quarta-feira, 29 de abril de 2015

AURORA: Vereador reúne Cantadores e Cordelistas para discutir PL que institui o dia do repentista e associação de Classe


Entrevista ver. Aderlânio
Cantadores  e cordelistas aurorenses participaram de reunião na tarde desta última quarta-feira(29) na Câmara de vereadores de Aurora(fotos). Na pauta, a proposta do PL de autoria do vereador Aderlânio Macedo(PMDB) que institui o dia do poeta repentista no município, bem da ideia de fundação de uma  associação   de repentistas e cordelistas do município. 
A iniciativa do requerimento tem como meta prestigiar o papel desempenhado por todos os poetas violeiros filhos da terra que atuam por todo o Nordeste. Cumpre destacar que o autor da proposta é um grande apologista da arte da viola, bem como da cultura popular do município em geral.
Além de um bom número de poetas populares, também participaram do encontro cordelistas, entusiastas da cantoria, assim como  o secretários de cultura local o professor José Cícero que durante a sua fala acentuou a importância da iniciativa para o incentivo, o resgate, promoção e o reconhecimento mais efetivo a ser dado a todos os que lidam com a poesia popular no município. "Eles que por sinal, levam em sua poesia e projetam o nome desta terra nos mais distantes rincões do Nordeste e do país. Um momento realmente histórico para um dos gêneros artísticos que mais representa o nosso município por todos os quadrantes nordestinos que é o repente", enfatizou o secretário.
Após as discussões coletivas, ficou acertado que o dia municipal do repentista será comemorado oficialmente em 24 de dezembro. A escolha da data se deu numa  alusão ao natalício de um dos mais dedicados apologistas da cantoria do município - o sr. Juracy Saraiva, falecido recentemente. A votação do projeto de lei será apreciado e votado pelos demais edis na próxima sessão legislativa que ocorrerá dia 9, conforme explicou o vereador proponente.
poeta C. Saraiva entrevistado
No tocante a criação da entidade de classe, segundo o vereador em acolhimento da sugestão do secretário José Cícero e com o consenso dos presentes,  a mesma abrangerá Cantadores e Cordelistas. Porém   a instituição do dia será individualizado, ou seja, após a aprovação do dia do cantador será encaminhado em seguida um novo requerimento propondo o dia do cordelista, cuja data ainda será escolhida, disse ele.
Todos os que fizeram uso da palavra elogiaram o esforço do vereador Aderlânio Macedo pela atitude, a exemplo do que disse o renomado poeta Cícero Saraiva acerca da luta do parlamentar em defesa da sua classe artística. No encerramento mais uma vez, todos os repentistas e cordelista foram convidados a participarem da sessão do dia 9 quando será apreciado e votado o projeto de Lei.
_______________________________
Da Redação do Blog de Aurora
fotos: Adriano de Sousa Anão e Paulo Magá.

Nenhum comentário: