivas diárias das quadras poliesportivas da sede e do distrito de Ingazeiras.
· Realização da partida de exibição entre seleção de Aurora e o Guarani de Juazeiro.
· Realização da partida entre seleção máster de Aurora e o amigos de Ronaldo Angelim.
· Realização do 1º peneirão juvenil de Aurora com as presenças de dirigentes do futebol paraibano – diretores do Atlético de Cajazeiras-PB; assim como do ex-goleiro Jorge Pinheiro.
· Partida de exibição entre ex-atletas do Icasa e Guarany de Juazeiro com a presença do ex-atleta do Vasco da Gama Naza.
· Atividades Periódicas de caráter lúdico-pedagógicas com atletas mirins do Programa Segundo Tempo e das escolinhas da Seculte, dentre outras ações.
· Exposição: “Futebolistas do nosso passado”
· Exposição de fotografias antigas abordando as equipes de futebol do passado na estação ferroviária.
· Organização do cronograma de atividades esportivas diárias nas quadras poliesportivas e no estádio no sentido de melhor atender os desportistas aurorenses.
.....................................................
Ações que ainda haveremos de DEFENDER:Aquisição completa do antigo prédio da estação ferroviária e urbanização de todo o seu entorno(com biblioteca, café cultural, museu e exposição temática permanente, espaço para apresentações culturais e músicas ao vivo, além de uma praça de alimentação.
Instalação do museu a céu aberto do engenho de cana no entorna da estação.
Criação das academias de rua.
Plano municipal de cultura e de esporte.
Formação do Conselho Municipal de Cultura.
Proposta com vistas a eleaboração da 1ª conferência municipal de esporte e lazer.
Criação do Conselho Municipal de esporte.
Tombamento ecológico da árvore(Oiti) centenária do antigo galpão da Reffesa e da centenária Timbaúba da estrada do sítio Tropas/Morro Dourado..
Oficinas de teatro, de música e de artesanato.
Recuperação e revitalização/municipalização da Banda de Música do município juntamente com a escola de música.
Criação da Academia Aurorense de Letras.
Criação da Casa do Sertanejo (casa do Sr. Vinô Leite – museu temático).
Criação de um periódico da Seculte: Jornal e Revista.
Criação das carteirinhas dos artistas Aurorenses.
Criação do museu municipal e da Companhia de teatro municipal.
Instituição oficial do Brasão de Aurora.
Criação da escola municipal de música – Maestro Esmerino Cabrinha.
Tombamento oficial do casarão da Cultura do Cel. Xavier, e dos prédios das estações da sede e de Ingazeiras.
Criação de um Stand permanente para exposição e venda de artesanato e obra de artes dos artistas aurorenses.
Criação do Café Cultural (com livros, revistas e jornais, Cds e Dvds e outros artigos culturais repassados a preço de custo) na estação ferroviária.
Criação do Departamento de Esporte e do centro cultural Aldemir Martins na estação de Ingazeiras.
Criação do ‘cartão Leitor nota 10’ para leitores assíduos e consulentes da Biblioteca.
Instituição(renovação) da comenda Pe. França.
Criação do II Prêmio Literário Poeta Serra Azul(Prêmio Literário).
Instituição da ‘Escolha do Aurorense do século’.
Criação da Academia Aurorense de Letras
Escolhe dos destaques anuais de Aurora nos diversos gêneros de atividade profissional.
Colocação de um atleta aurorense na Corrida de São Silvestre.
Cobertura metálica de algumas das atuais quadras de esporte do município.
Construção das quadras de esportes em Santa Vitória, Casas Populares, Agrovila, Espinheiro e Malhada Funda.
Reforma e ampliação da quadra poliesportiva do Araçá.
Criação do distrito de Agrovila de Cachoeira.
Gramado do estádio municipal.
Levantamento historiográfico dos distritos de Santa Vitória, Ingazeiras e Tipi.
Instituição e elaboração de um livro(didático) sobre a história de Aurora a ser adotado pela rede municipal de ensino.
Edições Serra Azul de Literatura: com a publicação de obras de escritores aurorenses.
Produção de Cds e DVds de cantores e repentistas aurorenses.
Lançamento de Antologias musicais e literárias.
Festival anual de repentistas populares.
Festival municipal da música aurorense.
Festival municipal de teatro.
Festival de Humor.
Elaboração do Plano municipal de Cultura.
Construção do teatro e auditório – antigo prédio do açougue municipal.
Melhoria no entorno da capela de Mártir Francisca criando estrutura para o desenvolvimento e incentivo ao turismo religioso.
Incentivo ao Turismo ecológico, historio e religioso.
Criação do mapa turístico de Aurora.
Melhoria do acesso e infra-estrutura mínima aos pontos turísticos de Aurora.
Aprimoramento do núcleo de desenvolvimento do Voleibol, do basquete e do Handebol.
Criação da escolinha de futebol de Caiçara, Ingazeiras, Tipi, Santa Vitória, São Benedito e Soledade.
Realização do seminário sobre o aniversário dos 85 anos da passagem e estadia de Lampião por Aurora.
Edificação de marco/monumento turístico e histórico no sítio Ipueiras do cel. Izaías Arruda.
Ciclo de palestras permanentes acerca de temas importantes para a reflexão da comunidade, sobretudo sobre a história de Aurora.
Apoio e incentivo ao violeiro mirim Alex das Oiticicas.
Instalação da oficina de artes e ofícios destinada às crianças aurorenses.
Criação do programa de compra consignada de peças artísticas de valor reconhecido pelo município. E instalação de um stand de venda e exposição de obras de artes de artistas da terra.
Parceria com o BNB no programa de apoio, resgate e incentivo a cultura e a arte de Aurora.
Criação da Biblioteca Ambulante com a utilização de um micro-ônibus ou similar adaptado.
Criação da companhia municipal de teatro.
Realização de diversos cursos de artes plástica através dos artistas da terra.
Premiação anual do Leitor Nota 10 como incentivo à leitura e a escrita.
Programa de contratações artística musicais diferenciado como contraponto a chamada música descartável sem qualidade cultural.
Realização da Maratona Municipal da emancipação
Defesa da construção de uma Vila Olímpica e do Parque de Eventos.
Construção da praça da Juventude na vila Paulo Gonçalves.
Construção do campo de futebol soçaite.
Projeto Imagético: com registro audio-visual do patrimônio histórico material e imaterial e das tradições folclóricas locais.
Programa de garantia do transporte de atletas(em competições oficias) e equipes devidamente registradas na Seculte.
Construção do teatro municipal e do museus histórico(centro cultural Aldemir Martins) no casarão do cel. Xavier.
Construção de um campo de futebol no assentamento do sítio Brandão.
Reforma e revitalização do antigo casarão do CE. Xavier adquirido pelo município..
Criação da escola municipal de música Maestro Esmerindo Cabrinha.
Doação de Uniformes e materiais básicos às equipes em atividades esportibas regulares e com dificuldades comprovadas.
Construção de capinhos de futebol na sede e na zona rural.
Realização da Festa anual do Reiveillon.
Elaboração do Calendário contendo todas as datas festivas do município.
Promoção/criação de oficinas de cordel e literatura popular.
Encenação da Paixão de Cristo(teatro ao ar livre).
Galeria dos filhos ilustres de Aurora.
Criação da Academia de Letras e Ciências de Aurora.
Realização do programa Cine-sertão em praça pública e na zona rural.
Criação do centro de cultura historiador Amarílio Tavares na antiga estação ferroviária. de Ingazeiras(que será tombada e revitalizada para este fim).
Concurso municipal de Redação, envolvendo os estudantes da rede municipal de ensino.
Festival de Literatura – Prêmio poeta Serra Azul.
Formação de escolinhas de futebol nos distritos.
Instalação do projeto “Vagão Cultural” – Literatura no vagão, livro na mão...
Realização da grande Copa de Futsal(adulto, juvenil, feminino e veteranos).
Confecção de camisetas e doação de materiais esportivos para as escolinhas.
Criação da escola de música – maestro Esmerindo Cabrinha.
Realização do programa “Cestas Culturais” com retretas, peças de teatro, recital de poesia, apresentações de violeiros, exposição de arte e música ao vivo em praça pública.
Realização do projeto: conto da carrochinha” contação de estórias infantis junto às crianças através da biblioteca municipal.
Programa de capacitação do quadro de arbitragem da Seculte através do ex-árbitro de futebol Dacildo Mourão.
Formatação do projeto de revitalização e municipalização da banda de Música Senhor Menino Deus, com a instituição de uma Bolsa aos participantes e de aulas de música à população como contrapartida.
Parcerias com a Ceart-CE e outros órgãos para o desenvolvimento da arte e do artesanato local.
Festival municipal de gastronomia no Café Cultural da estação – com comidas e bebidas típicas da região.
Solenidade de lançamento da Seleção de Futebol de Aurora.
Cursos permanentes de Pintura, Teatro, música, escultura e artesanato.
Capacitação dos nossos agentes culturais e funcionários da Seculte.
Programa de incentivo a produção literária e o hábito da leitura com a participação da Biblioteca pública etc.
Realização do 1º campeonato de natação – Seu Quilô - na barragem do Rio Salgado ao lado da ponte.
Proposta de criação de uma área de proteção ambiental-APA; (mini jardim botânico municipal) às margens do Salgado, nas proximidades do conjunto padre França.
Programa “trilhas ecológicas” às margens do rio Salgado, com vistas a desenvolver o turismo ambiental e melhor conscientizar a população na defesa do manancial em particular e do bioma aurorense em geral.
......................................................
Instalação do museu a céu aberto do engenho de cana no entorna da estação.
Criação das academias de rua.
Plano municipal de cultura e de esporte.
Formação do Conselho Municipal de Cultura.
Proposta com vistas a eleaboração da 1ª conferência municipal de esporte e lazer.
Criação do Conselho Municipal de esporte.
Tombamento ecológico da árvore(Oiti) centenária do antigo galpão da Reffesa e da centenária Timbaúba da estrada do sítio Tropas/Morro Dourado..
Oficinas de teatro, de música e de artesanato.
Recuperação e revitalização/municipalização da Banda de Música do município juntamente com a escola de música.
Criação da Academia Aurorense de Letras.
Criação da Casa do Sertanejo (casa do Sr. Vinô Leite – museu temático).
Criação de um periódico da Seculte: Jornal e Revista.
Criação das carteirinhas dos artistas Aurorenses.
Criação do museu municipal e da Companhia de teatro municipal.
Instituição oficial do Brasão de Aurora.
Criação da escola municipal de música – Maestro Esmerino Cabrinha.
Tombamento oficial do casarão da Cultura do Cel. Xavier, e dos prédios das estações da sede e de Ingazeiras.
Criação de um Stand permanente para exposição e venda de artesanato e obra de artes dos artistas aurorenses.
Criação do Café Cultural (com livros, revistas e jornais, Cds e Dvds e outros artigos culturais repassados a preço de custo) na estação ferroviária.
Criação do Departamento de Esporte e do centro cultural Aldemir Martins na estação de Ingazeiras.
Criação do ‘cartão Leitor nota 10’ para leitores assíduos e consulentes da Biblioteca.
Instituição(renovação) da comenda Pe. França.
Criação do II Prêmio Literário Poeta Serra Azul(Prêmio Literário).
Instituição da ‘Escolha do Aurorense do século’.
Criação da Academia Aurorense de Letras
Escolhe dos destaques anuais de Aurora nos diversos gêneros de atividade profissional.
Colocação de um atleta aurorense na Corrida de São Silvestre.
Cobertura metálica de algumas das atuais quadras de esporte do município.
Construção das quadras de esportes em Santa Vitória, Casas Populares, Agrovila, Espinheiro e Malhada Funda.
Reforma e ampliação da quadra poliesportiva do Araçá.
Criação do distrito de Agrovila de Cachoeira.
Gramado do estádio municipal.
Levantamento historiográfico dos distritos de Santa Vitória, Ingazeiras e Tipi.
Instituição e elaboração de um livro(didático) sobre a história de Aurora a ser adotado pela rede municipal de ensino.
Edições Serra Azul de Literatura: com a publicação de obras de escritores aurorenses.
Produção de Cds e DVds de cantores e repentistas aurorenses.
Lançamento de Antologias musicais e literárias.
Festival anual de repentistas populares.
Festival municipal da música aurorense.
Festival municipal de teatro.
Festival de Humor.
Elaboração do Plano municipal de Cultura.
Construção do teatro e auditório – antigo prédio do açougue municipal.
Melhoria no entorno da capela de Mártir Francisca criando estrutura para o desenvolvimento e incentivo ao turismo religioso.
Incentivo ao Turismo ecológico, historio e religioso.
Criação do mapa turístico de Aurora.
Melhoria do acesso e infra-estrutura mínima aos pontos turísticos de Aurora.
Aprimoramento do núcleo de desenvolvimento do Voleibol, do basquete e do Handebol.
Criação da escolinha de futebol de Caiçara, Ingazeiras, Tipi, Santa Vitória, São Benedito e Soledade.
Realização do seminário sobre o aniversário dos 85 anos da passagem e estadia de Lampião por Aurora.
Edificação de marco/monumento turístico e histórico no sítio Ipueiras do cel. Izaías Arruda.
Ciclo de palestras permanentes acerca de temas importantes para a reflexão da comunidade, sobretudo sobre a história de Aurora.
Apoio e incentivo ao violeiro mirim Alex das Oiticicas.
Instalação da oficina de artes e ofícios destinada às crianças aurorenses.
Criação do programa de compra consignada de peças artísticas de valor reconhecido pelo município. E instalação de um stand de venda e exposição de obras de artes de artistas da terra.
Parceria com o BNB no programa de apoio, resgate e incentivo a cultura e a arte de Aurora.
Criação da Biblioteca Ambulante com a utilização de um micro-ônibus ou similar adaptado.
Criação da companhia municipal de teatro.
Realização de diversos cursos de artes plástica através dos artistas da terra.
Premiação anual do Leitor Nota 10 como incentivo à leitura e a escrita.
Programa de contratações artística musicais diferenciado como contraponto a chamada música descartável sem qualidade cultural.
Realização da Maratona Municipal da emancipação
Defesa da construção de uma Vila Olímpica e do Parque de Eventos.
Construção da praça da Juventude na vila Paulo Gonçalves.
Construção do campo de futebol soçaite.
Projeto Imagético: com registro audio-visual do patrimônio histórico material e imaterial e das tradições folclóricas locais.
Programa de garantia do transporte de atletas(em competições oficias) e equipes devidamente registradas na Seculte.
Construção do teatro municipal e do museus histórico(centro cultural Aldemir Martins) no casarão do cel. Xavier.
Construção de um campo de futebol no assentamento do sítio Brandão.
Reforma e revitalização do antigo casarão do CE. Xavier adquirido pelo município..
Criação da escola municipal de música Maestro Esmerindo Cabrinha.
Doação de Uniformes e materiais básicos às equipes em atividades esportibas regulares e com dificuldades comprovadas.
Construção de capinhos de futebol na sede e na zona rural.
Realização da Festa anual do Reiveillon.
Elaboração do Calendário contendo todas as datas festivas do município.
Promoção/criação de oficinas de cordel e literatura popular.
Encenação da Paixão de Cristo(teatro ao ar livre).
Galeria dos filhos ilustres de Aurora.
Criação da Academia de Letras e Ciências de Aurora.
Realização do programa Cine-sertão em praça pública e na zona rural.
Criação do centro de cultura historiador Amarílio Tavares na antiga estação ferroviária. de Ingazeiras(que será tombada e revitalizada para este fim).
Concurso municipal de Redação, envolvendo os estudantes da rede municipal de ensino.
Festival de Literatura – Prêmio poeta Serra Azul.
Formação de escolinhas de futebol nos distritos.
Instalação do projeto “Vagão Cultural” – Literatura no vagão, livro na mão...
Realização da grande Copa de Futsal(adulto, juvenil, feminino e veteranos).
Confecção de camisetas e doação de materiais esportivos para as escolinhas.
Criação da escola de música – maestro Esmerindo Cabrinha.
Realização do programa “Cestas Culturais” com retretas, peças de teatro, recital de poesia, apresentações de violeiros, exposição de arte e música ao vivo em praça pública.
Realização do projeto: conto da carrochinha” contação de estórias infantis junto às crianças através da biblioteca municipal.
Programa de capacitação do quadro de arbitragem da Seculte através do ex-árbitro de futebol Dacildo Mourão.
Formatação do projeto de revitalização e municipalização da banda de Música Senhor Menino Deus, com a instituição de uma Bolsa aos participantes e de aulas de música à população como contrapartida.
Parcerias com a Ceart-CE e outros órgãos para o desenvolvimento da arte e do artesanato local.
Festival municipal de gastronomia no Café Cultural da estação – com comidas e bebidas típicas da região.
Solenidade de lançamento da Seleção de Futebol de Aurora.
Cursos permanentes de Pintura, Teatro, música, escultura e artesanato.
Capacitação dos nossos agentes culturais e funcionários da Seculte.
Programa de incentivo a produção literária e o hábito da leitura com a participação da Biblioteca pública etc.
Realização do 1º campeonato de natação – Seu Quilô - na barragem do Rio Salgado ao lado da ponte.
Proposta de criação de uma área de proteção ambiental-APA; (mini jardim botânico municipal) às margens do Salgado, nas proximidades do conjunto padre França.
Programa “trilhas ecológicas” às margens do rio Salgado, com vistas a desenvolver o turismo ambiental e melhor conscientizar a população na defesa do manancial em particular e do bioma aurorense em geral.
......................................................
LEIA MAIS EM:
2 comentários:
Não há o que comentar, pois todos os fatos estão bem PRECISO nesta publicação. Uma NOVA AURORA! Uma cidade que, graças a grandes heróis,não perdeu seu BRILHO e resgatou seus VALORES ofuscados pela torpeza num passado que já não mais queremos lembrar.
Não precisamos de políticos, mas necessitamos de gonvernantes, mentes que saibam direcionar,agir!
Vanilda SP.(aurorense)
Postar um comentário